Cotidiano
Homem escapa por pouco de acidente grave com linha de pipa em via pública de Rio Branco
Vítima relatou que linha atingiu seu nariz enquanto pilotava moto na Av. Ceará; “Se pegasse no pescoço, era um defunto”, disse. Caso alerta para riscos do uso inadequado de linhas cortantes

Édson Braga, pai de família, quase sofreu ferimentos graves enquanto pilotava uma moto ao ter o nariz atingido por uma linha de pipa usada por uma criança na beira da rua. Foto: captada
Um motociclista escapou de ferimentos graves após ser atingido no rosto por uma linha de pipa enquanto trafegava pela Avenida Ceará, próximo à ponte que dá acesso ao bairro Amadeu Barbosa, em Rio Branco. Em vídeo gravado logo após o incidente, Édson Braga, pai de família, relatou o susto e alertou para o perigo de acidentes com linhas utilizadas em soltura de pipas – especialmente as preparadas com materiais cortantes.
“Se essa linha pega no meu pescoço, eu era um defunto”, afirmou Braga, destacando a sorte por ter saído ileso. O caso reacende o alerta para a prática irregular de soltar pipas próximo a vias movimentadas, o que coleta em risco tanto os condutores de veículos quanto as próprias crianças envolvidas na brincadeira.
Autoridades de trânsito e defensores de segurança viária reforçam a necessidade de conscientização sobre os perigos da utilização de linhas com cerol ou outros revestimentos cortantes, além da importância de brincar em locais afastados do tráfego de veículos.
Veja vídeo com (Contilnet):
Comentários
Cotidiano
Rio Acre marca 9,12 metros em Rio Branco e segue estável, informa Defesa Civil
Nível do manancial permanece mais de quatro metros abaixo da cota de transbordo
Comentários
Cotidiano
Campeonatos Estaduais Sub-11 e 15 com 13 equipes confirmadas

Foto João Valente: Temporada de 2026 vai começar com torneios na base
O departamento de competições da Federação Acreana de Futsal (Fafs), atualizou nesta sexta, 20, o número de equipes confirmadas nos Estaduais Sub-11 e 15, primeiros torneios da temporada de 2026.
“Temos cinco times no 11 e oito no 15. O objetivo da federação é realizar cada competição com 12 participantes”, comentou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
As inscrições serão encerradas no dia 28 deste mês e os detalhes dos dois torneios vão ser definidos nos congressos técnicos.
Sub-11
AME
Café com Leite
Preventório
Villa
Fluminense da Bahia
Sub-15
AME
Café com Leite
Preventório
Villa
Fluminense da Bahia
PSC
Epitaciolândia
CEC
Comentários
Cotidiano
Câmara dos Deputados reajusta verba de gabinete e cota parlamentar

A direção da Câmara dos Deputadosreajustou nesta sexta-feira (20/2) os valores das verbas destinadas aos parlamentares para financiar despesas do mandato (cota parlamentar) e do escritório de trabalho (verba de gabinete).
Os atos, assinados pelos sete membros da Mesa Diretora da Casa, incluindo o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), atualizam os valores com base na inflação.
No caso da cota parlamentar, o reajuste será calculado com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2025.
A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) é destinada ao financiamento de despesas para a atuação do deputado, como passagens aéreas, combustível e atividades de divulgação do mandato.
- O valor da CEAP destinado a cada deputado leva em conta a distância da capital do estado representado pelo parlamentar a Brasília. Parlamentares de Roraima recebem a maior quantia mensal, que, na tabela válida até esta sexta, era de R$ 51,4 mil.
Já a verba de gabinete sofrerá um reajuste pela inflação acumulada entre fevereiro de 2025, última correção feita no valor, até dezembro do ano passado. Esses recursos são utilizados para a contratação de pessoal nos escritórios dos deputados.
Até esta sexta, o valor destinado a cada parlamentar para contratar funcionários era de R$ 133.170,54 por mês. A correção do montante foi oficializada depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar uma lei que reajusta os salários de servidores da Câmara. Com o aumento do gasto com pessoal, a medida já era esperada na Casa.
Ao justificar a medida, a direção da Câmara afirmou que o reajuste recompõe o “desgaste inflacionário verificado até esse marco temporal”.
A Casa também argumentou que, em relação à cota parlamentar, as regras internas estabelecem que a diretoria-geral pode sugerir anualmente uma correção do montante com base no IPCA.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.