Flash
IBAMA averigua existência de madeira ilegal em Brasiléia
As denúncias de utilização de madeira sem procedência por marcenarias no Acre são antigas segundo os órgãos fiscalizadores
Por
Agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia estiveram no Polo Moveleiro de Brasiléia na manhã desta última quarta-feira, 18, segundo informações preliminares, averiguando denúncias de irregularidades na atividade das marcenarias.
Até o fechamento desta matéria, a Polícia Federal ainda não havia divulgado informações oficiais a respeito da ação realizada, mas o ac24horas apurou junto a marceneiros que não foram atingidos pela operação que houve prisões e que vários moveleiros permaneciam na sede da PF em Epitaciolândia até por volta das 19 horas.
Em maio passado, a Polícia Federal, ICMBio e IBAMA fizeram operação parecida no Polo Moveleiro de Cruzeiro do Sul. Ao que parece, a ação realizada em Brasiléia nesta quarta-feira é uma continuidade desse trabalho. As denúncias de utilização de madeira sem procedência por marcenarias no Acre são antigas.
Em Cruzeiro do Sul, ocorreram três prisões por crime de receptação qualificada e o crime do artigo 46, parágrafo único da Lei 9.605/98 (quem vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente).

DCIM101GOPRO
O Acre ainda tem polos moveleiros nos municípios de Epitaciolândia, Sena Madureira, Feijó, Xapuri e Acrelândia. Desde quando foram estabelecidos nesses polos pelo governo do estado, os empresários dessa área, que em sua maioria são os tradicionais marceneiros que sempre trabalharam em fundo de quintal, permaneceram encontrando obstáculos para a atividade.
Apesar de terem recebido do governo galpões e maquinários, os moveleiros seguiram com dificuldades relacionadas ao licenciamento dos empreendimentos e de acesso a madeira legal. Recentemente, realizou ações para regularizar os polos ambientalmente e fornecer a documentação das áreas e galpões.
Em junho passado, governo baixou de R$ 2 mil para R$ 300 o valor da Licença de Operação (LO), do Licenciamento Ambiental das empresas que atuam nos polos moveleiros do estado. Os descontos seriam mantidos em vigor, segundo o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), até que os noveleiros de todos os polos estejam regularizados.
A qualquer momento, traremos outras informações sobre a ação dos órgãos ambientais e da Polícia Federal no Polo Moveleiro de Brasiléia.
Comentários

Flash
Aprimora Gestão: Tribunal de Contas inicia capacitação de gestores do Alto Acre
Em mais uma etapa do Programa Aprimora Gestão, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), por meio da Escola de Contas, deu início, nesta terça-feira, 26, à capacitação de mais de 150 gestores da regional do Alto Acre. A solenidade de abertura ocorreu no auditório do Senac, em Brasileia, sede do evento.
São contemplados com a capacitação os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri. A maratona de capacitação começou em agosto deste ano e já alcançou outras 11 cidades das regionais do Baixo Acre, Purus e Juruá.
Esta é a edição 2023 do TCE Itinerante que realiza, por meio do Aprimora Gestão, quatro oficinas que abordam as temáticas: Planejamento de Políticas Públicas; Nova Lei de Licitações e Contratos; Prestação de Contas; e o Papel dos Conselheiros do Cacs Fundeb.
O vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Valmir Ribeiro, representou a presidência da Corte de Contas, e em seu discurso de abertura pontuou que a qualificação é importante para garantir a boa aplicação dos recursos públicos.
“Como sempre fizemos, tetamos transmitir a todos os senhores o que tem que ser feito, como tem que ser feito. Nenhum gestor quer errar, todos querem fazer a coisa certa. E eu digo também que o Tribunal de Contas não quer prejudicar nenhum gestor. A gente fica extremamente sentido quando tem que penalizar o gestor público porque o que nós queríamos mesmo é que todas as contas que vão aos tribunais fossem aprovados e por isso a gente vai de município a município para orientá-los”, pontuou.
A diretora da Escola de Contas, conselheira Naluh Gouveia, fez uma retrospectiva das etapas já concluídas, e destacou que o trabalho em equipe tem sido fundamental para a realização das oficinas.
“A gente vem, há muito tempo, tentando ver qual é a melhor forma de chegar aos municípios, para que a gente possa ter uma gestão eficiente, e que os recursos públicos cheguem em quem realmente precisa, que é a população. Então, chegamos ao Aprimora Gestão levando em conta a missão do Tribunal de Contas e a missão da escola que é de também capacitar”. afirmou Naluh Gouveia.
Carlos Armando, vice-prefeito de Brasileia, que representou a prefeita Fernanda Hassem, disse que é muito importante a qualificação.
“Nunca sabemos de tudo, sempre temos que aprender um pouco mais, ainda mais quando se fala de contas públicas que é um gargalo muito grande para muitos municípios. Então, a gente fica muito contente de estar aqui, contribuindo nesse programa maravilhoso que é o Programa Aprimora Gestão”. disse o vice-prefeito.
Participaram da solenidade a conselheira do TCE, conselheira Dulcinéa Benício e o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Sérgio Cunha, além de prefeitos, vereadores, gestores dos municípios e representantes do Cacs Fundeb.
Sobre o Aprimora Gestão
O Programa Aprimora Gestão foi construído a partir da missão do TCE, que é exercer o controle externo orientando e fiscalizando a gestão pública, e incentivando a sociedade ao exercício do controle social.
Por isso, ao público-alvo são apresentadas práticas fundamentadas para a melhoria dos atos da gestão pública, bem como a aplicação e operacionalização de normas, procedimentos e sistemas do Tribunal, da correta instrução e tramitação de processos, e a maior efetividade da gestão dos recursos públicos.
Comentários
Flash
Comércios são alvos de arrombamentos em Epitaciolândia enquanto suspeitos são liberados

Quitanda teve sua porta frontal quebrada e dinheiro deixado no caixa foi levado.
Os arrombamentos que vem acontecendo na cidade de Brasiléia, na região da fronteira do Acre, agora tem novo alvo, a cidade vizinha de Epitaciolândia. Dessa vez, dois comércios, uma quitanda e uma farmácia foram ‘visitados’ pelos ladrões.
A ousadia dos bandidos, e talvez, a certeza da impunidade, mostra que muitos casos que os ladrões estão poupando tempo, quebrando as portas de vidro da frente, para agirem mais rápido.
As ações aconteceram na madrugada e quando os proprietários chegaram para abrir, se depararam com a ‘surpresa’ de verem que foram roubados. A indignação de ver seus comércios invadidos, gera revolta e a sensação de insegurança por parte dos órgãos competentes.

Comércio loclaizado ao lado do Banco do Brasil em Epitaciolândia também teve sua porta quebrada pelos ladrões.
Todos os casos foram registrados na delegacia do Município, na esperança que os suspeitos sejam identificados e detidos.
Em tempo, a fronteira vem sendo assolada por uma onda de arrombamentos, levando prejuízos aos proprietários. Em alguns dos casos, os suspeitos são detidos, mas, recebem a benesse da Justiça sendo liberados por meios de uso de tornozeleiras de monitoramento, mas, não intimidam e alguns desses, cortam o aparelho e retornam à pratica do crime.
Recentemente, um grupo que foi detido com material para realizar arrombamentos, foram beneficiados com o monitoramento eletrônico, sendo que um desses cortou o aparelho e está sendo procurado na fronteira.
Comentários
Flash
Rio Branco sedia Etapa Norte 1 de volei de praia “Copa Regional”
Será realizado de 30/09 à 01/10 na praça do Juventus a copa regional da etapa norte 1 de vôlei de praia que terá a participação de 4 estados.
Os estados participantes são Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima, a Copa Regional é um evento da Confederação Brasileira de Voleibol, e será realizado pela federação acreana de voleibol.
Segundo o professor João Petrolitano presidente da FEAV, “a expectativa é muito boa e acredita com a boa participação dos acreanos como também esperamos uma boa presença do público amante do voleibol”, destacou.
Segundo ele, é um evento muito importante para o vôlei acreano além de enfrentar grandes estados como principalmente, o Amazonas que é uma das grandes forças do voleibol e que sempre aparece bem colocada no cenário brasileiro, afirmou João Petrolitano
Comentários
-
Acre1 dia atrás
Mais um registro: Ladrões arrombam mais um comércio em Epitaciolândia
-
Extra1 dia atrás
Assaltante invade Drogaria em Epitaciolândia e foge com dinheiro
-
Extra1 dia atrás
Alexangelo Sussuarana: Da fronteira do Acre aos Pódios Mundiais de Jiu-Jitsu
-
Acre7 horas atrás
Caminhão de lixo perde controle em ladeira, atinge casa e deixa duas pessoas feridas em Cruzeiro do Sul
-
Acre1 dia atrás
Incêndio em Cobija transforma a tríplice fronteira em um mar de fumaça
-
Geral1 dia atrás
Pastor é indiciado por estupro de vulnerável contra 9 vítimas no Acre
-
Acre7 horas atrás
Criminoso tenta invadir agências de viagem e quiosques comerciais da rodoviária de Rio Branco e furta aparelho celular
-
Acre2 dias atrás
Moradores da Terra Alta recebem atendimentos especializados na 72ª do Saúde na Comunidade