Conecte-se conosco

Geral

Homem é preso e menor apreendido com armas em casa abandonada no Taquari

Publicado

em


Polícia intensifica patrulhamento em áreas abandonadas devido à guerra entre facções

Na tarde desta terça-feira (30), Mileudo Coelho dos Santos, de 25 anos, foi preso e um menor de 15 anos apreendido em uma casa abandonada na Rua Baguari, no bairro Taquari. A Polícia Militar encontrou a dupla em posse de duas armas de fogo, durante uma operação de patrulhamento intensificado na região, conhecida por abrigar criminosos em imóveis desocupados.

De acordo com informações da Polícia Militar, a guerra entre facções criminosas resultou na expulsão de várias pessoas de suas casas, deixando muitas residências abandonadas. Esses imóveis têm sido usados por criminosos para esconder materiais ilícitos e se abrigar. No caso da Rua Baguari, a casa de dois andares servia de esconderijo para Mileudo e o menor.

O Tenente Nogueira, do Tático do 2° Batalhão, afirmou que a ordem é intensificar patrulhamentos em locais abandonados, onde os criminosos costumam se esconder e guardar armas e drogas. Durante um patrulhamento na Rua Baguari, a PM localizou a residência abandonada, onde, segundo informações, indivíduos estavam usando como esconderijo.

No térreo da casa, a polícia encontrou o menor de 15 anos manuseando uma espingarda calibre 12, e imediatamente deu voz de apreensão. No primeiro andar, Mileudo foi flagrado empunhando uma pistola calibre 380 municiada. Diante das circunstâncias, a Polícia Militar prendeu Mileudo e apreendeu o menor, conduzindo ambos, junto com as armas de fogo, para a Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência (BO). Ambos estão agora à disposição da justiça.

Mileudo já possui passagem pelo sistema prisional, o que agrava sua situação diante das autoridades. As operações de patrulhamento intensificado na região do Taquari continuam, com o objetivo de prevenir crimes e garantir a segurança da população local.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Acre apresenta queda no nível e segue abaixo da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta redução do manancial e registra 9,40 mm de chuva nas últimas 24 horas

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã deste sábado (21), novo boletim sobre o nível do Rio Acre na capital.

De acordo com a medição realizada às 5h26, o rio marcou 9,90 metros, apresentando redução no nível das águas.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 9,40 milímetros, segundo dados oficiais.

A cota de alerta em Rio Branco é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros. No momento, o nível do rio permanece abaixo das duas marcas.

Comentários

Continue lendo

Geral

TCU define coeficiente do Acre no FPE para 2027 em 4,32%

Publicado

em

Percentual estabelece repasse de recursos federais ao estado; unidades têm prazo de 30 dias para contestação

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou nesta sexta-feira, 20, a Decisão Normativa nº 221, que aprova os coeficientes individuais de participação dos estados e do Distrito Federal no Fundo de Participação dos Estados (FPE) para o exercício de 2027.

De acordo com o documento, o Acre terá coeficiente de 4,324351%, percentual que define o montante de recursos federais a ser recebido pelo estado no próximo ano. O cálculo considera critérios como população e renda domiciliar per capita, ajustados por limites legais estabelecidos na legislação federal.

O estado possui população estimada em 884.372 habitantes, segundo dados do IBGE de julho de 2025, e renda domiciliar per capita de R$ 1.391,53, valor abaixo da média nacional.

Segundo o TCU, todas as unidades federadas têm prazo de 30 dias, a partir da publicação da normativa, para apresentar contestação sobre os coeficientes. A decisão entra em vigor imediatamente, com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2027.

Comentários

Continue lendo

Geral

Servidoras da segurança pública do Acre concluem curso inédito de defesa pessoal

Publicado

em

Capacitação reuniu 35 profissionais de diferentes forças e reforça valorização e preparo técnico das mulheres no sistema de segurança

 

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou neste sábado (21), em Rio Branco, a formatura da primeira turma do Curso de Defesa Pessoal voltado exclusivamente para servidoras do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Segundo o governo, a cerimônia reuniu familiares e representantes das forças de segurança para prestigiar as 35 servidoras que concluíram a capacitação. A informação foi divulgada pela Agência de Notícias do Acre.

O curso teve início no último dia 16, como parte da programação alusiva ao Mês da Mulher, e contou com carga horária de 60 horas de treinamento intensivo. Participaram servidoras da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A formação incluiu módulos práticos e teóricos de defesa pessoal, técnicas de retenção de armas e combate com facas, com foco na segurança individual e na eficiência operacional.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância estratégica do investimento contínuo na capacitação das forças de segurança. Segundo ele, a técnica é uma ferramenta essencial para a sobrevivência e o desempenho profissional.

O secretário afirmou que a conclusão da primeira turma representa um marco para o sistema de segurança pública do estado e reforça o compromisso institucional com a valorização e o preparo técnico das mulheres que atuam na área, garantindo que desempenhem suas funções com mais segurança e confiança.

Comentários

Continue lendo