Conecte-se conosco

Geral

Greve da Receita Federal começa a afetar fiscalização de cargas no país

Publicado

em

Por causa do protesto dos auditores, cerca de 200 veículos estão parados na alfândega em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela

Cerca de 200 caminhões estão parados na alfândega da Receita em Pacaraima (RR)
Foto: Alisson de Oliveira/Arquivo Pessoal

Por R7

A greve dos servidores da Receita Federal começa a afetar a fiscalização das cargas que entram no país. Cerca de 200 caminhões estão parados na alfândega do órgão em Pacaraima, município de Roraima que fica na fronteira com a Venezuela. A categoria iniciou as paralisações na última segunda-feira (3), em protesto ao Orçamento de 2022 aprovado pelo Congresso Nacional. Até o momento, 1.273 cargos foram entregues.

De acordo com o Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), a greve segue por tempo interdeminado. Enquanto isso, outras 800 carretas esperam a liberação de cargas como arroz, feijão, café e açúcar nas alfândegas de Pacaraima (RR), Boa Vista (RR) e Manaus (AM).

Desde 27 de dezembro último, os auditores reivindicam acordos do governo federal com a Receita Federal que não foram cumpridos. Segundo o Sindifisco, a categoria enviou um ofício ao presidente Jair Bolsonaro no dia 16 de setembro do ano passado com pedido de inserção de bônus de eficiência, previsto na lei 13.464/2017. O documento só foi entregue, por meio do Ministério da Economia, em 7 de dezembro. Até então, nada foi feito, de acordo com o sindicato.

“Como Paulo Guedes [ministro da Economia] deu uma contraordem, retirando o recurso do Orçamento, a categoria explodiu. Não tivemos nenhum avanço. Apenas circulam informações já sabidas e pedidos de votos de confiança que já não mais encontram eco na categoria, acostumada a ver seus acordos descumpridos nos últimos cinco anos”, destacou o presidente do Sindifisco Nacional em Brasília, George Alex Lima de Souza.

Nesta quarta-feira (5), o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), se reuniu com representantes do Sindifisco para prestar apoio às reivindicações da categoria. Por meio da Secretaria de Governo do Estado, ele informou que entrou em contato com o ministro Paulo Guedes e o chefe-geral da Receita Federal em Brasília, Júlio César Vieira, para sensibilizá-los sobre a situação dos auditores-fiscais.

Banco Central

Os servidores do Banco Central também estão mobilizados e devem entregar 500 cargos comissionados ainda nesta semana, segundo o Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), caso as negociações com o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, não avancem.

Na última segunda-feira (3), a categoria iniciou a elaboração da lista de exonerações e ações para atrair ainda mais servidores para a mobilização contra o Orçamento de 2022, que concedeu reajuste salarial somente às carreiras policiais.

Uma paralisação nacional já está marcada para o próximo dia 18. “A expectativa é que alcancemos um total de mil cargos entregues por meio de um movimento de pressão coletiva”, disse o presidente do Sinal, Fábio Faiad.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil do Acre passa a enviar intimações oficiais por WhatsApp

Publicado

em

Medida busca modernizar procedimentos, agilizar comunicações e ampliar o acesso da população às informações processuais

A Polícia Civil do Acre passou a contar com um canal exclusivo pelo WhatsApp para o envio de intimações oficiais à população. A iniciativa tem como objetivo modernizar os procedimentos, dar mais agilidade às comunicações e facilitar o acesso dos cidadãos às informações relacionadas a investigações e atos processuais.

As intimações serão encaminhadas por meio dos números (68) 99918-0000 e (68) 99938-2060. Pelo aplicativo, os intimados receberão diretamente em seus celulares documentos oficiais contendo informações detalhadas, como data, horário, delegacia responsável e endereço para comparecimento.

De acordo com a Polícia Civil, as comunicações enviadas pelo WhatsApp possuem documento oficial devidamente assinado por um delegado de polícia, o que garante a autenticidade da intimação e a segurança jurídica do procedimento.

A medida também visa reduzir custos operacionais, otimizar o trabalho das equipes policiais e tornar o atendimento mais eficiente, acompanhando a evolução das ferramentas digitais na prestação dos serviços públicos no estado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar apreende 137 quilos de drogas em Sena Madureira em 2025, aumento de 407%

Publicado

em

Ações do 8º BPM retiraram cocaína e maconha de circulação; corporação atribui resultado a patrulhamento, inteligência e denúncias da população

De acordo com dados oficiais da corporação, aproximadamente 137 quilos de entorpecentes foram apreendidos em diferentes ocorrências, envolvendo principalmente cocaína e maconha. Foto: captada 

O 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre (8º BPM), com atuação em Sena Madureira, apreendeu aproximadamente 137 quilos de drogas ao longo de 2025, o que representa um aumento de 407% em relação ao ano anterior. O volume inclui principalmente cocaína e maconha retiradas de circulação em diferentes operações realizadas na região.

As apreensões foram resultado de abordagens, patrulhamento ostensivo, ações de inteligência e denúncias da comunidade. A PM destaca que o crescimento expressivo reflete o fortalecimento das estratégias de combate ao tráfico e ao crime organizado no município e em áreas sob sua responsabilidade.

O volume de drogas retirado de circulação representa um aumento de 407% em relação ao ano de 2024, evidenciando a intensificação das ações policiais e o fortalecimento das estratégias de enfrentamento ao crime organizado na região. Foto: captada 

A corporação reforçou que continuará intensificando o trabalho preventivo e repressivo ao longo do ano, com o objetivo de coibir o tráfico de entorpecentes, reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região.

O efetivo do 8º BPM atua em Sena Madureira e municípios vizinhos

A PM destaca ainda que o trabalho preventivo e repressivo continuará sendo intensificado ao longo do ano de 2026, com o objetivo de coibir o tráfico de drogas na região, reduzir a criminalidade e promover a sensação de segurança para a comunidade local.

8º BPM apreende 137 quilos de drogas em Sena Madureira e registra aumento expressivo em 2025. Foto: art/assessoria

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de incendiar casa da ex por recusar fim de relação é condenado no AC

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Câmara Criminal deu provimento à apelação interposta pelo Ministério Público, acolhendo o pedido de reparação pelos danos decorrentes de um incêndio criminoso ocorrido no município de Feijó, que atingiu a residência de uma vítima de violência doméstica. A decisão foi publicada na edição nº 7.954 do Diário da Justiça (p. 13), desta segunda-feira, 9.

O réu não aceitava o fim do relacionamento que durou sete meses. O crime foi confessado e comprovado por laudos periciais e imagens de câmeras, as quais atestaram a ação direta e intencional.

A vítima relatou um histórico de perseguição após o término, destacando a insistência e ameaças em ir na escola onde ela estudava. Na madrugada do ocorrido, a intenção era tentar falar com a jovem, então bateu na janela do quarto, que ficava na varanda. Como ela não abriu, foi provocado o incêndio. As chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros.

O desembargador Samoel Evangelista, relator do processo, enfatizou que o incêndio expôs a perigo a vida, a integridade física e o patrimônio da vítima. Portanto, foi fixada a reparação em R$ 2 mil.

O réu foi condenado a quatro anos de reclusão, em regime inicial aberto, mais o pagamento de 13 dias-multa. Com a decisão unânime do Colegiado, ele deverá pagar ainda uma reparação de R$ 2 mil. O processo tramita em segredo de Justiça.

Com informações do TJAC

Comentários

Continue lendo