Conecte-se conosco

Acre

Há dois meses como líder, Astério ainda passa por “adaptação”

Publicado

em

asterio061212O deputado Astério Moreira (PEN) completa em abril dois meses à frente da liderança do governo Tião Viana na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Parlamentar de primeiro mandato, ele substituiu Moisés Diniz (PCdoB), que ocupou a função por seis anos –quatro no governo Binho Marques e dois sob Viana.

Astério Moreira teve poucos desafios neste período. Com o governo tendo uma ampla base fiel, ele encontra poucas dificuldades para conduzir a base. Com a oposição pequena e ainda mais reduzida quando o assunto é atuação de fato, o deputado enfrenta dificuldades apenas para neutralizar os torpedos oposicionistas.

Os principais embates dele ocorre com Wherles Rocha (PSDB) e Gilberto Diniz (PTdoB), ambos com os discursos mais duros contra o Palácio Rio Branco. Astério Moreira faz muitos “arrodeios” antes de chegar ao xis da questão. Se os oposicionistas questionam a existência de recursos pelo governo, Astério Moreira passa pela Cidade do Povo, piscicultura, pequenos negócios e outras ações de Tião Viana.

Astério Moreira tem a melhor das intenções ao tentar fazer a defesa do governo, mas as respostas ficam longe do ponto de discussão. O líder tenta enfraquecer o debate da oposição desqualificando-a, Ao mesmo tempo que enaltece a importância da oposição na democracia, Astério a destrata.

Esta é uma postura oposta de seu antecessor. Já vacinado pelo longo tempo na Casa, Moisés Diniz tinha alvos certos em seus embates com a oposição, muitas das vezes não permitindo o contra-ataque por Rocha ou Gilberto Diniz.

Astério Moreira está somente há dois meses no cargo e é deputado de primeiro mandato. Os próximos meses serão decisivos para definir o perfil do novo líder e se conseguirá responder à altura as críticas oposicionistas. Com a proximidade de 2014, a tendência é as discussões ficaram mais intensas.

Por Fábio Pontes

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Agenda SMCCI – 12 de fevereiro de 2026

Publicado

em

Agenda Diária 12-02-2026

<p>The post Agenda SMCCI – 12 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC funcionará em regime de plantão durante o Carnaval

Publicado

em

FOTO: ASCOM

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) funcionará em regime de plantão entre segunda e quarta-feira, 16 a 18 de fevereiro, em razão do feriado de Carnaval. Nesse período, não haverá atendimento presencial nas unidades do Judiciário, sendo analisadas apenas medidas consideradas urgentes.

De acordo com TJAC, com a suspensão das atividades regulares, os prazos processuais ficam interrompidos e voltam a correr após o período de plantão. No site do TJAC está disponível a lista com as servidoras e os servidores designados para atuar nesses dias.

Também haverá plantão com suporte na área tecnológica em caso de intercorrências nos sistemas de tramitação de processos.

Durante o plantão judiciário poderão ser apreciados pedidos de liminar em mandados de segurança e habeas corpus, solicitações de liberdade provisória, sustação de ordem de prisão, entre outras medidas que demandem urgência.

Os atendimentos presenciais serão retomados na quinta-feira, 19, das 7h às 14h.

Com informações do TJAC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura realiza operação “De Volta para Casa” e encerra assistência às famílias atingidas por enxurradas em Rio Branco

Publicado

em

Ação da Defesa Civil marca fim do acompanhamento emergencial após cheia do Rio Acre; órgão alerta para risco de novos eventos no período chuvoso

Foto: Defesa Civil Municipal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza nesta quinta-feira, 12, a operação “De Volta para Casa”, destinada às famílias que haviam sido deslocadas para residências de parentes ou amigos em razão das enxurradas e do transbordamento do Rio Acre.

De acordo com o município, a ação foi concentrada exclusivamente nesta data por questões logísticas. Com isso, a Defesa Civil conclui o ciclo de acompanhamento e apoio prestado às famílias atingidas pelos eventos climáticos recentes na capital.

A operação marca o encerramento da assistência emergencial iniciada após a elevação do nível do Rio Acre e os registros de enxurradas em diferentes bairros da cidade. Durante o período crítico, equipes atuaram no monitoramento de áreas de risco, no suporte às famílias desalojadas e na prestação de auxílio humanitário.

Apesar da finalização desta etapa, a Defesa Civil alerta que o risco de novos transbordamentos ou enxurradas permanece, especialmente diante das condições climáticas típicas do período chuvoso.

Comentários

Continue lendo