Acre
Idosa morre após receber ligação em golpe do falso sequestro
Suspeito teria dito que a idosa deveria depositar R$ 10 mil ou filha morreria.
‘É uma sensação horrível’, diz filha da aposentada.

Francisca Oliveira morreu após receber ligação dizendo
que uma das filhas havia sido sequestrada
(Foto: Arquivo Pessoal)
G1
A aposentada Francisca Oliveira Mendonça, de 63 anos, morreu após receber uma ligação anunciando que sua filha Maria José Oliveira, de 31 anos, estava em poder de bandidos, durante uma tentativa de golpe do falso sequestro. O caso ocorreu, nesta quinta-feira (18), no bairro Vitória, em Rio Branco.
De acordo com a vendedora Maria de Jesus Mendonça, de 40 anos, filha da aposentada, a idosa recebeu uma ligação por volta de 5 horas. “Um homem dizia que minha irmã havia sido sequestrada e seria morta se minha mãe não depositasse R$ 10 mil em uma conta bancária”, conta.
Sem conseguir falar com a filha supostamente sequestrada, a aposentada entrou em contato com Maria de Jesus, que tentou acalmá-la. “Eu disse que era um trote e que a Maria estava na minha casa, porém, ela já estava bastante nervosa e com o choque teve um infarto quando ainda estava no telefone comigo”, lembra.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, porém, não conseguiu reanimá-la. Maria de Jesus diz que desde o final de 2014, a mãe reclamava de dores no peito e estava sendo acompanhada.
A vendedora diz ainda que a família está em choque e pretende registrar um boletim de ocorrência. “É uma sensação horrível, não conseguimos acreditar até agora”, finaliza.
O enterro está marcado para às 8 horas desta sexta-feira (19), no cemitério Morada da Paz, em Rio Branco.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.