Geral
Jornalista comenta “o triste fim da Frente Popular do Acre”
E se encerra a experiência política mais exitosa registrada no Acre: o governo da Frente Popular do Acre (FPA). Exitosa em parte, porque os últimos quatro anos foram decepcionantes, especialmente para os militantes do PT, principal partido dessa coligação. O governo de Tião Viana, em seu último mandato, foi desastroso e findou de forma vergonhosa, decepcionando aqueles que lutaram por esse projeto político. Tião foi incompetente como gestor do Estado e provou nos últimos dias de seu governo ao deixar os servidores sem o sagrado décimo terceiro.
Quem me acompanha sabe que sempre tive muito respeito e admiração por Tião Viana. Este ano, porém, com a condução desastrosa que culminou com vergonhosa derrota de Marcus Alexandre e do PT como um todo no Acre, minha opinião começou a mudar. Tião foi o principal responsável por essa derrota. Suas decisões e escolhas concorreram diretamente para isso. Entre elas, destaca-se a escolha do candidato a vice de Marcus Alexandre para o Governo do Estado: Emylson Farias. Conheço Emylson há muito tempo. É um cara bom. Mas, cá pra nós, diante da conjuntura política que se vivia naquele momento, principalmente na área da Segurança Pública, Emylson Farias não ganharia nem para porteiro de banheiro de rodoviária.
Tião também tem grande responsabilidade com a derrota de seu irmão, Jorge Viana, na tentativa de reeleição ao Senado da República. O governador não fez nada para impedir a candidatura de Ney Amorim. Deveria ele saber que seria difícil que o eleitor votasse em dois candidatos da FPA. Deu no que deu, nenhum dos dois foi eleito. Permitiu, ainda que a tendência Democracia Radical, a nefasta DR, se fortalecesse em baixo de suas barbas. A DR trabalhou mais para a derrota de Jorge Viana do que qualquer outro candidato de oposição.
Empoderada, essa tendência também fez do PT um partido de projetos pessoais daqueles que nunca desejaram o fortalecimento das forças populares, o empoderamento feminino, as políticas para os jovens e o verdadeiro pacto de gerações e de gêneros.
Cercado de assessores incompetentes, especializados em dizer ao governador o que ele queria ouvir, Tião Viana valorizou aqueles que pouco ou quase nada tinham a ver com a construção da FPA.
Desde os meus 16 anos que milito na esquerda. Também dei minha contribuição para o projeto da Frente Popular. Por isso tenho direito e legitimidade para grafar esse texto que agora leem. Quando foi preciso, fiz minhas críticas ao governo e ao PT publicamente e nos fóruns políticos que participei. Creio ter sido eu o único jornalista do Acre a processar o governo e o faria novamente caso necessitasse. Por isso repito: tenho direito e legitimidade para dizer tudo que digo aqui.
Tião Viana, nos últimos quatro anos, atuou como um “Midas” ao contrário. Destruiu o legado da Frente Popular. Entregou a Cameli um Acre bem parecido àquele que seu irmão, Jorge, recebeu de outro Cameli.
Queiram ou não queiram, o atraso no pagamento de parte do décimo terceiro se iguala aos salários que Orleir deixou de pagar aos funcionários públicos lá no final da década de 1990. Isso sem falar dos mais de dez mil terceirizados que não recebem há mais de três meses.
Aquele cuidado que se tinha com o patrimônio público na época de Jorge e Binho, foi deixado de lado. Um exemplo claro são os espaços de cultura como os museus. Está tudo feio, tudo acabado. Vi crescer ali nas laterais do Theatro Hélio Melo, pequenas árvores, os apuís, que mostravam claramente o abandono daquele belíssimo lugar. Depois de meses, alguém teve a coragem de ir lá e cortá-la.
O mesmo aconteceu em muitos outros lugares.
Um dos projetos que mais me doeu ver abandonado foi o Floresta Digital, criado por Binho Marques. Esse foi um dos mais importantes programas de inclusão digital e social. Mas, para Tião Viana, o Floresta Digital não tinha a mesma importância quanto aquele programa que trazia bodes e cabras do Nordeste para Acre.
Cheguei a fazer uma crítica pública em relação a isso lá no início do primeiro mandato de Tião Viana.
A TV Aldeia, que deveria ter sido um polo de irradiação da cultura e educação acabou como sucata. Só funcionou por tanto tempo graças aos abnegados funcionários da emissora.
Não se pode creditar a Tião Viana, no entanto, todo o mal feito à área de comunicação no Acre. O mérito é mesmo de todos os três governadores da Frente Popular. Começou lá atrás com Jorge Viana. Jorge foi aquele que deu início ao fim da imprensa do Estado e fez isso tão bem que o seu sucessor, Binho Marques, não fez grande esforço para continuar esse trabalho. Tião, idem. Hoje, temos uma imprensa morta, subserviente e incapaz de sobreviver aos duros anos que virão pela frente. E, como jornalista, me incluo a esse marasmo jornalístico criado pela Frente Popular e seus governantes. É claro que existem exceções, mas, no geral, nos tornamos todos jornalistas de coisa nenhum.
A prioridade do governo Tião Viana foi para projetos que pouco ou nada renderam. Um levantamento recente divulgado em um site local, mostrou que menos de dez por cento de suas propostas de governo foram realmente cumpridos. Os lançamentos das obras e programas não contavam com participação popular. Também não foram pensados a partir de planejamentos e estudos que levassem em conta o público alvo. Por isso tanto insucesso.
Aí alguém me diz: “Por que só agora você diz tudo isso?”. Porque, para mim, o momento certo é esse. Na verdade, o momento certo seria o último dia do ano, o dia 31 de dezembro de 2018, mas acabei envolvido em uma porção de outras coisas, por isso não conclui esse texto em tempo. Então, vai agora.
Outro motivo é que sou primeiro militante político, depois jornalista. Como militante, a gente pensa sempre em proteger aquilo que defende e acaba se omitindo. Assumir isso não é fácil, mas é preciso dizer que eu e outros tantos que pensam igual, têm culpa, também, por toda esse quadro que pintei acima. Quem se omite tem igual responsabilidade do autor do dano. E, sendo assim, confesso estar envergonhado.
Sobre aquele respeito e admiração que disse ter por Tião Viana, confesso que se transformaram em aversão. Para mim, Tião nada mais é que um homem pequeno detentor de um ego enorme.
Quero deixar claro que ao escrever esse texto, ao fazer críticas a Tião Viana, à FPA e ao PT, não estou validando o Governo de Gladson Cameli, nem me vendendo aos que até outro dia eram oposição. De jeito nenhum! Continuo pensando a mesma coisa sobre esses.
E quanto ao PT? Ainda acredito no PT. Acho que esse é um partido capaz de se reerguer e voltar aquele partido verdadeiramente dos trabalhadores. Para tanto, é preciso que homens e mulheres de luta expulsem esses boçais que se apossaram dele.
Feito o meu desabafo, aproveito para desejar a todos um 2019 de muita luta, mas de sucesso e muitas conquistas.
Tião Vitor Militante político e jornalista
Comentários
Geral
Buscas entram no segundo dia por criança de 2 anos desaparecida após colisão de barcos no Rio Tarauacá
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros atuam em área de difícil acesso; menina caiu na água após acidente lateral entre embarcações e não foi localizada

Os militares fizeram alguns mergulhos quando perceberam que o nível do rio estava mais baixo ainda no fim da tarde de segunda. Ainda segundo o tenente, a criança ainda não havia sido encontrada até o final da manhã desta terça. Foto: captada
As buscas pela menina Emily Lorrany, de 2 anos, entraram no segundo dia nesta terça-feira (30) no Rio Tarauacá, no interior do Acre. A criança desapareceu após uma colisão entre duas embarcações na segunda-feira (29) no Seringal São Luís, região de difícil acesso entre os municípios de Tarauacá e Jordão.
De acordo com o tenente Marcelo Monteiro Dias, subcomandante do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros, a mãe e as duas crianças estavam em uma bajola (barco artesanal) que colidiu lateralmente com uma canoa. As duas crianças caíram no rio; uma foi resgatada, mas Emily afundou e não foi localizada. O rio está cheio e com muita vegetação flutuante, o que dificulta a operação.
“As duas crianças caíram no rio. Conseguiram tirar uma criança, e a outra, de dois anos, afundou”, acrescentou.
A equipe de mergulhadores chegou ao local apenas às 17h de segunda-feira devido à distância e às condições do rio. As buscas continuam durante todo o dia desta terça-feira na esperança de encontrar a criança.

O acidente foi no Seringal São Luís. Fica entre o Rio Tarauacá e Jordão. Já é a jurisdição de Jordão, mas o corpo de Bombeiros aqui de Tarauacá faz esse atendimento. Foto: captada
Comentários
Geral
Família pede ajuda para encontrar Raquel Nobre, 37 anos, desaparecida há 19 dias em Rio Branco
Mulher, que tem esquizofrenia e faz uso de medicamentos controlados, foi vista pela última vez no dia 11 de dezembro no bairro Ivete Vargas; parentes suspeitam que ela tenha saído acompanhada

Raquel Nobre não possui celular, o que impede tentativas de contato ou que a localização seja rastreada. A família afirma que a mulher sempre usa vestidos e óculos escuros. Foto: captada
Há 19 dias, a família de Raquel Nobre de Lima, 37 anos, vive um drama em Rio Branco: a mulher desapareceu sem deixar pistas. O último contato ocorreu no dia 11 de dezembro, e desde então ninguém sabe para onde ela foi. A irmã, Olivia Nobre, relatou ao Portal Acre que Raquel deixou a casa onde mora, no bairro Ivete Vargas, sem que ninguém a visse saindo.
Relatos da família:
-
Raquel foi vista dias antes do desaparecimento com um senhor de idade no bairro João Eduardo;
-
Ela levou alguns pertences, o que faz a família acreditar que possa ter saído acompanhada;
-
Raquel é esquizofrênica e faz uso de medicamentos controlados. “Sem os remédios, ela surta”, alerta a irmã;
-
Ela não possui celular, o que impede tentativas de rastreamento;
-
Costuma usar vestidos e óculos escuros, mas não tem cicatrizes ou tatuagens aparentes.
Busca e apelo:
A família conta com o apoio da Polícia Civil, mas até o momento não há informações concretassobre o paradeiro de Raquel. Parentes e amigos fazem buscas próprias e pedem o apoio da população para qualquer informação que possa ajudar.
Contatos para informações:
-
Olivia Nobre: (68) 99909-4108
-
Fábio Nobre: (68) 99988-0511
Casos de desaparecimento de pessoas com transtornos mentais exigem agilidade nas buscas, já que podem estar vulneráveis a riscos ou sem condições de procurar ajuda sozinhas.
A Polícia Civil deve divulgar um boletim de ocorrência com a foto de Raquel para ampliar a divulgação. Enquanto isso, a família segue na esperança de que alguém a tenha visto nas ruas da capital ou em municípios vizinhos.
Qualquer informação, mesmo que pareça insignificante, pode ser crucial. A família pede que as pessoas fiquem atentas a mulheres com vestido e óculos escuros que pareçam desorientadas.

Comentários
Geral
Terça-feira será de calor, tempo abafado e chuvas pontuais em todo o Acre
Sol entre nuvens predomina no estado; temperaturas podem chegar a 34°C em algumas regiões

FOTO: SÉRGIO VALE
O tempo segue quente e abafado em todo o Acre nesta terça-feira (30), com predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, segundo informações do portal O Tempo Aqui. A influência de instabilidades em áreas da Região Norte e Centro-Oeste do país, especialmente em Rondônia e Mato Grosso, contribui para o cenário climático observado no estado.
Condições por região
No leste e sul do Acre, que abrangem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por sol, variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva, com baixa probabilidade de eventos intensos. A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 60% durante a tarde, chegando a 85% a 95% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos ou calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante, com tempo quente, abafado e chuvas pontuais. A umidade mínima fica entre 60% e 70% à tarde, enquanto a máxima varia de 85% a 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos seguem fracos a calmos, também predominando do quadrante norte.
Temperaturas nos municípios
Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 31°C e 33°C.
Nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as mínimas ficam entre 21°C e 23°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.
Em Plácido de Castro e Acrelândia, os termômetros devem marcar mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C.
Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C, com máximas mais elevadas, podendo alcançar entre 32°C e 34°C.
Em Tarauacá e Feijó, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.
No Vale do Juruá, que inclui Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas de 31°C a 33°C.
Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, a previsão aponta mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.


Você precisa fazer login para comentar.