Acre
Há quase 1 ano da enchente, hospital de Xapuri ainda está em reforma; moradores protestam
Os atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados em unidade básica de saúde
Por causa da enchente histórica do rio Acre no ano passado, o Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri, distante 188 km de Rio Branco, continua fechado para reforma. No mês passado, líderes comunitários fizeram um protesto exigindo o imediato funcionamento da unidade.
Os atendimentos, apenas de urgência e emergência, continuam sendo feitos na Unidade Básica de Saúde José Fadulo, localizada no bairro Pantanal.
“Isso é um absurdo. É muito descaso com a nossa população, que está fazendo quase todo tipo de tratamento em Rio Branco”, desabafou o presidente da Associação de Moradores do bairro Síbéria, João Jorge Cosmo da Silva.

“Isso é um absurdo. É muito descaso com a nossa população”, disse João Jorge/Foto: Charlton Lopes/ContilNet
Segundo ele, a unidade não possui condição adequada para atender a população. “As condições são ineficientes para atender a população. O espaço é muito pequeno. Não tem condições de funcionar ali um hospital. Que o governo construa o mais rápido possível”, disse ele, afirmando que, desde fevereiro, vem fazendo a reivindicação e até o momento não obteve uma resposta do governo do Estado.
Em recente visita à unidade, líderes comunitários atestaram vários problemas. “Até a esterilização das roupas de cama e dos pacientes estão sendo feitas em Brasiléia, pois Xapuri não dispõe de uma autoclave. Além de uma péssima estrutura física, a unidade carece de um espaço para instalar o aparelho de raios-x ”, relata João Jorge.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde do Acre e foi informada que o Estado ainda não estipulou prazo para que o hospital volte a funcionar.
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes prestigia inauguração da nova unidade da Defensoria Pública em Epitaciolândia
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, participou nesta quarta-feira (14) da inauguração da nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre no município. A iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento do acesso à Justiça e na ampliação do atendimento à população em situação de vulnerabilidade na região do Alto Acre.
A nova sede passa a atender os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, beneficiando diretamente mais de 44 mil habitantes, garantindo mais cidadania, dignidade e direitos às pessoas que mais necessitam de assistência jurídica gratuita.
Durante a solenidade, autoridades destacaram a importância da parceria institucional para a concretização do projeto. Foram registrados agradecimentos à defensora pública-geral do Acre, Juliana Marques Cordeiro, e a toda a equipe da Defensoria pelo trabalho realizado. Também foi reconhecido o apoio do Governo do Estado, do prefeito Sérgio Lopes, dos vereadores do município e da vice-governadora Mailza Assis, apontada como incentivadora da Defensoria Pública desde o período em que assumiu uma cadeira no Senado Federal.
A Defensoria Pública do Estado do Acre tem como missão garantir, de forma gratuita, o acesso à Justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O novo prédio foi construído em terreno doado pela Prefeitura de Epitaciolândia e está localizado no bairro Aeroporto, oferecendo uma estrutura própria, moderna e totalmente acessível à população.
Com investimento superior a R$ 1,2 milhão, proveniente do orçamento da própria instituição, a unidade conta com recepção, salas de atendimento, gabinetes, setores administrativos e espaços adaptados para assegurar conforto, dignidade e eficiência no atendimento ao público.
A nova sede já entrou em funcionamento na manhã da inauguração e realizou os primeiros atendimentos, consolidando mais um passo na ampliação dos serviços públicos essenciais na região do Alto Acre.
Comentários
Acre
Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta
Com a previsão de chuvas acima da média para o período, o governo do Acre intensificou, nesta quinta-feira, 15, o monitoramento dos níveis do Rio Juruá e de seus principais afluentes. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com parceria da Defesa Civil, como medida preventiva para reduzir riscos à população ribeirinha.
De acordo com os dados mais recentes, o nível do Rio Juruá ultrapassou a cota de alerta pela segunda vez este ano. A medição atual é de 11,96m, o que acende um sinal de atenção para possíveis impactos, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a alagações. As equipes técnicas acompanham a evolução do volume de água de forma contínua, realizando medições diárias e vistorias nas comunidades mais próximas das margens.

Segundo o major Josadac Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, o monitoramento antecipado é fundamental para garantir uma resposta rápida, caso o cenário se agrave. “Estamos acompanhando de perto a elevação do rio e mantendo nossas equipes em prontidão. O objetivo é agir de forma preventiva, orientando a população e adotando medidas necessárias para minimizar danos”, destacou o oficial.
A Defesa Civil Estadual disse que, até o momento, não há registro de ocorrências graves, mas alerta para que moradores de áreas de risco fiquem atentos às orientações dos órgãos oficiais.
The post Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Governo convoca 92 aprovados no concurso do Detran/AC para inspeção médica e entrega de documentos
Chamamento contempla cargos de níveis superior e técnico em dez municípios; posse deve ocorrer até 13 de fevereiro























Você precisa fazer login para comentar.