Conecte-se conosco

Flash

Homem que matou irmão a facadas e pauladas é condenado a 4 anos, mas segue em liberdade

Publicado

em

Crime aconteceu em abril do ano passado e julgamento foi nesta segunda-feira (28).

Francisco de Lima Rufino, à esquerda, matou o irmão Edvaldo Rufino, à direita — Foto: Arquivo pessoal

O Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco condenou Francisco de Lima Rufino da Silva, acusado de matar o próprio irmão, Edvaldo de Lima Rufino, a quatro anos de prisão, mas ele deve responder em liberdade.

O crime aconteceu em 16 de abril do ano passado, na Rua Verona, bairro Novo Horizonte, em Rio Branco. Segundo a denúncia do Ministério Público do Acre (MP-AC) no dia do crime, Francisco teria se desentendido com o irmão mais cedo e chegou a ser ferido.

O julgamento foi na manhã desta segunda-feira (28) e ouviu testemunhas de defesa e acusação. O acusado é réu confesso e o conselho entendeu que o crime foi cometido “sob o domínio de violenta emoção logo em seguida a injusta provocação da vítima”, o que ocasionou uma redução na pena do acusado, que ficou em 4 anos de reclusão. Porém, foi em regime inicial aberto.

“Diante do regime imposto, defiro ao réu o direito de permanecer em liberdade, ficando o mesmo ciente de que não pode mudar de endereço sem informar o novo, deve comparecer aos atos do processo sempre que intimado e não pode sair da Comarca de moradia por mais de sete dias sem comunicar ao Juízo”, diz a decisão assinada pela juíza Luana Cláudia Campos.

Na época do crime, o acusado chegou a mandar um áudio para uma tia informando que mataria o irmão. Foi quando encontrou Edvaldo à noite e desferiu pauladas e facadas nele. Segundo a denúncia, o acusado é visto pela família como agressivo e acostumado a fazer ameaças.

“A motivação do crime foi torpe, uma vez que o denunciado e a vítima tiveram um desentendimento anterior, tendo Francisco matado Edvaldo por vingança”, pontua o promotor Carlos Pescador na denúncia assinada por ele.

A imprensa g1 acompanhou a ocorrência no ano passado, quando o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) informou que o homem foi achado desacordado por moradores do bairro. As testemunhas falaram que viram diversas pessoas agredindo a vítima com pedaços de pau e uma faca.

Os agressores fugiram antes da chegada da polícia. A companheira de Rufino confirmou para a polícia que ele tinha sido proibido de voltar ao bairro por membros de uma organização criminosa. A mulher relatou também que o companheiro tinha voltado ao local para procurá-la.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Prefeitura de Rio Branco destaca potencial da cafeicultura e atrai novos investidores para o município

Publicado

em

Expansão da cadeia produtiva de cafeicultura fortalece geração de emprego e renda no campo

A Prefeitura de Rio Branco segue avançando no fortalecimento da cadeia produtiva do café e já colhe resultados positivos com a atração de investidores interessados na comercialização da produção local. Na manhã desta terça-feira (3), o prefeito Tião Bocalom recebeu, em seu gabinete, o empresário Marco Antônio Gomes, do estado de Rondônia, que veio conhecer de perto o potencial do café produzido na capital e na região.

Durante o encontro, o investidor destacou a excelente qualidade do café acreano e a alta produtividade das lavouras, ressaltando o padrão de excelência do produto.

“Logo na primeira amostra vimos que é um café padrão 1, de excelência. Produz mais, com menor custo, e garante melhor retorno ao produtor”, afirmou o empresário. (Foto: Wilkes Silva/Secom)

“Um café bom por sinal. Nós vimos a qualidade logo na primeira amostra e percebemos que é um café de padrão 1, um café de excelência. Isso nos animou bastante. O Acre tem uma terra muito boa, e em algumas regiões nem precisa de irrigação. Isso aumenta a produtividade e reduz os custos para o produtor. É algo de encher os olhos. Produz mais, com custo menor, e o dinheiro fica melhor no bolso do produtor. Esse é o nosso objetivo”, afirmou o empresário.

A produção de café vem se consolidando como uma alternativa estratégica de geração de renda para o homem do campo. A gestão municipal tem investido em parcerias e ações voltadas à ampliação do cultivo, buscando fortalecer a cadeia produtiva e valorizar ainda mais a produção local.

O prefeito Tião Bocalom ressaltou que sempre defendeu o incentivo à cultura do café no Acre e comemorou o momento de expansão da atividade, que já começa a atrair empresários experientes do setor.

“Desde 1993 acredito no potencial do café em Acrelândia. Hoje a produção tem qualidade reconhecida e já atrai investidores como o Jacaré”, destacou o gestor. (Foto: Wilkes Silva/Secom)

“Desde1993, eu já incentivava o café em Acrelândia. Se existe alguém neste Acre que sempre acreditou que o café daria certo aqui, esse alguém sou eu. Fico feliz em saber que hoje já temos uma produção voltada para o mercado, com qualidade reconhecida, e que isso começa a atrair novos investidores. É o caso do Jacaré, que tem mais de 40 anos de atuação no mercado de café em Rondônia e agora vem instalar um escritório em Acrelândia para comprar café não só do município, mas de todo o estado”, destacou o gestor.

A Prefeitura também reforça que, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, garante assistência técnica e mecanizada aos produtores do município, assegurando melhores condições de trabalho, aumento da produtividade e a manutenção da qualidade de vida do homem no campo.

O fortalecimento da cafeicultura representa mais uma alternativa concreta de geração de emprego e renda, consolidando Rio Branco e o Acre como uma nova fronteira promissora na produção de café de qualidade.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco destaca potencial da cafeicultura e atrai novos investidores para o município first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Jerry Correia participa de ação em alusão ao Mês da Mulher na Escola Maria Ferreira

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou uma importante ação em alusão ao Mês da Mulher na Escola Maria Ferreira. O evento contou com a presença do prefeito Jerry Correia e da secretária da educação Vanderléia Teixeira, que acompanhou de perto as atividades desenvolvidas com os alunos.

A palestra foi voltada especialmente para as crianças, abordando temas importantes de conscientização, tipos de violência, respeito e valorização da mulher na sociedade. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Francicleia, e a Secretaria Estadual da Mulher, que juntas promoveram um momento educativo e de grande relevância para os estudantes.

De acordo com a organização, durante toda a semana outras escolas do município também receberão palestras, reforçando o compromisso da gestão municipal com a formação cidadã desde a infância.

Aproveitando a ocasião, o prefeito Jerry Correia visitou as dependências da Escola Maria Ferreira para acompanhar os avanços na infraestrutura. No local, está sendo construída uma nova sala de aula, ampliando o espaço para melhor atender os alunos. Além disso, a entrada da escola está recebendo cobertura, garantindo mais conforto e proteção para estudantes e servidores.

O prefeito também visitou a cozinha da unidade escolar, onde verificou a organização e o abastecimento da despensa, que se encontra bem abastecido. O cardápio escolar já está disponível e conta com opções variadas e nutritivas, como sopa, arroz chaufa, strogonoff, entre outros pratos preparados com carinho para os alunos.

A gestão municipal segue trabalhando para fortalecer a educação, investir em melhorias estruturais e promover ações que contribuam para o desenvolvimento social e educacional das crianças de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia reforça ações preventivas em reunião com Defesa Civil Nacional e Estadual

Publicado

em

Encontro discutiu estratégias de enfrentamento a situações de risco e fortalecimento da atuação conjunta no município

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, se reuniu nesta segunda-feira (2) com representantes da Defesa Civil Nacional e Estadual para alinhar ações de prevenção e resposta a possíveis situações de risco no município. Também participou do encontro o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro.

A agenda teve como foco principal o planejamento de medidas para o período considerado mais vulnerável, com discussão sobre monitoramento de áreas sensíveis, assistência às famílias e organização de ações emergenciais. A proposta é fortalecer a atuação integrada entre município, Estado e União.

Durante a reunião, a gestão municipal destacou a importância da articulação entre os entes públicos para reduzir impactos e garantir mais segurança à população, especialmente em momentos de instabilidade climática ou desastres naturais.

Comentários

Continue lendo