fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Homem que matou irmão a facadas e pauladas é condenado a 4 anos, mas segue em liberdade

Publicado

em

Crime aconteceu em abril do ano passado e julgamento foi nesta segunda-feira (28).

Francisco de Lima Rufino, à esquerda, matou o irmão Edvaldo Rufino, à direita — Foto: Arquivo pessoal

O Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco condenou Francisco de Lima Rufino da Silva, acusado de matar o próprio irmão, Edvaldo de Lima Rufino, a quatro anos de prisão, mas ele deve responder em liberdade.

O crime aconteceu em 16 de abril do ano passado, na Rua Verona, bairro Novo Horizonte, em Rio Branco. Segundo a denúncia do Ministério Público do Acre (MP-AC) no dia do crime, Francisco teria se desentendido com o irmão mais cedo e chegou a ser ferido.

O julgamento foi na manhã desta segunda-feira (28) e ouviu testemunhas de defesa e acusação. O acusado é réu confesso e o conselho entendeu que o crime foi cometido “sob o domínio de violenta emoção logo em seguida a injusta provocação da vítima”, o que ocasionou uma redução na pena do acusado, que ficou em 4 anos de reclusão. Porém, foi em regime inicial aberto.

“Diante do regime imposto, defiro ao réu o direito de permanecer em liberdade, ficando o mesmo ciente de que não pode mudar de endereço sem informar o novo, deve comparecer aos atos do processo sempre que intimado e não pode sair da Comarca de moradia por mais de sete dias sem comunicar ao Juízo”, diz a decisão assinada pela juíza Luana Cláudia Campos.

Na época do crime, o acusado chegou a mandar um áudio para uma tia informando que mataria o irmão. Foi quando encontrou Edvaldo à noite e desferiu pauladas e facadas nele. Segundo a denúncia, o acusado é visto pela família como agressivo e acostumado a fazer ameaças.

“A motivação do crime foi torpe, uma vez que o denunciado e a vítima tiveram um desentendimento anterior, tendo Francisco matado Edvaldo por vingança”, pontua o promotor Carlos Pescador na denúncia assinada por ele.

A imprensa g1 acompanhou a ocorrência no ano passado, quando o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) informou que o homem foi achado desacordado por moradores do bairro. As testemunhas falaram que viram diversas pessoas agredindo a vítima com pedaços de pau e uma faca.

Os agressores fugiram antes da chegada da polícia. A companheira de Rufino confirmou para a polícia que ele tinha sido proibido de voltar ao bairro por membros de uma organização criminosa. A mulher relatou também que o companheiro tinha voltado ao local para procurá-la.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo de prefeita no Acre durante enchente em 2023 é usada como se fosse no RS

Publicado

em

Um perfil usado no Instagram, divulgou um vídeo onde aparece a atual prefeita do município de Brasiléia, localizado na fronteira do estado do Acre com a Bolívia, como se fosse uma das cidades do Rio Grande do Sul, que recentemente foi atingido por uma grande catástrofe natural. Até este domingo (dia 12), foram contabilizados 143 mortos e 125 desaparecidos, além dos prejuízos que ainda estão sendo calculados.

O vídeo em questão, mostra a prefeita Fernanda Hassem na enchente do ano de 2023, quando estava na frente de sua casa atingida pelas águas do rio Acre, que passou dos 13 metros invadindo a parte antiga da cidade. Além de prédios públicos, residências e comércios, a casa da gestora também foi alcançada.

Em 2023, foi a terceira enchente registrada desde 2012, enquanto a prefeita ajudava com toda sua equipe na retirada de moradores, esqueceu da sua na retirada de móveis entre outros bens.

Foi quando Fernanda resolveu fazer um vídeo mostrando o acontecido. Neste ano de 2024, cerca de 80% da cidade novamente foi assolada com o rio ultrapassando o nível de 2015, alcançando 15,58cm.

Segundo informações, a prefeita quer acreditar que houve um engano por parte da pessoa e espera que seja corrigido o mais breve possível.

Veja vídeo:

MATÉRIA RELACIONADA:

Prefeita Fernanda Hassem percorre centro histórico de Brasiléia e se reúne com Comitê de Crise

Comentários

Continue lendo

Flash

Ministério da Saúde envia doses da nova vacina para o Acre e mais 10 estados

Publicado

em

O Ministério da Saúde enviou, entre sexta-feira, 10, e sábado, 11, cerca de 700 mil doses da nova vacina contra variantes da Covid-19 para mais 11 estados. Desta vez, Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Santa Catarina receberam os imunizantes. Goiás, Maranhão, Paraná e Mato Grosso já haviam recebido na quinta-feira, 9. As doses correspondem aos primeiros lotes das 12,5 milhões adquiridas pelo governo federal.

Até o fim desta semana, a previsão é que outras nove unidades da federação sejam contempladas com o recebimento das vacinas: Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Mais de um milhão de imunizantes serão entregues. A estimativa é que, até o fim de maio, todos os estados já tenham recebido suas remessas.

A distribuição da nova vacina foi autorizada após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O imunizante foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Público-alvo

Desde janeiro deste ano, o Ministério da Saúde incluiu a imunização contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, a pasta passou a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos ou mais. Aqueles com maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses aplicadas anteriormente, também podem se vacinar. Todo o esquema vacinal contra a Covid-19 está disponível no site oficial do Ministério da Saúde.

A população com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com maior de 18 anos podem tomar o antiviral nirmatrelvir/ritonavir, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é indicado para o tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas aparecerem e houver confirmação de teste positivo.

Fonte: gov.com

Comentários

Continue lendo

Flash

Mães atípicas: conheça a jornada de aceitação e dores de mulheres que lutam pelo tratamento dos filhos no Acre

Publicado

em

A maternidade atípica desafia os padrões tradicionais, rompendo com ideias predefinidas sobre o que significa ser mãe

Comentários

Continue lendo