Conecte-se conosco

Geral

Greve do INSS: homem dorme em borracharia para conseguir atendimento no AC e espera mais de 12h

Publicado

em

Beneficiário José Evangelista dorme em borracharia para conseguir atendimento no AC e espera mais de 12h — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Beneficiário José Evangelista dorme em borracharia para conseguir atendimento no AC e espera mais de 12h — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Por Alcinete Gadelha, g1 AC

A busca pelo atendimento na agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Rio Branco, tornou-se uma maratona para os beneficiários que buscam por atendimento durante a greve dos servidores do órgão, que começou no dia 28 de março e teve adesão dos médicos peritos na última semana.

VEJA O QUE OS SERVIDORES DO INSS PEDEM

O beneficiário José Evangelista de Albuquerque esperou pelo menos 13 horas para garantir uma das 20 fichas que estão sendo distribuídas diariamente. Morador do Bairro Estação Experimental, chegou na agência às 19h ainda da terça-feira (5), dormiu em uma borracharia ao lado do prédio.

Esta foi a segunda tentativa nesta semana. Na primeira vez, ele chegou às 5h, mas não conseguiu o atendimento, mas nesta quarta-feira (6), conseguiu a primeira ficha.

Greve dos servidores do INSS começou dia 28 de março no Acre — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre Greve dos servidores do INSS começou dia 28 de março no Acre — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

“Dormi ali na borracharia, vim antes de ontem e sobrei, não consegui pegar a ficha e estou necessitando porque vou viajar para fora do estado. Nós todos somos humilhados porque a pessoa, às vezes, já está para cair porque estou que quase não me aguento em pé porque as minhas duas pernas são descoladas e tem que ficar em pé, não tem uma cadeira. Isso é incrível”, disse.

De resguardo, com a filha recém-nascida, a dona de casa Jarliane de Souza Xavier, veio de Boca do Acre, chegou às 4h desta terça, mas não conseguiu ser atendida.

“Cheguei às 4h da manhã para ver se tenho direito de receber esse mês porque meu esposo faleceu no dia 13 de março. Então, quero ver se recebo por esse mês. Fui ao banco e me informei e me mandaram vir aqui no INSS porque tem uma quantia pendente. Meu marido era daqui e morava aqui com ele, como ele faleceu, voltei para Boca do Acre e não tenho condições de nada, de pagar estas continhas dele que ficaram. Isso é uma pouca vergonha porque estou com 16 dias de resguardo estou com minha filha no sol”, lamentou.

Jarliane de Souza Xavier, veio de Boca do Acre, chegou às 4h desta terça, mas não conseguiu ser atendida — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Jarliane de Souza Xavier, veio de Boca do Acre, chegou às 4h desta terça, mas não conseguiu ser atendida — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Greve do INSS

O movimento grevista da categoria é por tempo indeterminado. Com isso, o atendimento é mantido apenas para demandas agendadas há mais de 20 dias na agência de Rio Branco, exceto as perícias. E também há limite de fichas diárias.

José Margarido, técnico de seguro social, disse que a greve continua e possivelmente vai se estender pelo resto da semana e seguir pela semana seguinte tendo em vista que outras categorias estarem aderindo ao movimento.

“Os servidores estão doentes com sobrecarga de serviço, porque é uma demanda enorme e você vê que estamos com uma fila de atendimentos. Não é mais uma greve dos servidores do INSS e se tornou uma greve pelo INSS. A alegação [sobre uma possível negociação] é que estão esperando uma proposta legislativa que se encontra em tramitação no congresso nacional e que trata de modificações no orçamento para poder em conjunto com toda a categoria dos servidores públicos par afazer a análise do concurso público e das perdas salariais”, pontuou.

Colaborou Andryo Amaral, da Rede Amazônica Acre

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Ação integrada da PCAC resulta na prisão de suspeitos de tortura e na apreensão de adolescente

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu nesta sexta-feira, 5, três homens e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento em crimes de tortura em Marechal Thaumaturgo, violação de domicílio, ameaça e associação criminosa. A operação ocorreu logo após a vítima conseguir escapar e pedir socorro.

Polícias Civil e Militar prendem três homens e apreendem adolescente por tortura e associação criminosa no interior do Acre. Foto: cedida

De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, que coordenou a ação juntamente com o tenente João Oliveira, o grupo teria invadido a residência de um usuário de drogas, onde passou a espancá-lo enquanto proferia ameaças de morte. “Eles afirmaram que iriam matar a vítima. Ele conseguiu se desvencilhar e procurar ajuda da irmã, que veio até a delegacia pedir apoio”, explicou o delegado.

A partir do pedido de socorro, as equipes policiais iniciaram diligências imediatas e localizaram todos os envolvidos. Entre os detidos está um indivíduo apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua no município. Segundo o delegado Marcílio, durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçá-lo de morte: “Ele disse que, ao sair da cadeia, iria me matar caso eu o prendesse”, relatou.

Os três adultos detidos passarão por audiência de custódia, enquanto o adolescente permanecerá apreendido à disposição da Justiça, aguardando decisão judicial posterior.

Comentários

Continue lendo

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo