Acre
Incra reinaugura instalações modernas e ampliadas
O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Acre (Incra), Thaumaturgo Neto, acompanhado do vice governador, César Messias, e diversas autoridades e funcionários, reinauguraram na manhã desta terça-feira, 29, dois blocos administrativos da instituição. As instalações foram reformadas, modernizadas e ampliadas, gerando um conforto muito maior para seus servidores. Este também foi o último ato público de Thaumaturgo Neto como superintendente do Incra, que deixará o comando da instituição na próxima quinta-feira, 31.

O superintendente Incra, Thaumaturgo Neto, acompanhado do vice governador, César Messias, reinauguraram na manhã desta terça-feira, 29, dois blocos administrativos da instituição (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A sede do Incra em Rio Branco foi construída em 1937, mesmo período em que a Universidade Federal do Acre foi levantada e ambas pelo mesmo arquiteto, daí as estruturas semelhantes. Os blocos reformados no Incra foram o D, que junta o Setor Administrativo e o de Tecnologia da Informação, e o C, que abriga os funcionários da Área de Obtenção de Terras. Thaumaturgo Neto resistiu às ideias de verticalização dos blocos e manteve sua estrutura básica, modernizando, ampliando, climatizando e adquirindo novos equipamentos. A obra custou mais de R$ 1,2 milhão.
“É um momento de muita emoção para mim porque esse é meu último ato público pelo Incra e já me deixa com saudade”, disse Neto Thaumaturgo(Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para Thaumaturgo Neto, “É um momento de muita emoção para mim porque esse é meu último ato público pelo Incra e já me deixa com saudade”. O superintendente do Incra falou ainda do importante momento que a instituição vive, do respeito ao passado e do olho no futuro, mas sempre voltado para o presente. Ainda segundo ele, “Eu gostaria de agradecer em primeiro lugar aos funcionários do Incra, pelo trabalho sério e competente realizado aqui e o governo do Estado do Acre e as prefeituras pela parceria e principalmente porque hoje em dia reforma agrária não se faz sozinha”.
“O Incra tem um trabalho essencial no Acre e eu queria agradecer imensamente os funcionários e ao meu amigo Thaumaturgo”, disse o vice-governador, César Messias (Foto: Sérgio Vale/Secom)
César Messias fez questão de lembrar que, “O Incra tem um trabalho essencial no Acre e eu queria agradecer imensamente os funcionários e ao meu amigo Thaumaturgo”. Em tom de despedida, falou da importância da gestão do superintendente e desse seu último feito, “Você deu uma nova cara ao Incra. Não fez só uma boa gestão, mas deixou um espaço para seus funcionários, porque o funcionário tem que se sentir bem no seu local de trabalho”.
O secretário de agricultura de Rio Branco, Mário Jorge Fadell, falou em nome do prefeito Marcus Alexandre. “O Incra tem esse papel extremamente importante de desenvolver e orientar o plano de reforma agrária através do governo federal. Existem muitos desafios pra isso, mas o prefeito Marcus Alexandre garantiu seu total apoio no que pudermos ajudar”.
Comentários
Acre
Defesa Civil registra nova redução no nível do Rio Acre na capital

Foto: Whidy Melo/ac24horas
O nível do Rio Acre segue em tendência de vazante em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 15h desta sexta-feira, 23, o rio marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.
Ao longo do dia, o rio apresentou queda gradual no nível das águas. Pela manhã, às 5h19, o Rio Acre registrava 14,57 metros, recuando para 14,51 metros às 9h e 14,44 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de diminuição do volume.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva acumulado foi de 2 milímetros, considerado baixo, o que contribui para a redução do nível do rio.
A cota de alerta na capital acreana é de 13,50 metros, e, apesar da vazante, o Rio Acre ainda permanece acima desse patamar, mantendo a Defesa Civil em estado de monitoramento.
Comentários
Acre
Justiça do Acre oferece serviço gratuito para reconhecimento de paternidade pelo programa “Pai Presente”
Procedimento não tem custo e pode ser feito por mães, pais ou pelo próprio interessado; processo consensual leva até 45 dias

O programa também contempla o reconhecimento da paternidade socioafetiva, como nos casos de padrastos que assumiram o papel paterno, desde que haja manifestação voluntária. Foto: captada
O Tribunal de Justiça do Acre disponibiliza gratuitamente o serviço de reconhecimento de paternidade por meio do programa Pai Presente, que oferece orientação jurídica e apoio a mães, pais e pessoas sem o nome do pai no registro civil. Em entrevista ao Boletim TJ Acre, a juíza Luana Campos, titular da Vara de Registros Públicos de Rio Branco, explicou que o procedimento não gera custos em nenhuma etapa.
O pedido pode ser feito pela mãe, pelo pai ou pelo próprio interessado. Quando o registro é feito sem o pai, o cartório encaminha o caso ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde se inicia uma averiguação pré-processual. Se houver consenso, o prazo médio é de 45 dias; se necessário exame de DNA, o processo pode se estender.
A juíza destacou a importância do reconhecimento para garantir cidadania, identidade e direitos fundamentais. Em 2024, mais de 91 mil crianças no Brasil foram registradas sem o nome do pai, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.
Em Rio Branco, o atendimento ocorre na Cidade da Justiça. Informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (68) 3212-8724 ou no Cejusc pelos telefones (68) 9982-2031 e (68) 9982-2032.
Comentários
Acre
Nota pública sobre o Carnaval da Família
O governo do Estado do Acre informa à população que, em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento, não realizará, neste ano, o tradicional Carnaval da Família.
A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio.
Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais.
O governo do Acre agradece a compreensão da sociedade e reforça seu compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população acreana.
Governo do Estado do Acre
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.