Brasil
“Hoje este discurso de golpe já não convence mais ninguém”, afirma Rocha
As crises econômica e política que colocaram o país em recessão foram temas dos debates na Câmara Federal.
O deputado Major Rocha (PSDB – AC) destacou em seu discurso o “estelionato eleitoral” realizado pela presidente Dilma Rousseff (PT). “A Presidente se elegeu na última eleição contando mentiras para o povo brasileiro, aumentou o combustível, a energia elétrica, os impostos e agora para finalizar, vem a negociação da dívida dos Estados, onde o PT com a proposta do Governo Federal quer congelar o salário dos trabalhadores por 2 anos.”
Rocha reprovou o discurso do Poder Executivo, tachando de golpe as ações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, que avançam nas investigações da Operação Lava-Jato, e acabaram culminando com a aprovação do pedido de Impeachment da presidente.
“O PT se transformou numa organização criminosa e terá o tratamento de acordo com a lei brasileira. Não é golpe, é impeachment”, destacou o parlamentar.
O tucano lamentou ainda o envolvimento do senador Jorge Viana (PT-AC) no pedido de punição ao juiz federal Sérgio Moro.
“O senador Jorge Viana envergonha o Acre, ao tentar junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), um pedido para punir o Juiz Sérgio Moro e tentar inibir a ação do magistrado, que tem apoio de boa parte da população brasileira.”
Nesta terça-feira, 29, Rocha foi indicado pelo deputado federal Antonio Imbassahy, líder do PSDB na Câmara, para integrar a comissão mista que vai avaliar a Medida Provisória 717/2016, criando o cargo de Ministro de Estado Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República.
Esta MP foi enviada à Câmara Federal dia 16 de março, pela presidente Dilma, para garantir o status de ministro a Jaques Wagner. Na mesma data a presidente da República deu posse ao ex-presidente Lula, como Ministro Chefe da Casa Civil, com a intenção de garantir o foro privilegiado ao petista, investigado na Lava-Jato.
Assessoria PSDB AC
Comentários
Brasil
Um olhar sensível sobre elas: MPAC promove concurso sobre mulheres em situação de rua
A proposta é provocar um olhar mais humano, atento e empático, utilizando a fotografia como instrumento de expressão e conscientização

A iniciativa faz parte das comemorações pelos 12 anos do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e busca sensibilizar a população para as vivências e desafios enfrentados por essas mulheres. Foto: captada
Com o objetivo de ampliar a visibilidade das mulheres em situação de rua e estimular a reflexão social por meio da arte, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) lançou o concurso de fotografia “Quem São Elas? Um Olhar Sobre as Mulheres em Situação de Rua”.
A iniciativa faz parte das comemorações pelos 12 anos do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e busca sensibilizar a população para as vivências e desafios enfrentados por essas mulheres. A proposta é provocar um olhar mais humano, atento e empático, utilizando a fotografia como instrumento de expressão e conscientização.
O concurso está dividido em três categorias:
Celular: voltada a registros espontâneos do cotidiano;
Profissional: para fotografias que utilizem técnicas avançadas de composição e narrativa visual;
Imagem IA: destinada a criações que combinam retratos reais com recursos digitais e inteligência artificial, em representações simbólicas.
Aberta ao público em geral, a competição valoriza tanto a autenticidade de cenas reais quanto a inovação no uso da tecnologia, promovendo criatividade, engajamento e responsabilidade social por meio da fotografia.
Comentários
Brasil
Novo ministro da Previdência e presidente do INSS se reúnem neste domingo

Edfício sede do INSS, em Brasília • Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e o recém chegado presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, terão primeiro encontro neste domingo (4), em meio à pressão para que o governo devolva o dinheiro desviado de aposentados e pensionistas, por entidades associativas.
A reunião está marcada para 11h. O novo ministro convocou o presidente do INSS. Wolney também deve ir à Casa Civil, neste domingo.
Waller, que é procurador federal, não foi indicado pelo PDT, partido de Wolney e do ex-ministro Carlos Lupi. O nome dele chegou até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de auxiliares da área jurídica.
Entre funcionários da pasta, Gilberto Waller tem sido chamado de “xerife”, já que a missão é colocar ordem no INSS.
O valor estimado dos desvios é de R$ 6 bilhões, descontados ilegalmente entre 2019 e 2024. Mas este cálculo ainda não é definitivo.
Trabalhadores rurais, indígenas e outros grupos mais vulneráveis foram os mais afetados, de acordo com investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria Geral da União (CGU).
Diante da repercussão negativa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou o comando da Previdência e do INSS. Também determinou levantamento de informações e que um plano de ressarcimento fosse organizado ainda durante o feriado.
O governo pretende fazer o anúncio nesta semana.
Fonte: CNN
Comentários
Brasil
Agência aponta arcebispo do Amazonas como possível sucessor do Papa

Foto: Reprodução/Internet
O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, 74, foi incluído em uma lista de possíveis sucessores do papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril. Segundo a agência Reuters, o brasileiro aparece entre os “papáveis” para o Conclave, processo reservado aos cardeais da Igreja Católica que escolhe o novo pontífice. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2).
Nomeado o primeiro cardeal da Igreja Católica da Amazônia em 2022, o cardeal brasileiro tem se destacado por defender causas alinhadas ao legado de Francisco, como a proteção ambiental e a tolerância religiosa.
O papa Francisco nomeou Steiner, como primeiro cardeal da Amazônia durante o consistório para a criação de 20 novos cardeais da Igreja Católica, em agosto de 2022. A cerimônia ocorreu durante celebração eucarística na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Outros dois brasileiros também são cotados: Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador.