fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Isabelle Nogueira ixibe ensaio com tema indígena e toada do Boi Garantido: ‘Luta’

Publicado

em

A ex-BBB 24 Isabelle Nogueira compartilhou neste sábado (1º), um ensaio inspirado nos festejos do Festival Folclórico de Parintins 2024. Ela, que é cunhã-poranga do Boi Garantido, compartilhou as fotos em que aparece em meio à vegetação e com pinturas indígenas pelo corpo, além de seu tradicional cocar.

Na legenda das fotos, Isabelle ressaltou o tema do Boi Garantido no Festival deste ano, que fala sobre os Desejos do Coração. “Amazonas lendárias, matriarcas da selva. Das noites de lua nas margens do lago dos muiraquitãs. Yaci Uaruá”, publicou. “Na formação dos povos da Amazônia, muitas Amazonas Lendárias lutaram com vigor e coragem para que chegássemos até aqui”, continuou.

“E na festa do povo da floresta, Festival Folclórico de Parintins, bradamos para o mundo, com muito orgulho, a nossa ancestralidade através dos cantos, contos, movimentos, mitos e traços. É tradição, luta e resistência!”, destacou a cunhã-poranga. Isabelle ainda contou aos seguidores o que significa os grafismos indígenas que marcam a sua pele nas fotos. “Características de ponta da fecha que indica uma grande reunião, invocando a união e proteção. Pintura do povo indígena kokama. Por @thaiskokama”, agradeceu.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

BOPE prende homem com mais de 36 quilos de maconha e arsenal em residência no bairro Calafate

Publicado

em

Suspeito foi detido com duas armas de fogo, drogas, rádios comunicadores e celulares; prejuízo ao tráfico é estimado em R$ 110 mil

Uma operação realizada na tarde deste sábado (7) pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), por meio da Companhia ROTAM, resultou na prisão de Jardemilson Rodrigues de Oliveira, de 34 anos, no bairro Calafate, em Rio Branco. O homem foi flagrado com grande quantidade de drogas, armamento e outros itens relacionados ao tráfico.

A ação teve início após denúncia anônima de que um indivíduo recém-chegado à comunidade estaria portando arma de fogo na cintura. Ao chegarem à rua José Israel Lima, os policiais localizaram Jardemilson, que autorizou a entrada da guarnição em sua residência. Durante a abordagem, os militares encontraram uma pistola calibre .380 com 23 munições e, posteriormente, um revólver calibre .32 escondido sob a cama.

A revista foi intensificada e levou os agentes a um tonel enterrado ao lado da casa, onde estavam escondidos 35 tijolos de maconha — totalizando 36,652 quilos da droga. Outro lote foi encontrado dentro de um carro abandonado no quintal da propriedade. A apreensão representa um prejuízo estimado de R$ 110 mil ao tráfico, segundo a Polícia Militar.

Também foram encontrados no imóvel um saco com cocaína, vários celulares, um rádio comunicador e uma quantia em dinheiro. Diante do flagrante, Jardemilson foi preso por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, sendo encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) com todo o material apreendido.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Homem é esfaqueado durante comemoração em frente de casa em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atingida por três golpes; agressor fugiu a pé e ainda não foi localizado

João Ronilson Soares da Silva, de 52 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite deste domingo (8), enquanto comemorava seu aniversário em frente à própria casa, no beco do Motel Classic, no conjunto Habitat Brasil, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Ronilson bebia na companhia de duas mulheres quando foi surpreendido por um homem identificado apenas como César, conhecido pelo apelido de “Pagode”. O agressor, armado com uma faca, desferiu três golpes contra a vítima, atingindo sua orelha, o lado direito do peito e as costas. Após o ataque, fugiu do local a pé.

Amigos de João Ronilson acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima foi atendida pelos paramédicos, estabilizada e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Segundo o médico da equipe, seu estado de saúde é estável, mas há risco de agravamento.

Policiais Militares realizaram buscas na região, mas até o momento o suspeito não foi localizado. O caso segue sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Presidente do IMAC anuncia reforma de casas para ribeirinhos e construção de trapiche no Juruá

Publicado

em

Parceria com Governo do Estado, Assembleia Legislativa e prefeituras vai beneficiar famílias atingidas por enchentes em Cruzeiro do Sul e melhorar infraestrutura em Tarauacá

O presidente do IMAC informou o início da construção de 1.500 metros de trapiche em Tarauacá, fruto da parceria entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura local.

Durante agenda no Vale do Juruá, o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), André Hassem, anunciou duas ações prioritárias para a região: a reforma de 100 casas de ribeirinhos em Cruzeiro do Sul e a construção de 1.500 metros de trapiche em Tarauacá.

As moradias beneficiadas são de famílias afetadas pelas cheias deste ano. O projeto é resultado de uma articulação entre o governador Gladson Cameli, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, e o prefeito Zequinha Lima. A iniciativa visa amenizar os impactos das enchentes e reforçar a infraestrutura local.

Para viabilizar as obras, foram liberados 18 mil metros cúbicos de madeira legal, extraída por meio de manejo florestal autorizado no Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Havaí. A madeira será utilizada diretamente na recuperação das residências. “Esse projeto garante dignidade às famílias ribeirinhas e ainda impulsiona a economia local de forma sustentável”, destacou André Hassem.

A ação será executada com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável por identificar, junto à Defesa Civil, as famílias que serão atendidas prioritariamente.

Além disso, o presidente do IMAC informou o início da construção de 1.500 metros de trapiche em Tarauacá, fruto da parceria entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura local. A obra deve beneficiar comunidades ribeirinhas com melhor infraestrutura de acesso fluvial e transporte de carga e passageiros.

“Ações como essas mostram o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento social e ambiental do Acre, unindo preservação e melhoria da qualidade de vida da população”, concluiu Hassem.

Comentários

Continue lendo