Conecte-se conosco

Geral

Homem com tornozeleira eletrônica é preso por ameaçar ex-esposa em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito descumpriu medida protetiva e foi encontrado embriagado no bairro Miritizal

Um homem de 30 anos, identificado como Eliton, monitorado pela Justiça por meio de tornozeleira eletrônica, foi preso pela Polícia Militar em Cruzeiro do Sul por ameaçar a ex-esposa, de 57 anos, e descumprir uma medida protetiva em favor da vítima.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi até a frente da residência da ex-companheira, no bairro Miritizal, onde passou a fazer ameaças. A conduta configura descumprimento da medida protetiva, prevista na Lei Maria da Penha.

A família da vítima acionou a PM, que encontrou o homem visivelmente embriagado. Conforme relatos de moradores que estavam nas proximidades, ele também estaria fazendo uso de entorpecentes no local.

Eliton recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e ficará à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Governo do Acre conclui concretagem do viaduto do Complexo Viário da Avenida Ceará

Publicado

em

Registro histórico dos trabalhadores após a conclusão da concretagem. Foto: Luis Oliveira/Seop

De forma histórica e planejada, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), concluiu na madrugada de quarta-feira, 31, os serviços de concretagem do viaduto que integra o Complexo Viário da Avenida Ceará, a maior obra de mobilidade urbana atualmente em execução no estado. A obra segue para as próximas fases de construção do equipamento.

A etapa foi finalizada por volta das 2h30 da manhã, após quatro dias consecutivos de trabalho intenso, com equipes atuando durante a manhã, tarde, noite e madrugada. Os serviços ocorreram mesmo diante de condições adversas, como sol forte e chuva, garantindo a qualidade e a segurança da estrutura.

Ao todo, foram utilizados aproximadamente 650m³ de concreto, com mais de 100 viagens de caminhões betoneira, em uma operação que exigiu planejamento técnico, logística e dedicação das equipes envolvidas.

Obras do viaduto do Complexo Viário são realizadas no cruzamento das Avenida Ceará e Getúlio Vargas . Foto: Luis Oliveira/Seop

O gestor da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes, destacou que a conclusão dessa fase representa um marco histórico para a obra e ressaltou o empenho do governador Gladson Cameli para que o projeto avançasse.

“Por determinação e compromisso do governador Gladson Camelí, conseguimos concluir a concretagem do viaduto. Foram quatro dias de pouco sono e muito trabalho, com equipes atuando de forma contínua, de manhã, à tarde, à noite e até de madrugada. Essa é uma etapa histórica, que marca o avanço de uma obra estratégica para a mobilidade urbana do nosso estado”, afirmou Lopes.

O Complexo Viário inclui, ainda, o alargamento de faixas entre a Rua Floriano Peixoto e a Quarta Ponte, além de melhorias no sistema viário da região central, com finalização prevista para dezembro de 2026.

Com obras públicas, Estado amplia oportunidades de trabalho e renda para milhares de operários da construção civil. Foto: Luis Oliveira/Seop

A concretagem é a conclusão dos serviços preparatórios, que incluíram escavações, execução das fundações, montagem das armaduras e das formas.

O principal objetivo do Complexo Viário é garantir um corredor de ônibus para que os usuários do transporte público possam transitar entre o Terminal Urbano e a ligação da Avenida Ceará com a Avenida Getúlio Vargas de forma direta, o que diminuirá o tempo do usuário no coletivo. Com esse corredor de ônibus, quem utiliza os veículos de passeio também será beneficiado com maior fluidez e segurança no trânsito.

Participar da construção de uma grande obra é motivo de orgulho para os trabalhadores, principalmente porque poderá ser usada por quem contribuiu para erguê-la.

“Fico muito grato. É uma alegria trabalhar em uma obra de grande importância para o nosso estado. Todos se empenharam dia e noite nesta obra que vai servir, em breve, para a população. Me sinto maravilhado pela idade que tenho de participar desse feito histórico”, disse o operário Manoel Silva, de 66 anos.

Investimentos

O Complexo Viário é fruto de convênio entre o governo do Acre, por meio da Seop, e o governo federal, via Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Complexo Viário visa transformar mobilidade urbana de Rio Branco. Ilustração: Marcos Haluen/Seop

O investimento total supera R$ 30 milhões, sendo mais de R$ 17 milhões provenientes de emenda parlamentar e o restante como contrapartida do Estado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Sexta-feira será quente, ventilada e com sol entre nuvens em todo o Acre

Publicado

em

A sexta-feira (2) será marcada por tempo quente, porém com boa ventilação, em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol com variação de nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, principalmente no período da tarde. O cenário climático se repete em áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. Em algumas localidades fora do Acre, especialmente em Goiás e no Distrito Federal, há possibilidade de chuvas mais intensas.

No leste e sul do estado, que compreendem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece quente, mas bastante ventilado. O dia terá sol, nuvens e pancadas isoladas de chuva, com baixa probabilidade de temporais. A umidade relativa do ar mínima varia entre 40% e 50% durante a tarde, enquanto a máxima fica entre 85% e 95% ao amanhecer. Os ventos sopram de fracos a moderados, com rajadas ocasionais, predominando da direção noroeste, com variações do norte e do oeste.

Já no centro e oeste do Acre, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo segue quente e abafado, com sol, aumento de nuvens e chuvas pontuais. Também há baixa probabilidade de chuva forte. A umidade mínima oscila entre 50% e 60% no período da tarde, e a máxima varia de 85% a 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de fracos a calmos, com rajadas moderadas, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.

As temperaturas continuam elevadas em todas as regiões do estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as mínimas variam entre 22ºC e 24ºC, com máximas entre 32ºC e 34ºC. Em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros marcam mínimas entre 21ºC e 23ºC e máximas entre 33ºC e 35ºC. Plácido de Castro e Acrelândia registram mínimas de 22ºC a 24ºC e máximas de 32ºC a 34ºC.

Em Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, as temperaturas mínimas ficam entre 22ºC e 24ºC, com máximas entre 32ºC e 34ºC. Tarauacá e Feijó devem registrar mínimas de 22ºC a 24ºC e máximas entre 33ºC e 35ºC. Em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas variam entre 23ºC e 25ºC, enquanto as máximas chegam a 35ºC. Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, as mínimas oscilam entre 23ºC e 25ºC, com máximas entre 32ºC e 34ºC.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre determina júri popular para acusado de homicídio ocorrido em 2019

Publicado

em

Eduardo Miranda da Costa, conhecido como “Munrar”, responderá por homicídio qualificado pela morte de Alef Miranda do Nascimento

A Justiça do Acre decidiu que Eduardo Miranda da Costa, conhecido como Munrar, será submetido a júri popular pela morte de Alef Miranda do Nascimento, conhecido como “Anjo Negro”, ocorrida em 2019. A decisão consta na sentença de pronúncia assinada pelo juiz Fábio Farias, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco.

De acordo com o processo, divulgado pela TV 5, Eduardo Miranda responderá por homicídio qualificado, com as circunstâncias de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

O crime ocorreu no dia 5 de março de 2019, no ramal da Canoa, às margens da rodovia AC-40, no Segundo Distrito de Rio Branco. Conforme a acusação, a motivação estaria relacionada a uma determinação de organização criminosa, em razão de um episódio anterior envolvendo tentativa de homicídio contra uma ex-namorada, que também faria parte da mesma facção.

Eduardo Miranda estava foragido e foi preso no dia 19 de fevereiro de 2025 por policiais militares do 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre. Com a sentença de pronúncia, o acusado será julgado pelo Conselho de Sentença, em data que ainda será definida pelo Judiciário.

Outros dois envolvidos no crime, Iranildo Souza de Moura, conhecido como Mafim, e Ricardo Andrade de Oliveira, já foram julgados em maio de 2024. Ambos foram condenados pelo Tribunal do Júri. Ricardo Andrade, apontado como integrante da cúpula da organização criminosa, recebeu a pena de 28 anos, 1 mês e 15 dias de prisão, enquanto Iranildo Souza foi condenado a 20 anos, 7 meses e 15 dias.

Comentários

Continue lendo