Conecte-se conosco

Flash

Governo reforça em mais de 80% efetivo dos bombeiros no combate às queimadas e na prevenção de incêndios florestais no Acre

Publicado

em

Atualmente 126 militares atuam diariamente no combate às queimadas e na prevenção de incêndios florestais. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AC), reforçou em mais de 80% o efetivo para atuar diariamente no combate às queimadas e na prevenção de incêndios florestais no Acre.

A corporação conta diariamente com 69 militares que atuam em nove unidades operacionais nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Feijó, que atendem todos os municípios do estado.

Agora, as equipes receberam um reforço de mais 57 militares do Acre mobilizados pela Força Nacional, totalizando 126, diariamente, e 30 viaturas empregadas.

Esses combatentes participaram da 15ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) Florestal, realizada de 25 a 29 de setembro, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).

A capacitação foi uma realização do governo do Acre, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Força Nacional. Os combatentes receberam 55 horas-aula em qualificações de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios florestais, sobrevivência em ambientes de selva e outras áreas afins.

A representante do CBM/AC na Sala de Situação de Comando e Controle Ambiental, capitã Francisca Fragoso, ressaltou que o Corpo de Bombeiros tem reforçado as atividades de prevenção, com a formação de brigadas e orientações às comunidades. “Como nesse ano há uma anomalia climática, essas atividades serão estendidas até o início do mês de dezembro para garantir os bons resultados apresentados pelo Estado do Acre na proteção ambiental”, afirmou.

Redução dos focos de queimadas

O Acre vem reduzindo significativamente o número de focos de queimadas desde o início do ano. Se comparado o período de 1° de janeiro a 30 de setembro de 2022 e 2023, o estado reduziu 52%, sendo 9.781 focos no ano passado e 4.723 este ano.

Esses resultados se devem à atuação conjunta entre os órgãos de comando e controle ambiental, que têm atuado de forma integrada, com tomada de decisões deliberadas em reuniões semanais, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Fenômenos Climáticos

O período de estiagem que a Região Norte está enfrentando é agravado pelo fenômeno El Niño, que promove o aquecimento anormal do Oceano Pacífico Equatorial. Além do El Niño, que está mais forte este ano, as águas do oceano Atlântico próximo da costa brasileira estão mais aquecidas.

Além das temperaturas ficarem mais elevadas, o aquecimento das águas do oceano também desencadeia a redução de chuvas na região.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Adolescente de 13 anos é atingido por disparo acidental durante caçada em área rural de Manoel Urbano

Publicado

em

O adolescente T. O. S., de 13 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo na manhã desta terça-feira (30), durante uma caçada em uma propriedade rural localizada no km 18 do Ramal do Portella, com acesso pelo km 8 da BR-364, no trecho entre Manoel Urbano e Feijó, no interior do Acre.

De acordo com informações repassadas por testemunhas, o adolescente estava acompanhado do irmão quando ambos entraram em uma área de mata para caçar. Em determinado momento, o irmão teria se deslocado até um igarapé para beber água e, ao se agachar, manuseou uma espingarda de forma inadequada. A arma acabou caindo e, ao tocar o solo, efetuou um disparo acidental.

O tiro atingiu o ombro esquerdo do adolescente, provocando sangramento intenso. Ao ouvir o disparo, o irmão correu até o local e encontrou a vítima caída. O jovem foi socorrido inicialmente até a residência da família e, em seguida, encaminhado à Unidade Mista de Saúde do município.

Após a avaliação médica, os profissionais constataram a gravidade do ferimento e optaram pela transferência do adolescente para o pronto-socorro de Rio Branco, onde ele passaria por exames complementares e acompanhamento especializado.

Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Manoel Urbano informaram que não havia registro oficial da ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Flash

Motorista de aplicativo é rendido, amarrado e tem carro roubado durante corrida em Sena Madureira

Publicado

em

Um motorista de aplicativo viveu momentos de terror ao ser rendido e ter o carro roubado durante uma corrida na noite desta segunda-feira (29), em Sena Madureira, no interior do Acre. O veículo, um Fiat Mobi, foi localizado na manhã desta terça-feira (30), após denúncias de moradores que auxiliaram a polícia nas buscas.

Segundo as informações apuradas, os criminosos solicitaram a corrida com destino ao km 10 da estrada de Manoel Urbano. Durante o trajeto, o motorista foi surpreendido por dois indivíduos armados — um deles com um revólver e o outro com uma arma de fabricação caseira. A vítima foi rendida, teve as mãos amarradas e foi levada até um ramal em uma área afastada.

Após o assalto, os suspeitos fugiram levando o veículo, cartões bancários, um óculos escuro e um aparelho celular Samsung A52. O motorista foi abandonado nas proximidades de uma ponte e conseguiu pedir ajuda algum tempo depois.

Relatos de moradores foram fundamentais para a reconstituição do caso. Testemunhas informaram que o motorista foi visto correndo e pedindo socorro, ainda com as mãos amarradas, no ramal conhecido como Tonha Vieira. Ele foi acolhido por moradores da região, que o conduziram até um ponto onde a polícia já realizava diligências.

Apesar do susto e do trauma, a vítima não sofreu ferimentos graves e passa bem.

Ainda de acordo com o motorista, o telefone utilizado para solicitar o transporte teve a foto de perfil alterada após o crime, exibindo a imagem de um possível integrante de organização criminosa conhecido pelo apelido de “Terror”.

Após novas denúncias, a guarnição policial localizou o Fiat Mobi escondido em uma área de matagal no bairro Ana Vieira. O veículo não apresentava sinais aparentes de avarias. A perícia chegou a ser acionada, mas não havia perito disponível no momento, e o carro foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.

A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e localizar os envolvidos no crime.

Comentários

Continue lendo

Flash

Detran divulga calendário de licenciamento anual de veículos para 2026

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou a Portaria nº 1.196, de 19 de dezembro de 2025, que define os prazos para a renovação do licenciamento anual de veículos automotores em todo o estado no exercício de 2026.

Conforme a portaria, o calendário de licenciamento seguirá o algarismo final da placa do veículo. Proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 deverão regularizar a situação até 31 de março. Para os finais 3 e 4, o prazo se encerra em 30 de abril; final 5, em 29 de maio; final 6, em 30 de junho; final 7, em 31 de julho; final 8, em 31 de agosto; final 9, em 30 de setembro; e final 0, em 30 de outubro.

Detran divulga calendário para o pagamento do IPVA 2026. Foto: Assessoria Detran

O Detran destaca que o licenciamento anual é obrigatório e garante a circulação regular do veículo, além de evitar penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como multas, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo. A autarquia orienta os proprietários a ficarem atentos aos prazos e a buscarem os canais oficiais do órgão para mais informações sobre o procedimento

Comentários

Continue lendo