Acre
Ibama autoriza contratação de mais de 30 brigadistas para combate a incêndios florestais no Acre
Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Em toda região Norte, serão contratados mais de 670 brigadistas.

No Acre, 31 brigadistas devem ser contratados para as ações de combate a incêndios florestais (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
A contratação de brigadistas para a prevenção e combate a incêndios florestais em áreas de conservação foi autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para o Acre. Uma portaria autorizando a contratação de 31 brigadistas para o estado foi publicada na quarta-feira (28) no Diário Oficial da União.
Conforme o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), a partir de abril, o Acre e o Tocantins estarão em emergência ambiental por causa da estiagem. Em maio, entram os estados de Rondônia e boa parte do Amazonas.
O chefe do Prevfogo, Gabriel Zacarias, afirmou que a publicação é importante para que o órgão passe a planejar suas ações para o período da estiagem.
“É uma medida que nos permite contratar pessoal para combater os incêndios florestais. Então, os brigadistas contratados pelo Ibama nesse ano de 2018 serão aproximadamente 1.500 pessoas. Agora, a gente já pode se preparar para fazer a contratação”, disse Zacarias.
A previsão é que 1.500 brigadistas sejam contratados em 2018 para atuar temporariamente em todo o Brasil. O número é maior do que no ano passado. A região Norte também vai contar com mais gente na prevenção e no combate ao fogo na floresta, já que serão contratadas mais de 670 pessoas.
A maior parte dos contratados na região Norte fica nos estados do Tocantins, Pará e Roraima, com 189, 167 e 116 contratados, respectivamente. Em Rondônia serão 77 pessoas e no Amapá e Amazonas 46 e 45 brigadistas, respectivamente..
Conforme o Prevfogo, os trabalhos vão se concentrar em unidades de conservação federais, terras indígenas e em reassentamentos rurais.
Comentários
Acre
Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.
A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.
O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.

Você precisa fazer login para comentar.