Acre
Homem é acusado de enforcar filha de seis meses: ‘ele não tem paciência com choro’, diz mãe
Bebê começou a sangrar pelo nariz e pela boca. Polícia Civil investiga o caso e menina está em estado grave na UTI.
G1-Acre
A pequena Bruna Carla, de seis meses, deu entrada na UTI do Hospital do Juruá neste domingo (24) após ter sido enforcada pelo próprio pai. O caso ocorreu na comunidade São João, na BR-364, a 100 km de Cruzeiro do Sul.
A mãe da criança, Ana Carla Brandão, de 18 anos, diz que o pai fez isso com a criança após ela sair pra comprar comida na manhã de sábado (23).
Ana conta que saiu por volta das 11h para comprar comida e deixou a bebê com o marido de 20 anos. Ela diz ainda que não costuma deixar a criança com ele, porque não é a primeira vez que ele maltratada e menina.
“Quando cheguei, ela estava babando dentro da rede, quase morta e a vizinha que me ajudou. Ele tentou matar ela enforcada, porque ela tava chorando e ele não tem paciência com choro. Uma vez, quase que ele cegava ela com a unha”, conta a dona de casa.
Após ver a menina babando, a dona de casa pediu ajuda a uma vizinha que conseguiu acalmar a criança. Mas, logo em seguida, Bruna começou a apresentar piora. “Ela começou a revirar os olhos e se debater. Ela estava passando mal e sangrando pelo nariz e pela boca”, relembra.
Como a comunidade fica distante de Cruzeiro do Sul e por ser humilde, a dona de casa pagou um freteiro para levá-las até um rezador – um curandeiro – na comunidade de Santa Luzia. “Chegando lá, ele disse que não era mal de criança, mas que eu precisava de um médico. Como ela não melhorou, liguei pro Samu e vim com ela hoje [domingo, 24] de manhã”, conta.
No hospital, a informação é de que o estado da menina é grave e que ela corre risco de morrer. Segundo a mãe, foram necessárias duas ambulâncias, porque a menina precisava de oxigênio e teve cinco paradas cardíacas durante o trajeto. A médica plantonista da UTI não pôde dar mais informações.A Polícia Civil já está ciente do caso e deve ouvir a mãe da criança ainda na tarde deste domingo (24). Ana diz que o marido está foragido desde que cometeu o crime contra a criança. “Dessa vez eu vim dar queixa, porque quero que ele pague por ter tentado matar a minha filha”, finaliza.
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes recebe equipe da Casa da Mulher Brasileira para firmar parcerias em Epitaciolândia
Encontro visa fortalecer políticas públicas e desenvolver ações de apoio às mulheres no município
Epitaciolândia, AC. O prefeito Sérgio Lopes recebeu, nesta quinta-feira, 10, a equipe da Casa da Mulher Brasileira para discutir parcerias que promovam ações em prol das mulheres epitaciolandenses. O objetivo da reunião foi alinhar projetos que garantam maior acolhimento, proteção e oportunidades para as mulheres do município.
Durante o encontro, foram abordadas iniciativas como capacitação profissional, combate à violência doméstica, assistência psicológica e jurídica, além de programas de empoderamento feminino. A Casa da Mulher Brasileira, que já atua em outras regiões do estado, oferece serviços integrados para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade.
Sérgio Lopes destacou a importância da parceria: “É fundamental unir forças com instituições que têm expertise no atendimento às mulheres. Já criamos a Secretaria da Muller e vamos criar redes de apoio eficiente, garantindo dignidade e oportunidades para todas as epitaciolandenses.” Destacou.
A equipe da Casa da Mulher Brasileira elogiou a iniciativa do município e se colocou à disposição para colaborar com políticas públicas que fortaleçam os direitos das mulheres. A expectativa é que, nos próximos meses, sejam implementados projetos concretos resultantes dessa cooperação.
Comentários
Acre
Acre terá calor e pancadas isoladas de chuva nesta quinta-feira (10)
A quinta-feira, 10, será marcada por tempo quente e variações de nuvens em todo o estado do Acre, segundo a previsão meteorológica. Pancadas de chuva podem ocorrer em pontos isolados, com baixa probabilidade de temporais intensos.
Nas microrregiões do leste e sul do estado, como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas pontuais. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 40% e 50% durante a tarde, alcançando níveis entre 85% e 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos predominam do norte, com variações de noroeste e nordeste, soprando de forma fraca a calma.
Já nas regiões do centro e oeste, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o padrão climático se repete: sol, calor e possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. A umidade mínima prevista para a tarde varia entre 45% e 55%, enquanto a máxima pode chegar a 100% no início do dia.
Comentários
Acre
Acre segue com três nomes na lista suja do trabalho escravo

Criador: Michel Filho | Crédito: Agência O Globo – Direitos Autorais: Infoglobo
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou nesta quarta-feira, 9, o cadastro de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. A nova lista, popularmente conhecida como “lista suja”, inclui 155 novos nomes. Nenhum dos novos nomes são do Acre.
Com a atualização, o total de registros ativos no cadastro chega a 745. As principais atividades econômicas envolvidas nos casos são criação de bovinos, cultivo de café e trabalho doméstico, setores historicamente associados à vulnerabilidade trabalhista.
Atualmente, o Acre conta com três pessoas na lista, são elas: Sandro Ferreira da Silva, dono da Fazenda Retiro, localizada na BR-364, km 24, no município de Manoel Urbano, permanece na lista. Além dele, Hudson Primo Coelho, com endereço registrado na Bahia, e João Paulo Nunes da Silva, residente no Mato Grosso, também constam na relação, embora não possuam propriedades no Acre.
A “lista suja” é atualizada a cada seis meses e tem como objetivo dar transparência às ações de combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil. A última atualização havia sido feita em outubro de 2024.
Você precisa fazer login para comentar.