Conecte-se conosco

Acre

Jorge Viana denuncia preço das passagens aéreas para o Acre

Publicado

em

Senador classificou como desrespeitosa a cobrança pelas companhias aéreas para atenderem o estado, e criticou especialmente o trecho Rio Branco-Cruzeiro do Sul, feito pela Gol

O senador Jorge Viana usou a tribuna do Senado nesta segunda-feira (26) para criticar o alto preço das passagens aéreas cobrado pelas empresas aéreas para atender ao estado, especialmente a Gol Linhas Aéreas que é a única a atender o trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O parlamentar disse que irá utilizar de todos os recursos que lhe cabem, como requerimentos e acesso ao Ministério Público, para denunciar a situação.

“Não é possível que para um voo de 50 minutos seja cobrado dois mil reais. Rio Branco – Brasília chega a quatro mil e quinhentos reais. Isso é um assalto. Enquanto isso, no percurso Brasília – São Paulo, onde o tempo de voo é maior, uma passagem sai a 120 reais”, ponderou.

Para o parlamentar, os moradores do Acre e dos estados da Amazônia não podem pagar por viver em estados mais distantes do centro Rio-São Paulo. “Os governos e as prefeituras facilitam com incentivos, inclusive tributários, e a resposta que a Gol Linhas Aéreas está dando é cobrar a passagem mais cara do Brasil no trecho Rio Branco-Cruzeiro do Sul”, denunciou.

Jorge Viana, que dedica seu mandato para redução do custo da aviação no Acre e na Amazônia, e ampliação da oferta de voos, classificou a situação como absurda e desrespeitosa, e afirmou que irá acionar a Agência Nacional de Aviação (Anac) para que algo seja feito nesse sentido.

“Chega de fazer uma política que não atende ao usuário do transporte aéreo, que não atende às pessoas que precisam do transporte aéreo para se locomover, como quem vive na Amazônia”, declarou. “Fiz do meu mandato também o mandato de defesa do consumidor. Por isso trago aqui essas denúncias”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Criminosos arrombam supermercado e furtam mercadorias em Tarauacá

Publicado

em

Estabelecimento foi invadido durante a madrugada; prejuízo ainda está sendo calculado pelo proprietário

Criminosos invadiram e furtaram mercadorias do Supermercado Maria Clara, localizado nas proximidades do Mercado Público de Tarauacá, na madrugada desta segunda-feira (23).

De acordo com as informações, indivíduos encapuzados arrombaram o estabelecimento e levaram bebidas e outros produtos. O crime ocorreu com o local fechado, o que facilitou a ação dos suspeitos.

O proprietário do supermercado, identificado como Cleumar, ainda realiza o levantamento dos prejuízos. Até o momento, não há estimativa do valor das perdas.

A Polícia foi acionada e iniciou as investigações para identificar os autores. Imagens de câmeras de segurança da região devem auxiliar no trabalho das autoridades.

O Supermercado Maria Clara já havia sido alvo de arrombamento anteriormente, o que aumenta a preocupação de comerciantes da área central com a recorrência desse tipo de crime.

Comentários

Continue lendo

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional

Publicado

em

Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades

O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.

A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.

Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.

Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.

Comentários

Continue lendo