fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo realiza mais de 900 atendimentos na capital e interior, com cirurgias e mutirões de saúde mental e exames, neste sábado

Publicado

em

A presidente da Funhacre, Soron Steiner, reforçou que este é o segundo mutirão em uma semana, demonstrando que a parceria entre Sesacre e Fundhacre tem resultados positivos para a população

Mutirão de saúde mental resultou no atendimento de 700 pessoas na Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou neste sábado, 15, três ações de promoção à saúde, totalizando 942 atendimentos na capital e no interior, como mais um passo na redução das filas no estado.

Na capital acreana, o mutirão de consultas com foco em saúde mental proporcionou atendimento médico especializado a 700 pacientes que aguardavam em demanda reprimida, como é o caso da dona de casa Maria Raimunda Ferreira, de 43 anos.

Dona Raimunda é moradora de Rio Branco e se disse feliz por ter sido chamada para o mutirão. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Ontem, quando a moça me ligou para falar que a consulta seria hoje, eu fiquei até em dúvida, porque seria no sábado. Mas as pessoas precisam muito desse cuidado, né? Tem gente que interpreta que, por fazer acompanhamento psiquiátrico ou psicológico, a pessoa já é ‘doida’. Acho que as pessoas têm que focar mais nesse assunto, porque ainda existe muito tabu sobre isso. Eu achei a iniciativa [do mutirão] ótima”, avaliou Raimunda, moradora de Rio Branco.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reforçou que a redução das filas é uma das principais bandeiras levantadas pelo governo. “Uma das maiores bandeiras do governador Gladson Cameli é a redução das filas, seja nas cirurgias, nos exames complementares ou nas consultas com especialistas. Então, hoje, aqui na Fundação Hospitalar, estamos com esse mutirão voltado para a saúde mental, com 700 pacientes atendidos, o que representa o compromisso da gestão com a saúde da população de forma global, tanto física quanto mentalmente”, destacou Pascoal.

Mutirão é fruto de parceria entre Sesacre e Fundhacre e representa o compromisso do governo do Estado com a saúde da população em sua plenitude. Foto: Luan Martins/Sesacre

A presidente da Funhacre, Soron Steiner, reforçou que este é o segundo mutirão em uma semana, demonstrando que a parceria entre Sesacre e Fundhacre tem resultados positivos para a população. “É a parceria entre Fundhacre e Sesacre que permite que ações como essa aconteçam constantemente, com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos pacientes.

Hoje, são 700 pacientes atendidos em regime de mutirão, com 23 profissionais especializados em saúde mental. Seguimos com o nosso compromisso de atacar as filas mais robustas, não só de consultas ambulatoriais especializadas, mas também de cirurgias eletivas na Fundação Hospitalar”, frisou.

Já o promotor de Justiça Ocimar Sales, da 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde do Ministério Público do Acre (MPAC), enfatizou a importância da iniciativa. “Ações como essa são extremamente importantes. São estratégias que vão ao encontro desse anseio da população e justamente dão essa atenção especializada para o paciente, especialmente nessa questão da saúde mental. Muitas vezes a gente fala disso em campanhas, em outras ações, e um mutirão como esse ele é algo que, de fato, impacta significativamente para que a gente possa impulsionar essa fila, reduzir tempo de espera, dar o tratamento adequado para esses pacientes, inclusive para que eles justamente não se agravem no quadro clínico que eles já se apresentam. Então para nós, enquanto Ministério Público, é uma estratégia extremamente importante que tem dado certo em outras temáticas também”, destacou.

Audiometria no CER III

Exame de audiometria tem o objetivo de avaliar a capacidade do paciente em ouvir e reconhecer os sons. Foto: Luan Martins/Sesacre

Além do mutirão de consultas em saúde mental, outro mutirão realizado neste sábado foi o de exames de audiometria, que resultou no atendimento de 120 pacientes no Centro Especializado em Reabilitação (CER III).

A senhora Mônica Gonçalves comentou: “A gente fica muito grato quando tem esses mutirões, seja para qual for a especialidade, porque a gente fica ansioso pelos resultados. Então, quando tem esses mutirões, é uma bênção para todo mundo, para a sociedade, porque a gente fica aguardando e aquela ansiedade no diagnóstico. E quando a gente recebe logo, já sabe o caminho que vai trilhar de acordo com o resultado dos exames. Eu também quero parabenizar a equipe. Agente vem com uma carência de fazer o exame, que ficamos tanto tempo na espera. E aí, quando chegamos aqui, somos mais abraçados pela equipe, e isso é muito bom.”

Mônica acompanhou o filho no exame. Foto: Luan Martins/Sesacre.

A gerente-geral do CER III, Cinthia Brasil, esclareceu que os pacientes diagnosticados com alguma deficiência auditiva já saem com o agendamento para receber a prótese auditiva na próxima semana. “É importante destacar que o CER III não é voltado unicamente para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas para todo tipo de deficiência intelectual, física e auditiva, não sendo excludente e respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde. Quanto à deficiência auditiva, o Programa Saúde Auditiva visa promover a assistência aos pacientes com deficiência ou perda auditiva, além de dar continuidade ao tratamento dos pacientes já atendidos, oportunizando diagnóstico e protetização para os usuários da Rede Estadual de Saúde”, ponderou Brasil.

Além dos mutirões de consultas e exames, este sábado de promoção à saúde, se destacou pela realização de cirurgias eletivas no âmbito do programa Opera Acre, com a realização de 46 cirurgias, das quais seis em Cruzeiro do Sul, 10 em Senador Guiomard, 10 na Fundhacre e outras 50 cirurgias em Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gladson Camelí reforça compromisso com Marechal Thaumaturgo em evento histórico de entrega de equipamentos e investimentos estruturantes

Publicado

em

Na solenidade, Gladson Camelí assinou também a ordem de serviço para a construção do 4º Pelotão Destacado do 6º Batalhão da Polícia Militar no município, fortalecendo a segurança pública

Camelí acompanhou a entrega histórica de 367 equipamentos agrícolas para a população rural de Marechal Thaumaturgo. Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador Gladson Camelí acompanhou na manhã deste sábado, 22, a entrega histórica de 367 equipamentos e implementos agrícolas para a população rural e ribeirinha de Marechal Thaumaturgo, resultado de emendas do deputado federal Zezinho Barbary, que totalizam um investimento de R$ 4,5 milhões.

O evento reuniu importantes lideranças políticas, incluindo a vice-governadora Mailza Assis, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, e o senador Sérgio Petecão, todos reafirmando seu compromisso com o município e reforçando a importância da união entre as esferas de governo para o avanço da região.

Com a realização da entrega pela Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, o governador aproveitou para destacar o papel fundamental do Estado como parceiro da gestão municipal, viabilizando investimentos que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Na solenidade, Gladson Camelí assinou também a ordem de serviço para a construção do 4º Pelotão Destacado do 6º Batalhão da Polícia Militar no município, fortalecendo a segurança pública. O governador também oficializou a entrega de duas escolas indígenas, um avanço significativo para a educação local, e entregou capacetes e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) sociais, promovendo mais segurança e oportunidades de trabalho para os moradores.

Governador aproveitou para destacar o papel fundamental do Estado como parceiro da gestão municipal. Foto: Diego Gurgel/Secom

Outro destaque foi a entrega da revitalização do Ginásio Poliesportivo Raimundo Bezerra Frota, um espaço fundamental para a prática esportiva e a integração da juventude de Marechal Thaumaturgo.

“Esta entrega de equipamentos e o anúncio de nossos investimentos é mais uma prova do nosso compromisso com Marechal Thaumaturgo. Juntos, estamos garantindo mais estrutura para os produtores rurais e fortalecendo a economia local. Quando trabalhamos unidos, quem ganha é a população. E reforço aqui meu compromisso pela conclusão da passarela de Marechal Thaumaturgo, diminuindo o isolamento dessa população”, disse o governador.

Compromisso com o desenvolvimento

Em seu discurso, o governador reafirmou sua relação histórica e afetiva com a região do Juruá e destacou que sua gestão está comprometida em levar investimentos que impulsionam o desenvolvimento dos municípios acreanos.

Governador reafirmou sua relação histórica e afetiva com a região do Juruá. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Tenho uma relação profunda com essa região. Meu pai, meus tios e meus avós viveram e trabalharam duro nos seringais da vizinha Porto Walter. Estar aqui como governador para ajudar esse povo valoroso me dá uma satisfação imensa”, afirmou Gladson Camelí.

O deputado federal Zezinho Barbary, autor das emendas que viabilizaram a maior entrega de equipamentos agrícolas da história de Marechal Thaumaturgo, reforçou a importância dos investimentos na agricultura familiar. “Nosso compromisso é fortalecer os produtores rurais, que trabalham sob sol e chuva para garantir o sustento de suas famílias e abastecer nossas mesas”, destacou o parlamentar.

Deputado federal Zezinho Barbary, autor das emendas que viabilizaram a maior entrega de equipamentos agrícolas da história de Marechal Thaumaturgo. Foto: Diego Gurgel/Secom

Parceria para avançar

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado, agradeceu ao governador pelo apoio contínuo e ressaltou os avanços obtidos no município graças às parcerias com o governo estadual e a bancada federal. “Gladson Cameli é um grande líder que tem transformado a vida do nosso povo. Com essas entregas e investimentos, nossa população tem mais dignidade, segurança e oportunidades”, declarou.

A presença da vice-governadora Mailza Assis, do presidente da Aleac, Nicolau Júnior, e do senador Sérgio Petecão fortaleceu ainda mais o compromisso coletivo em apoiar os municípios de difícil acesso, garantindo que Marechal Thaumaturgo continue avançando.

Presença da vice-governadora reforçou sentimento de união dos poderes pelo município. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A parceria entre o governo do Estado e Marechal Thaumaturgo é essencial para levar desenvolvimento a quem mais precisa. Hoje, estamos entregando equipamentos que fortalecem a produção rural e reafirmando nosso compromisso com a educação, segurança e qualidade de vida da população”, reforçou Mailza Assis.

O ano do executar

Gladson Camelí enfatizou que sua gestão está focada em execução e entrega de resultados concretos. Ao todo, os investimentos anunciados para Marechal Thaumaturgo somente neste sábado somam cerca de R$ 8,7 milhões, abrangendo desde equipamentos agrícolas até infraestrutura educacional e de segurança.

“Este é o ano do executar, e aqui estamos nós, entregando e iniciando obras importantes para nossa população. Nosso objetivo é garantir um Acre mais inclusivo e produtivo, trazendo oportunidades para todos”, finalizou o governador.

O evento marcou mais um capítulo da política de parceria entre Estado, municípios e bancada federal, reforçando que o desenvolvimento do Acre é um compromisso coletivo, que transcende gestões e partidos, tendo como foco o bem-estar da população.

Governador e prefeito de Marechal Thaumaturgo reafirmaram parceria pelo município. Foto: Diego Gurgel/Secom

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Casa Lotérica em Feijó é alvo de furto em mais um episódio de onda de crimes no município

Publicado

em

Suspeito invade estabelecimento pela terceira vez em uma semana; moradores criticam demora no atendimento policial devido à centralização do sistema

A comunidade de Feijó clama por medidas eficazes para conter a onda de furtos e por uma revisão no sistema de atendimento policial, visando respostas mais rápidas e eficientes às emergências locais. Foto: cedida 

Na madrugada deste sábado (22), a Casa Lotérica Contamigos, localizada em Feijó, foi alvo de mais um furto, marcando o terceiro dia consecutivo de invasões a estabelecimentos comerciais no município. O incidente agrava a preocupação com a escalada da criminalidade na região.

Por volta das 3h43, um indivíduo, aparentemente dependente químico, quebrou as portas de vidro da lotérica e acessou o interior do estabelecimento. As câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito chegou de bicicleta, forçou a entrada e vasculhou os caixas em busca de dinheiro, sem sucesso. Toda a ação durou menos de dois minutos.

Os proprietários da Casa Lotérica, Claudiane Lopes e Clemilton Silveira, já haviam sido vítimas de furto anteriormente nesta semana. Na quarta-feira (19), outro meliante invadiu a Papelaria dos mesmos donos, entrando pelo assoalho. A repetição dos crimes tem gerado indignação e medo entre os moradores e comerciantes locais.

A Polícia Militar foi acionada imediatamente após o incidente, mas a resposta demorou cerca de 40 minutos. O atraso ocorre porque as ligações para os números 190 e 193, originadas em qualquer município do Acre, são inicialmente recebidas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Rio Branco, para só então serem repassadas às unidades locais.

A centralização do atendimento emergencial, implementada com o objetivo de padronizar e ampliar os serviços de segurança pública no estado, tem gerado críticas por parte dos moradores do interior, que enfrentam demoras significativas no atendimento às ocorrências. A comunidade de Feijó clama por medidas eficazes para conter a onda de furtos e por uma revisão no sistema de atendimento policial, visando respostas mais rápidas e eficientes às emergências locais.

Enquanto isso, os comerciantes e moradores seguem apreensivos, temendo novos ataques e cobrando ações concretas das autoridades para garantir a segurança na região. A situação em Feijó reflete um desafio maior no estado, que precisa equilibrar a modernização dos sistemas de segurança com a agilidade necessária para atender às demandas das comunidades do interior.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com apoio do estado cooperativas extrativistas realizam Festival Internacional da Castanha

Publicado

em

O festival é uma vitrine para o setor empresarial da região. De acordo o presidente da Cooperativa de Pecuária, Agricultura e Extrativismo de Assis Brasil (Coopeab)

Evento acontece na Praça da Juventude, no centro de Epitaciolândia e atrai público específico do setor produtivo. Foto: Jairo Carioca

Com o apoio do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) a Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre) e a Cooperativa Agroextrativista do Alto Acre (Copaeb) lançaram na noite desta sexta-feira, 21, em Epitaciolândia, o Festival Internacional de Castanha.

O evento que acontece até este domingo, dia 23, contou com o apoio e a participação das prefeituras de Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, bem como de várias outras instituições parceiras. O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita destacou em seu discurso durante a abertura, a ligação do extrativismo florestal à economia estadual.

“O modelo tradicional de exploração da floresta, associado aos seringueiros e povos indígenas, tem sido gradualmente adaptado para práticas mais sustentáveis, impulsionadas por políticas públicas e incentivos à bioeconomia”, analisou Mesquita.

O secretário adjunto da Seagri, Edivan Maciel, ver o evento como uma oportunidade de unir a comunidade e incentivar a valorização dos produtos das florestas. “O estado por determinação do governador Gladson Camelí trabalha para fortalecer a agricultura familiar e o fortalecimento das cooperativas”, destacou Azevedo.

Titular da Seict visitou expositores e conheceu de perto produtos que agregam valor de mercado do setor da bioeconomia acreana. Foto: Jairo Carioca

O festival é uma vitrine para o setor empresarial da região. De acordo o presidente da Cooperativa de Pecuária, Agricultura e Extrativismo de Assis Brasil (Coopeab), José de Araújo, estão previstos investimentos acima de R$ 5,2 milhões em compras somente pela cooperativa este ano. Ele agradeceu a presença de todos e o esforço da comissão organizadora do evento.

“Hoje é um dia especial para a cultura da castanha em nossa região. Eu estou profundamente agradecido pela grandeza do evento e quero agradecer a todos que contribuíram, a todas autoridades presentes neste palco”, disse Araújo.

Para o Superintende da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), Manoel Monteiro, “o festival apresenta o melhor da gastronomia, artesanato, música e arte, e um amplo portfólio de produtos e serviços compatíveis com a floresta em pé”, afirmou. A iniciativa não só visa promover a cultura local, mas também reforçar a importância da conservação da floresta e da sustentabilidade.

Os deputados Pedro Longo, Edavlado Magalhães representaram a Assembleia Legislativa. O deputado federal Zé Adriano representou a Câmara dos Deputados. Perpétua Almeida se fez presente representando a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Representantes de secretarias de estado participam dos paineis de debates que acontecem até domingo, 23. Foto: Jairo Carioca

Comentários

Continue lendo