Acre
Iapen apura denúncias contra policiais penais após ameaças com armas em festas no interior do estado
Um caso aconteceu na última sexta-feira (1º), no município de Feijó. Já o outro, aconteceu na madrugada de domingo (3), em Senador Guiomard.
A corregedoria do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) investiga duas denúncias de ameaças cometidas por policiais penais ocorridas durante o último fim de semana, no interior do Acre. Ninguém ficou ferido nas duas ocorrências.
O primeiro caso ocorreu na última sexta-feira (1º), no município de Feijó. Já o outro, aconteceu na madrugada de domingo (3), em Senador Guiomard. O diretor do Iapen, Marcos Frank, confirmou os casos e a abertura de apuração de falta infracional nos dois fatos.
O delegado Marcílio Laurentino responsável pela delegacia de Feijó, informou que no caso ocorrido naquele município, o policial penal, que não teve a identidade revelada pelas autoridades, estava consumindo álcool junto com um advogado em uma conveniência quando o local encerrou as atividades.
Segundo Laurentino, os dois decidiram continuar bebendo e um amigo do advogado teria dado carona para o policial penal, utilizando o carro do advogado. Durante o trajeto, antes de chegar em outro bar, houve uma discussão entre eles, onde o policial alegou que o advogado só ‘defendia vagabundo’.
Ainda no depoimento, o advogado afirma que questionou a fala do suspeito que teria pego a arma e apontado para a cabeça do advogado. O advogado então saiu com o carro deixando o policial para trás.
No outro caso, em Senador Guiomard, segundo o diretor do Iapen, outro policial penal que também não teve a identidade informada, teria ameaçado populares numa localidade conhecida como Baixa Verde.
O suspeito foi preso pela Polícia Militar do município e teve sua arma apreendida. O diretor explicou que a Polícia Civil vai investigar os dois pelo crime de ameaça.
Também será feita uma apuração de falta infracional na corregedoria do Iapen. “Logo que nós tivemos conhecimento, nós encaminhamos para a apuração. Foi feito o contato pela Polícia Civil, foi encaminhada a documentação relatando os fatos e foi instaurado o procedimento”, garantiu.
O diretor também explicou que em casos como esse, a instauração do procedimento pode resultar na cassação preliminar do porte da arma, como medida de segurança e pode ser aberto um procedimento administrativo disciplinar, que pode levar o policial penal até a perda da função.
“O Instituto de Administração Penitenciária informa que não convalida com atitudes exageradas, desproporcionais e fora da lei. Informa ainda que deve ser instaurado um procedimento administrativo para investigar os fatos”, finalizou ele.
Comentários
Acre
Jornalismo em Destaque: Premiação reconhece talento e dedicação
A 14ª edição do Prêmio de Jornalismo do MPAC reuniu profissionais da comunicação em um evento de celebração e reconhecimento profissional
Um dos momentos mais aguardados pelos jornalistas acreanos foi marcado por união, emoção e reconhecimento. A 14ª edição do Prêmio de Jornalismo do MPAC reuniu profissionais da comunicação em um evento de celebração e reconhecimento. Marcado por união e emoção, o prêmio destacou o talento e a dedicação dos jornalistas acreanos, que utilizam suas reportagens como ferramentas de cidadania e fortalecimento da democracia.
Publicidade:
📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀
Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.
✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas
Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!
📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033
Comentários
Acre
Prefeitura retoma atendimento da UBS do seringal Cachoeira
Um dia após retornar com os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Assentamento Tupá, a Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) devolveu também os serviços na colocação Fazendinha, no seringal Cachoeira.
Nesta sexta-feira, 7, o secretário Daniel Lima se dirigiu à localidade com a sua equipe e acompanhou o andamento dos trabalhos, como atendimento médico e odontológico, aplicação de vacinas e dispensação de medicamentos.
“Foi mais uma ação que resultou dos esforços que envidamos para cumprir com a promessa feita pelo nosso prefeito Maxsuel Maia, na campanha eleitoral de que seria medida emergencial retomar o atendimento nessas unidades, sem as quais não temos condições de oferecer um padrão mínimo de assistência a essas pessoas”, enfatizou o titular da pasta.
Moradora da comunidade há muitos anos, dona Maria Etelvina destacou os muitos benefícios de ter a unidade de saúde funcionando. Não ser obrigada a se deslocar até a cidade para receber atendimento é uma das vantagens. “Não ter que ir à cidade é muito bom, e aqui a gente aqui e é muito bem atendido”, avaliou.
O prefeito Maxsuel Maia tem destacado o compromisso de trabalhar de maneira contínua para fortalecer a rede de saúde do município, buscando parcerias com outras esferas e instituições para investimentos na melhoria da infraestrutura e dos serviços de saúde oferecidos à população.
Comentários
Acre
Saerb realiza intervenção no sistema de abastecimento de água, interrompendo a distribuição em alguns bairros da capital
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informa que no último fim de semana, ocorreram algumas intervenções no sistema de abastecimento de água, interrompendo a distribuição em alguns bairros. A principal intervenção foi em decorrência de um deslizamento de terra na captação da ETA I (Estação de Tratamento de Água), que causou a queda de algumas escoras sobre os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
Além disso, em função das altas temperaturas, houve um aumento no calor das bombas, o que ocasionou o desligamento temporário para proteção do equipamento. A equipe está trabalhando de forma eficiente para isolar a área, permitindo o resfriamento necessário para que as bombas retornem ao funcionamento normal.
Segundo a gerente de distribuição de água do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Mona Lisa Martins, o sistema tem previsão para voltar à normalidade até o fim da próxima semana.
“A previsão para que o serviço seja concluído na captação da ETA I é até o fim da próxima semana, devido à complexidade do trabalho no local. O maciço ainda está muito encharcado devido às fortes chuvas, o que oferece risco de novos desbarrancamentos e impede que as máquinas trabalhem na área. No entanto, a equipe está comprometida em realizar todos os esforços necessários para minimizar os transtornos e garantir a retomada do abastecimento o mais rápido possível.”
Em um incidente separado, a equipe do Saerb teve que interromper o funcionamento de uma das bombas de 400 litros por segundo da KSB na captação da ETA II (Estação de Tratamento de Água), devido à quebra do eixo. A falha foi identificada como crítica, e foi necessário interromper o serviço para realizar os reparos. Durante o processo, a bomba foi aberta e o grupo girante retirado para análise e conserto.
Além disso, foi constatada uma vazão reduzida devido ao desgaste do rotor, que apresenta um diâmetro de 3,65 metros. Para realizar esses reparos de forma segura e eficiente, foi necessário contar com o apoio de um rebocador do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Deracre), já que o acesso ao flutuante era inviável com o uso de APC (Aparelho de Proteção de Combustível).
O gerente de manutenção e mecânica, Eder Franco, esclareceu que a equipe está com os trabalhos intensificados para resolver a situação o mais rapidamente possível.
“Os trabalhos se estenderam até a madrugada para garantir que o sistema voltasse à normalidade. No entanto, o rotor apresentou novas falhas mecânicas e a equipe precisou intervir novamente. Após a conclusão do conserto, o abastecimento voltará ao normal. Embora o processo de distribuição para todos os bairros leve alguns dias, estamos trabalhando para garantir que a vazão seja suficiente e que a situação se estabilize em breve.”
Você precisa fazer login para comentar.