Geral
Invasão russa completa hoje um mês e expõe uma Ucrânia devastada
Número de refugiados chega a quase 4 milhões

Servicemen of the Ukrainian National Guard take positions in central Kyiv, Ukraine February 25, 2022. REUTERS/Gleb Garanich
Por Marieta Cazarré – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Hoje (24) completa um mês que a Rússia invadiu a Ucrânia. Os efeitos da guerra são devastadores. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), perto de 7 milhões de pessoas estão deslocadas internamente, e o número dos que fugiram para países vizinhos está se aproximando rapidamente de 4 milhões.
Isso significa que um em cada quatro ucranianos estão deslocados à força. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), um em cada três deslocados internos sofre de uma condição crônica.
Cerca de mil centros de saúde na Ucrânia estão perto de áreas de conflito e as consequências são acesso limitado ou inexistente a medicamentos e hospitais, o que significa que os tratamentos de doenças crônicas praticamente pararam.
A infraestrutura de saúde do país destruída e o fornecimento de suprimentos médicos interrompido representam uma grave ameaça para milhões de pessoas. Segundo a ONU, acredita-se que aproximadamente metade das farmácias da Ucrânia esteja fechada. Muitos profissionais de saúde estão deslocados ou incapazes de trabalhar.
Até 22 de março, a OMS havia verificado 64 ataques à saúde em 25 dias (entre 24 de fevereiro e 21 de março), causando 15 mortes e 37 feridos. Isso equivale a uma média de 2,5 ataques por dia.
“Os ataques à saúde são uma violação do direito internacional humanitário, e uma tática de guerra perturbadoramente comum – eles destroem a infraestrutura crítica, mas pior, destroem a esperança. Eles privam pessoas já vulneráveis de cuidados que muitas vezes são a diferença entre a vida e a morte. Os cuidados de saúde não são – e nunca devem ser – um alvo”, disse Jarno Habicht, representante da OMS na Ucrânia.
Muitas pessoas continuam presas em áreas de conflito e, com os serviços essenciais suspensos, não conseguem acesso a comida, água e medicamentos. De acordo com a ONU, mais de 200 mil pessoas estão agora sem acesso à água em várias localidades no oblast de Donetsk, enquanto os constantes bombardeios na região de Luhansk destruíram 80% de algumas localidades, deixando 97.800 famílias sem energia.
A guerra já deixou mais de 2,9 milhões de crianças em extrema necessidade de assistência humanitária, segurança, proteção e apoio psicossocial. Mais de 1,5 milhão de crianças ucranianas já fugiram do país.
Edição: Maria Claudia
Comentários
Geral
Vice-governador de RO cobra melhorias na alfândega de Assis Brasil e pede atenção de Lula
Por Wanglézio Braga – ACRE MAIS
Durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizado hoje (08) em Porto Velho, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, pediu atenção especial à alfândega de Assis Brasil, no Acre. Segundo ele, a estrutura atual é precária e atrapalha o avanço das exportações, principalmente para países vizinhos como Peru e Bolívia, que têm grande potencial de negócios com o Brasil.
Sérgio destacou que abrir as fronteiras econômicas é fundamental para o crescimento do agronegócio e do setor produtivo. “Temos um potencial enorme para gerar emprego e renda em toda essa região. Mas para isso, precisamos melhorar a alfândega e criar condições para que o comércio internacional flua com mais agilidade e segurança”, afirmou.
Outro ponto levantado foi a regularização fundiária. O vice-governador lembrou que mais de 50 mil propriedades rurais aguardam documentação, o que impede investimentos e a ampliação da produção no seu estado. Para ele, a parceria entre os governos estadual e federal é primordial para acelerar esse processo e destravar o desenvolvimento.
Ao fim, reforçou que o agronegócio, a produção de energia e o trabalho da população local são pilares para impulsionar a economia da Amazônia. “Com infraestrutura, segurança jurídica e mercado aberto, nossa região pode contribuir m
Comentários
Geral
Usuários relatam instabilidade no WhatsApp nesta sexta-feira
Plataforma apresenta falhas no envio de mensagens e conexão; monitoramento do Downdetector aponta pico de reclamações.

WhatsApp tem instabilidade
Usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp relataram, na manhã desta sexta-feira (8), dificuldades para utilizar a plataforma. Segundo o Downdetector, site que acompanha falhas em aplicativos e redes sociais, foi registrado um pico de reclamações, sugerindo que o problema é de abrangência nacional.
Entre as principais queixas estão a dificuldade no envio de mensagens, falhas na conexão com o servidor e instabilidade no aplicativo móvel. Até o momento, não há confirmação oficial da empresa sobre a causa do problema ou previsão para a normalização do serviço.
Comentários
Geral
DEIC recebe novos veículos e equipamentos para reforçar investigações especializadas

Com apoio do governador Gladson Cameli, Polícia Civil recebe investimentos para ampliar a capacidade investigativa. Foto: Emerson Lima/ PCAC
Nesta sexta-feira, 8, a Direção-Geral da Polícia Civil do Acre realizou a distribuição de cinco veículos que irão reforçar o trabalho da Divisão Especializada de Investigação Criminal (DEIC), em Rio Branco. Os automóveis foram entregues recentemente pelo governador Gladson Camelí como parte dos investimentos contínuos do governo do Estado na segurança pública.
Os veículos serão utilizados pelas unidades especializadas da DEIC, que atuam diretamente no combate a crimes como homicídios, tráfico de entorpecentes, roubo de veículos e organizações criminosas. O reforço da frota garante melhores condições de mobilidade, agilidade nas diligências e mais segurança às equipes policiais durante as operações.
Além dos veículos, também foram entregues computadores de alta performance, que vão ampliar a capacidade dos investigadores da Polícia Civil nas ações de inteligência e análise de dados, elementos fundamentais no enfrentamento ao crime organizado e à criminalidade violenta.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, destacou a importância da entrega para a atuação das delegacias especializadas.
“Esses veículos e equipamentos representam mais do que uma simples entrega de patrimônio: são ferramentas essenciais para que nossas equipes possam trabalhar com mais eficiência, agilidade e segurança. Agradecemos ao governador Gladson Cameli pelo compromisso contínuo com a segurança pública e reforçamos que a Polícia Civil seguirá firme na missão de proteger a sociedade e combater o crime com inteligência e responsabilidade”, afirmou Maciel.
A ação integra um conjunto de iniciativas estratégicas da atual gestão voltadas ao fortalecimento das forças de segurança, promovendo melhores condições de trabalho aos policiais e garantindo uma resposta mais eficaz às demandas da população.
Fonte: CNN
Você precisa fazer login para comentar.