fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Iapen apura denúncias contra policiais penais após ameaças com armas em festas no interior do estado

Publicado

em

Um caso aconteceu na última sexta-feira (1º), no município de Feijó. Já o outro, aconteceu na madrugada de domingo (3), em Senador Guiomard.

O diretor explicou que em casos como esse, a instauração do procedimento pode resultar na cassação preliminar do porte da arma, como medida de segurança e pode ser aberto um procedimento administrativo disciplinar. Foto: assessoria 

A corregedoria do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) investiga duas denúncias de ameaças cometidas por policiais penais ocorridas durante o último fim de semana, no interior do Acre. Ninguém ficou ferido nas duas ocorrências.

O primeiro caso ocorreu na última sexta-feira (1º), no município de Feijó. Já o outro, aconteceu na madrugada de domingo (3), em Senador Guiomard. O diretor do Iapen, Marcos Frank, confirmou os casos e a abertura de apuração de falta infracional nos dois fatos.

O delegado Marcílio Laurentino responsável pela delegacia de Feijó, informou que no caso ocorrido naquele município, o policial penal, que não teve a identidade revelada pelas autoridades, estava consumindo álcool junto com um advogado em uma conveniência quando o local encerrou as atividades.

Segundo Laurentino, os dois decidiram continuar bebendo e um amigo do advogado teria dado carona para o policial penal, utilizando o carro do advogado. Durante o trajeto, antes de chegar em outro bar, houve uma discussão entre eles, onde o policial alegou que o advogado só ‘defendia vagabundo’.

Ainda no depoimento, o advogado afirma que questionou a fala do suspeito que teria pego a arma e apontado para a cabeça do advogado. O advogado então saiu com o carro deixando o policial para trás.

No outro caso, em Senador Guiomard, segundo o diretor do Iapen, outro policial penal que também não teve a identidade informada, teria ameaçado populares numa localidade conhecida como Baixa Verde.

O suspeito foi preso pela Polícia Militar do município e teve sua arma apreendida. O diretor explicou que a Polícia Civil vai investigar os dois pelo crime de ameaça.

Também será feita uma apuração de falta infracional na corregedoria do Iapen. “Logo que nós tivemos conhecimento, nós encaminhamos para a apuração. Foi feito o contato pela Polícia Civil, foi encaminhada a documentação relatando os fatos e foi instaurado o procedimento”, garantiu.

O diretor também explicou que em casos como esse, a instauração do procedimento pode resultar na cassação preliminar do porte da arma, como medida de segurança e pode ser aberto um procedimento administrativo disciplinar, que pode levar o policial penal até a perda da função.

“O Instituto de Administração Penitenciária informa que não convalida com atitudes exageradas, desproporcionais e fora da lei. Informa ainda que deve ser instaurado um procedimento administrativo para investigar os fatos”, finalizou ele.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Madeira atinge 16,67 metros e afeta quase 9 mil pessoas em Porto Velho

Publicado

em

Enchentes já inundam casas em Calama e Fortaleza do Abunã; Defesa Civil distribui ajuda e monitora risco de catástrofe moderada

O Rio Madeira atingiu 16,67 metros nesta sexta-feira (4), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), deixando 29 comunidades alagadas e afetando 8.984 pessoas em Porto Velho (RO). Em locais como Calama, Santa Bárbara e Fortaleza do Abunã, casas já estão completamente submersas, obrigando moradores a abrir caminhos alternativos pela mata para evitar isolamento.

A Defesa Civil municipal atua no fornecimento de cestas básicas, água potável e kits de higiene, enquanto a Agência Nacional de Águas (ANA) classifica o risco ambiental como moderado. Com previsão de mais chuvas até abril, outras 36 comunidades (32 mil pessoas) estão em alerta. A Defesa Civil avalia a realocação dos mais atingidos para áreas urbanas da capital.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher fica ferida após colisão entre moto e caminhão no Morada do Sol

Publicado

em

Vítima invadiu preferencial e teve suspeita de fraturas; motorista do caminhão deixou local antes da chegada do Samu

Um acidente entre uma motocicleta e um caminhão deixou uma mulher gravemente ferida no fim da tarde desta sexta-feira (4), no bairro Morada do Sol, em Rio Branco. Segundo testemunhas, a condutora da moto Honda, de placa OXP3720, invadiu a preferencial ao sair da rua Melão, colidindo com o caminhão de placa NOO9G60, que trafegava pela rua Marte.

A vítima sofreu suspeitas de fratura no pé e no braço esquerdo e foi socorrida inicialmente por populares. O motorista do caminhão abandonou o local, deixando o veículo no ponto do acidente. A ambulância 04 do Samu realizou o resgate e encaminhou a mulher para uma unidade de saúde. As circunstâncias do acidente serão apuradas pela polícia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Trabalhador morre durante derrubada de árvore em Porto Walter

Publicado

em

Um homem morreu vítima de derrubada em Porto Walter, no alto Juruá, nesta sexta-feira, 4. Jorgean Coelho, de 45 anos, trabalhava no Ramal do Cebo, onde serrava madeira, quando o pedaço de uma árvore caiu em sua cabeça. A vítima foi encaminhada à unidade de saúde local, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A prefeitura de Porto Walter emitiu nota de pesar pela morte, manifestando condolências aos familiares, amigos e conhecidos de Jorge.

“Jorge norteou sua trajetória com honra e trabalho. E com certeza, deixará boas lembranças eternizadas na mente e no coração de quem teve o privilégio de conviver com ele. Neste momento de luto, estendemos nossas mais sinceras condolências à família. Que todos encontrem conforto na memória dos momentos compartilhados”, cita a nota assinada pelo prefeito César Andrade.

Comentários

Continue lendo