fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Iapen apura denúncias contra policiais penais após ameaças com armas em festas no interior do estado

Publicado

em

Um caso aconteceu na última sexta-feira (1º), no município de Feijó. Já o outro, aconteceu na madrugada de domingo (3), em Senador Guiomard.

O diretor explicou que em casos como esse, a instauração do procedimento pode resultar na cassação preliminar do porte da arma, como medida de segurança e pode ser aberto um procedimento administrativo disciplinar. Foto: assessoria 

A corregedoria do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) investiga duas denúncias de ameaças cometidas por policiais penais ocorridas durante o último fim de semana, no interior do Acre. Ninguém ficou ferido nas duas ocorrências.

O primeiro caso ocorreu na última sexta-feira (1º), no município de Feijó. Já o outro, aconteceu na madrugada de domingo (3), em Senador Guiomard. O diretor do Iapen, Marcos Frank, confirmou os casos e a abertura de apuração de falta infracional nos dois fatos.

O delegado Marcílio Laurentino responsável pela delegacia de Feijó, informou que no caso ocorrido naquele município, o policial penal, que não teve a identidade revelada pelas autoridades, estava consumindo álcool junto com um advogado em uma conveniência quando o local encerrou as atividades.

Segundo Laurentino, os dois decidiram continuar bebendo e um amigo do advogado teria dado carona para o policial penal, utilizando o carro do advogado. Durante o trajeto, antes de chegar em outro bar, houve uma discussão entre eles, onde o policial alegou que o advogado só ‘defendia vagabundo’.

Ainda no depoimento, o advogado afirma que questionou a fala do suspeito que teria pego a arma e apontado para a cabeça do advogado. O advogado então saiu com o carro deixando o policial para trás.

No outro caso, em Senador Guiomard, segundo o diretor do Iapen, outro policial penal que também não teve a identidade informada, teria ameaçado populares numa localidade conhecida como Baixa Verde.

O suspeito foi preso pela Polícia Militar do município e teve sua arma apreendida. O diretor explicou que a Polícia Civil vai investigar os dois pelo crime de ameaça.

Também será feita uma apuração de falta infracional na corregedoria do Iapen. “Logo que nós tivemos conhecimento, nós encaminhamos para a apuração. Foi feito o contato pela Polícia Civil, foi encaminhada a documentação relatando os fatos e foi instaurado o procedimento”, garantiu.

O diretor também explicou que em casos como esse, a instauração do procedimento pode resultar na cassação preliminar do porte da arma, como medida de segurança e pode ser aberto um procedimento administrativo disciplinar, que pode levar o policial penal até a perda da função.

“O Instituto de Administração Penitenciária informa que não convalida com atitudes exageradas, desproporcionais e fora da lei. Informa ainda que deve ser instaurado um procedimento administrativo para investigar os fatos”, finalizou ele.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jornalismo em Destaque: Premiação reconhece talento e dedicação

Publicado

em

A 14ª edição do Prêmio de Jornalismo do MPAC reuniu profissionais da comunicação em um evento de celebração e reconhecimento profissional

Um dos momentos mais aguardados pelos jornalistas acreanos foi marcado por união, emoção e reconhecimento. Foto: assessoria 

Um dos momentos mais aguardados pelos jornalistas acreanos foi marcado por união, emoção e reconhecimento. A 14ª edição do Prêmio de Jornalismo do MPAC reuniu profissionais da comunicação em um evento de celebração e reconhecimento. Marcado por união e emoção, o prêmio destacou o talento e a dedicação dos jornalistas acreanos, que utilizam suas reportagens como ferramentas de cidadania e fortalecimento da democracia.

Um dos momentos mais aguardados pelos jornalistas acreanos foi marcado por união, emoção e reconhecimento! A 14ª edição do Prêmio de Jornalismo do MPAC celebrou o talento e a dedicação daqueles que transformam histórias em ferramentas de cidadania e democracia.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes que tornam o jornalismo acreano uma referência de qualidade e compromisso. Foto: assessoria 

🏆 Destaque Acadêmico: Victor Manoel, com “Nos 80 anos de Chico Mendes, ativistas, instituições e jovens falam sobre o legado do líder seringueiro.”
🎥 Jornalismo em Vídeo: Elderico Silva, com “Um ano após rebelião com 5 mortos no Acre, investigações do MP apontam falhas do Estado.”
📸 Fotojornalismo: Juan Diaz, com “Terra Prometida: a luta por moradia e o papel do MPAC na garantia de um lar a todos.”
🎙️ Jornalismo em Áudio: Rita Pontes, com “MPAC propõe transformar terrenos baldios em hortas comunitárias.”
📰 Jornalismo Escrito: Iryá Rodrigues, com “O ar que sufoca: iniciativa do Ministério Público vira referência nacional no combate à poluição.”
E para tornar essa celebração ainda mais especial, recebemos a renomada fotojornalista Gabriela Biló, que emocionou a todos com suas reflexões sobre o poder do jornalismo em preservar memórias e fortalecer a democracia.
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes que tornam o jornalismo acreano uma referência de qualidade e compromisso!

Publicidade:

 

📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀

Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.

✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas

Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!

📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura retoma atendimento da UBS do seringal Cachoeira

Publicado

em

Um dia após retornar com os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Assentamento Tupá, a Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) devolveu também os serviços na colocação Fazendinha, no seringal Cachoeira.

Dona Maria Etelvina destacou os muitos benefícios de ter a unidade de saúde funcionando

Nesta sexta-feira, 7, o secretário Daniel Lima se dirigiu à localidade com a sua equipe e acompanhou o andamento dos trabalhos, como atendimento médico e odontológico, aplicação de vacinas e dispensação de medicamentos.

“Foi mais uma ação que resultou dos esforços que envidamos para cumprir com a promessa feita pelo nosso prefeito Maxsuel Maia, na campanha eleitoral de que seria medida emergencial retomar o atendimento nessas unidades, sem as quais não temos condições de oferecer um padrão mínimo de assistência a essas pessoas”, enfatizou o titular da pasta.  

Moradora da comunidade há muitos anos, dona Maria Etelvina destacou os muitos benefícios de ter a unidade de saúde funcionando. Não ser obrigada a se deslocar até a cidade para receber atendimento é uma das vantagens. “Não ter que ir à cidade é muito bom, e aqui a gente aqui e é muito bem atendido”, avaliou.

O prefeito Maxsuel Maia tem destacado o compromisso de trabalhar de maneira contínua para fortalecer a rede de saúde do município, buscando parcerias com outras esferas e instituições para investimentos na melhoria da infraestrutura e dos serviços de saúde oferecidos à população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Saerb realiza intervenção no sistema de abastecimento de água, interrompendo a distribuição em alguns bairros da capital

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informa que no último fim de semana, ocorreram algumas intervenções no sistema de abastecimento de água, interrompendo a distribuição em alguns bairros. A principal intervenção foi em decorrência de um deslizamento de terra na captação da ETA I (Estação de Tratamento de Água), que causou a queda de algumas escoras sobre os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).

Além disso, em função das altas temperaturas, houve um aumento no calor das bombas, o que ocasionou o desligamento temporário para proteção do equipamento. A equipe está trabalhando de forma eficiente para isolar a área, permitindo o resfriamento necessário para que as bombas retornem ao funcionamento normal.

Segundo a gerente de distribuição de água do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Mona Lisa Martins, o sistema tem previsão para voltar à normalidade até o fim da próxima semana.

“A previsão para que o serviço seja concluído na captação da ETA I é até o fim da próxima semana, devido à complexidade do trabalho no local. O maciço ainda está muito encharcado devido às fortes chuvas, o que oferece risco de novos desbarrancamentos e impede que as máquinas trabalhem na área. No entanto, a equipe está comprometida em realizar todos os esforços necessários para minimizar os transtornos e garantir a retomada do abastecimento o mais rápido possível.”

Em um incidente separado, a equipe do Saerb teve que interromper o funcionamento de uma das bombas de 400 litros por segundo da KSB na captação da ETA II (Estação de Tratamento de Água), devido à quebra do eixo. A falha foi identificada como crítica, e foi necessário interromper o serviço para realizar os reparos. Durante o processo, a bomba foi aberta e o grupo girante retirado para análise e conserto.

Além disso, foi constatada uma vazão reduzida devido ao desgaste do rotor, que apresenta um diâmetro de 3,65 metros. Para realizar esses reparos de forma segura e eficiente, foi necessário contar com o apoio de um rebocador do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Deracre), já que o acesso ao flutuante era inviável com o uso de APC (Aparelho de Proteção de Combustível).

O gerente de manutenção e mecânica, Eder Franco, esclareceu que a equipe está com os trabalhos intensificados para resolver a situação o mais rapidamente possível.

“Os trabalhos se estenderam até a madrugada para garantir que o sistema voltasse à normalidade. No entanto, o rotor apresentou novas falhas mecânicas e a equipe precisou intervir novamente. Após a conclusão do conserto, o abastecimento voltará ao normal. Embora o processo de distribuição para todos os bairros leve alguns dias, estamos trabalhando para garantir que a vazão seja suficiente e que a situação se estabilize em breve.”

Comentários

Continue lendo