fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Jornalista comenta “o triste fim da Frente Popular do Acre”

Publicado

em

E se encerra a experiência política mais exitosa registrada no Acre: o governo da Frente Popular do Acre (FPA). Exitosa em parte, porque os últimos quatro anos foram decepcionantes, especialmente para os militantes do PT, principal partido dessa coligação. O governo de Tião Viana, em seu último mandato, foi desastroso e findou de forma vergonhosa, decepcionando aqueles que lutaram por esse projeto político. Tião foi incompetente como gestor do Estado e provou nos últimos dias de seu governo ao deixar os servidores sem o sagrado décimo terceiro.

Quem me acompanha sabe que sempre tive muito respeito e admiração por Tião Viana. Este ano, porém, com a condução desastrosa que culminou com vergonhosa derrota de Marcus Alexandre e do PT como um todo no Acre, minha opinião começou a mudar. Tião foi o principal responsável por essa derrota. Suas decisões e escolhas concorreram diretamente para isso. Entre elas, destaca-se a escolha do candidato a vice de Marcus Alexandre para o Governo do Estado: Emylson Farias. Conheço Emylson há muito tempo. É um cara bom. Mas, cá pra nós, diante da conjuntura política que se vivia naquele momento, principalmente na área da Segurança Pública, Emylson Farias não ganharia nem para porteiro de banheiro de rodoviária.

Tião também tem grande responsabilidade com a derrota de seu irmão, Jorge Viana, na tentativa de reeleição ao Senado da República. O governador não fez nada para impedir a candidatura de Ney Amorim. Deveria ele saber que seria difícil que o eleitor votasse em dois candidatos da FPA. Deu no que deu, nenhum dos dois foi eleito. Permitiu, ainda que a tendência Democracia Radical, a nefasta DR, se fortalecesse em baixo de suas barbas. A DR trabalhou mais para a derrota de Jorge Viana do que qualquer outro candidato de oposição.

Empoderada, essa tendência também fez do PT um partido de projetos pessoais daqueles que nunca desejaram o fortalecimento das forças populares, o empoderamento feminino, as políticas para os jovens e o verdadeiro pacto de gerações e de gêneros.

Cercado de assessores incompetentes, especializados em dizer ao governador o que ele queria ouvir, Tião Viana valorizou aqueles que pouco ou quase nada tinham a ver com a construção da FPA.
Desde os meus 16 anos que milito na esquerda. Também dei minha contribuição para o projeto da Frente Popular. Por isso tenho direito e legitimidade para grafar esse texto que agora leem. Quando foi preciso, fiz minhas críticas ao governo e ao PT publicamente e nos fóruns políticos que participei. Creio ter sido eu o único jornalista do Acre a processar o governo e o faria novamente caso necessitasse. Por isso repito: tenho direito e legitimidade para dizer tudo que digo aqui.
Tião Viana, nos últimos quatro anos, atuou como um “Midas” ao contrário. Destruiu o legado da Frente Popular. Entregou a Cameli um Acre bem parecido àquele que seu irmão, Jorge, recebeu de outro Cameli.

Queiram ou não queiram, o atraso no pagamento de parte do décimo terceiro se iguala aos salários que Orleir deixou de pagar aos funcionários públicos lá no final da década de 1990. Isso sem falar dos mais de dez mil terceirizados que não recebem há mais de três meses.

Aquele cuidado que se tinha com o patrimônio público na época de Jorge e Binho, foi deixado de lado. Um exemplo claro são os espaços de cultura como os museus. Está tudo feio, tudo acabado. Vi crescer ali nas laterais do Theatro Hélio Melo, pequenas árvores, os apuís, que mostravam claramente o abandono daquele belíssimo lugar. Depois de meses, alguém teve a coragem de ir lá e cortá-la.

O mesmo aconteceu em muitos outros lugares.
Um dos projetos que mais me doeu ver abandonado foi o Floresta Digital, criado por Binho Marques. Esse foi um dos mais importantes programas de inclusão digital e social. Mas, para Tião Viana, o Floresta Digital não tinha a mesma importância quanto aquele programa que trazia bodes e cabras do Nordeste para Acre.
Cheguei a fazer uma crítica pública em relação a isso lá no início do primeiro mandato de Tião Viana.

A TV Aldeia, que deveria ter sido um polo de irradiação da cultura e educação acabou como sucata. Só funcionou por tanto tempo graças aos abnegados funcionários da emissora.

Não se pode creditar a Tião Viana, no entanto, todo o mal feito à área de comunicação no Acre. O mérito é mesmo de todos os três governadores da Frente Popular. Começou lá atrás com Jorge Viana. Jorge foi aquele que deu início ao fim da imprensa do Estado e fez isso tão bem que o seu sucessor, Binho Marques, não fez grande esforço para continuar esse trabalho. Tião, idem. Hoje, temos uma imprensa morta, subserviente e incapaz de sobreviver aos duros anos que virão pela frente. E, como jornalista, me incluo a esse marasmo jornalístico criado pela Frente Popular e seus governantes. É claro que existem exceções, mas, no geral, nos tornamos todos jornalistas de coisa nenhum.

A prioridade do governo Tião Viana foi para projetos que pouco ou nada renderam. Um levantamento recente divulgado em um site local, mostrou que menos de dez por cento de suas propostas de governo foram realmente cumpridos. Os lançamentos das obras e programas não contavam com participação popular. Também não foram pensados a partir de planejamentos e estudos que levassem em conta o público alvo. Por isso tanto insucesso.

Aí alguém me diz: “Por que só agora você diz tudo isso?”. Porque, para mim, o momento certo é esse. Na verdade, o momento certo seria o último dia do ano, o dia 31 de dezembro de 2018, mas acabei envolvido em uma porção de outras coisas, por isso não conclui esse texto em tempo. Então, vai agora.

Outro motivo é que sou primeiro militante político, depois jornalista. Como militante, a gente pensa sempre em proteger aquilo que defende e acaba se omitindo. Assumir isso não é fácil, mas é preciso dizer que eu e outros tantos que pensam igual, têm culpa, também, por toda esse quadro que pintei acima. Quem se omite tem igual responsabilidade do autor do dano. E, sendo assim, confesso estar envergonhado.

Sobre aquele respeito e admiração que disse ter por Tião Viana, confesso que se transformaram em aversão. Para mim, Tião nada mais é que um homem pequeno detentor de um ego enorme.

Quero deixar claro que ao escrever esse texto, ao fazer críticas a Tião Viana, à FPA e ao PT, não estou validando o Governo de Gladson Cameli, nem me vendendo aos que até outro dia eram oposição. De jeito nenhum! Continuo pensando a mesma coisa sobre esses.

E quanto ao PT? Ainda acredito no PT. Acho que esse é um partido capaz de se reerguer e voltar aquele partido verdadeiramente dos trabalhadores. Para tanto, é preciso que homens e mulheres de luta expulsem esses boçais que se apossaram dele.
Feito o meu desabafo, aproveito para desejar a todos um 2019 de muita luta, mas de sucesso e muitas conquistas.

Tião Vitor
Militante político e jornalista

Comentários

Continue lendo

Geral

“Falso pastor, já condenado a 35 anos por dois assassinatos e um estupro, em liberdade voltou a matar”

Publicado

em

Homem já foi condenado por dois homicídios, incluindo um qualificado, e estuprou a esposa de um tio; criança de 4 anos com autismo ficou ferida ao tentar proteger a mãe mota em Capixaba

Ao todo, o acusado já foi condenado a um total de 35 anos de prisão. As penas foram unificadas e deverão voltar a ser cumpridas em regime fechado. Foto: captada

O assassinato ocorrido no município de Capixaba na última quarta-feira, dia 11, não é um fato isolado na ficha criminal do falso pastor Natalino do Nascimento Santiago, de 44 anos, o mesmo já havia sido condenado por dois homicídios anteriores no estado acre, um deles qualificado.

Mesmo assim o falso pastor que tem penas severas no currículo, voltou a circular livremente, assim mais uma vez, demonstrou seu perfil extremamente violento tirando à vida de sua ex-companheira Auriscléia Lima do Nascimento, de 25 anos, assassinada brutalmente com pelo menos um total de 37 facadas. O crime ocorreu na frente dos filhos do casal, no Assentamento Campo Alegre, região do baixo acre, na zona rural de Capixaba.

No ato brutal contra Auriscléia, uma das crianças do relacionamento, um menino de apenas quatro anos, com autismo, ficou ferido no rosto ao tentar proteger sua genitora. Segundo o delegado responsável pela prisão, Aldízio Neto, anos atrás, no município de Senador Guiomard, relatou que o falso pastor já tinha sido condenado por estuprar e matar a esposa de um tio. Após esse crime, ele também cometeu outro homicídio em Rio Branco, ocorrido no bairro Palheiral, em 2011, na capital acreana, crime que também resultou em condenação.

São, portanto, duas condenações por homicídio — sendo uma por homicídio qualificado, e outra por homicídio simples. Juntas as penas somam mais de 35 anos de prisão.

Histórico violento: Duas condenações por homicídio (um qualificado) e estupro

Cena chocante: Crime ocorreu na frente dos filhos, e criança autista ficou ferida

Falha na Justiça: Condenado a 35 anos, estava solto e descumpriu medidas cautelares

As penas foram unificadas e deverão voltar a ser cumpridas em regime fechado, em razão de desobediência das medidas cautelares alternativas à prisão em regime fechado que lhe foram impostas pela justiça acreana.

Pelo crime cometido no município de Capixaba é vivendo sob falsa identidade na região do baixo acre, o apenado que circulava livremente poderá ser condenado a uma nova sanção privativa de liberdade, caso seja comprovada a autoria dos crimes ‘nos autos’ (nesse sentido, o próprio investigado confessou a prática à autoridade policial, alegando que a discussão se deu por divergências entre a guarda do filho), bem como as circunstâncias relatadas pela autoridade policial: motivação torpe (ciúmes) e uso de meio que dificultou a defesa da vítima (golpes de facão), entre outras.

Crime em capixaba

O novo crime foi cometido em um momento em que a vítima fatal tentava romper a relação com o acusado, não aceitando que o filho de 9 anos ficasse sob a guarda do falso pastor. O laudo pericial indicou que a mulher teria sofrido um total de 37 facadas, sendo que tanto o filho menor quanto o cunhado da ex-esposa foram feridos durante o acesso de fúria do flagranteado.

A decisão que converteu a prisão em flagrante em custódia preventiva considerou a necessidade de garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal, além do risco para terceiros (em especial, vítimas não fatais e testemunhas), caso o detento permaneça em liberdade, não sendo possível a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, visto que se revelaram insuficientes para evitar que o acusado cometa novos crimes.

Confissão do crime

Durante o interrogatório, Natalino confessou o crime, afirmando que foi motivado por ciúmes e pela tentativa frustrada de ficar com um dos filhos do casal. Testemunhas relataram que, na manhã do crime, ele discutiu com Auriscléia, que recusou entregar uma das crianças. Diante da negativa, ele pegou um terçado e desferiu vários golpes, atingindo a região da nuca e dos braços da vítima, que morreu no quintal da residência na frente de familiares.

Comentários

Continue lendo

Geral

Estudante de 15 anos é atropelado ao sair de escola em Rio Branco

Publicado

em

Adolescente foi arremessado após colisão com carro no cruzamento da Avenida Sete de Setembro; vítima sofreu ferimento na cabeça e foi levada para a UPA

Um adolescente de 15 anos foi atropelado na noite desta segunda-feira (16), enquanto saía da Escola Fundação Bradesco, em Rio Branco. O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Francisco Gomes, no Conjunto Nova Esperança.

De acordo com testemunhas, o jovem descia de bicicleta em um trecho de aclive no sentido bairro-centro, quando foi atingido por um veículo modelo Ônix, de cor vermelha e placa OXP-7715, que trafegava no sentido oposto e tentava acessar a Rua Francisco Gomes. O motorista, segundo relatos, não percebeu a presença do estudante e acabou provocando o atropelamento.

Com o impacto, o adolescente foi arremessado e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo sangramento na região. Populares que presenciaram o acidente prestaram os primeiros socorros até a chegada de uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estabilizou o jovem e o encaminhou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) foi acionado para atender a ocorrência, mas ao chegar no local constatou que tanto o veículo quanto a bicicleta já haviam sido removidos, o que dificultou a análise da cena e o registro oficial do acidente.

O estado de saúde do estudante não foi atualizado até o fechamento desta edição. As circunstâncias da colisão deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Tudo Viagem

Azul confirma fim dos voos diretos entre Rio Branco e Porto Velho

Publicado

em

Rio Branco não terá voos diretos pra Porto Velho a partir de agosto operados pela Azul. A venda das passagens aéreas no site da companhia está suspensa. Essa rota sem escala foi iniciada pela Azul em outubro do ano passado.

Os voos da Azul de Rio Branco para Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) estão mantidos. As operações da companhia entre as duas capitais também foram iniciadas em outubro do ano passado.

Segundo a Azul, as mudanças fazem parte de um processo normal e programado de ajuste de mercado, e foram cuidadosamente avaliadas para garantir a sustentabilidade das rotas da companhia. Leia abaixo nota completa da Azul sobre a suspensão dos voos.

Leia nota da Azul sobre a suspensão dos voos

A Azul informa que, como parte de seu compromisso com a eficiência operacional e a competitividade no setor aéreo, a partir de julho, suspenderá os voos com origem no Aeroporto de Cuiabá para os seguintes destinos: Campo Grande (MS), Maceió (AL), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Curitiba (PR) e Alta Floresta (MT). A Companhia continuará oferecendo mais de 61 mil assentos mensais em Cuiabá, para 9 destinos, incluindo os dois maiores hubs da Azul, Viracopos (SP) e Confins (MG), de onde os Clientes poderão se conectar com sua malha nacional e internacional.

Da mesma forma, os trechos Araxá-Patos de Minas, Santa Maria-Campinas, Pelotas-Campinas e Uberaba-Campinas também serão suspensos no mesmo mês; e a rota Porto Velho-Rio Branco, em agosto.

Além disso, a partir de 11 de agosto, a Companhia suspenderá a rota Manaus-Fort Lauderdale e o trecho Curaçao-Fort Lauderdale, da rota Confins-Curaçao-Fort Lauderdale. Já o voo Viracopos-Assunção estará suspenso a partir de setembro.

As mudanças fazem parte de um processo normal e programado de ajuste de mercado, e foram cuidadosamente avaliadas para garantir a sustentabilidade das rotas da Companhia, mantendo o equilíbrio entre oferta e demanda, sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos aos seus Clientes.

Os clientes impactados concedem assistência devida, em conformidade com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Passagens aéreas com descontos

No site do Booking.com você encontra passagens dos voos operados no Acre pela LATAM, Gol, Azul e outras operadoras aéreas que atuam no Brasil e no mundo. Ahh! Tem hospedagem com preços baixos também.

Comentários

Continue lendo