Acre
Jorge Viana é indicado a primeira vice-presidência do Senado Federal
O Partido dos Trabalhadores indicou o senador Jorge Viana (PT) para a 1ª Vice-Presidência da Mesa Diretora do Senado. A decisão foi tomada na noite de segunda-feira (17) em reunião da bancada da legenda.
A decisão vai de encontro ao regimento interno do Senado, que define a distribuição dos cargos de acordo com o tamanho das bancadas.
O PT é segunda maior bancada e por isso pôde fazer a escolha pela 1ª Vice-Presidência, depois do PMDB, que tem a prerrogativa de indicar o novo presidente por ter a maior bancada.
“Espero ser confirmado pelos senadores na eleição para a Mesa Diretora, em fevereiro”, disse Jorge Viana. “Quero colaborar para resgatar a dignidade e o respeito do povo brasileiro pelo Senado. Não faz sentido uma das mais importantes instituições da República ter seu desempenho desvalorizado”.
Ele afirmou que recebe a indicação com satisfação, mas também com humildade.
“É uma honra ocupar um cargo na direção do Senado, substituindo o senador Aníbal Diniz (PT)”, comentou. Jorge Viana lembrou que o governador do Acre, Tião Viana, também esteve no cargo, quando era senador da República. “Quero deixar claro que pretendo trabalhar duro para honrar os votos do povo do Acre. Espero estar à altura do desafio, trabalhando pelo país e pelo Acre”, afirmou.
Ele destacou que ao chegar ao Senado, há quase dois anos, sempre tem colocado seu mandato para ajudar a construir consensos em prol dos interesses da maioria da população brasileira. A Mesa Diretora do Senado será eleita em fevereiro e tem dois anos de mandato.
Na mesma reunião da bancada, o PT definiu o senador Wellington Dias (PT-PI) como o novo líder do partido no Senado. O mandato será de um ano. Wellington substituirá o atual líder Walter Pinheiro (PT-BA) na legislatura de 2013 cujo início se dará em 1º de fevereiro.
A bancada confirmou ainda a indicação do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) para a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em substituição ao atual presidente, senador Delcídio do Amaral (PT-MS).
O partido ainda vai definir o nome do senador que irá ocupar a Comissão de Direitos Humanos (CDH), atualmente presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.


Você precisa fazer login para comentar.