Conecte-se conosco

Acre

Governo realiza 1ª Corrida Contra o Trabalho Infantil e leva mais de 700 pessoas às ruas de Rio Branco

Publicado

em

Governo realizou 1ª Corrida contra o Trabalho Infantil neste domingo. Foto: Neto Lucena/Secom

Liderada pela vice-governadora Mailza Assis, titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), a 1ª Corrida contra o Trabalho Infantil reuniu mais de 700 pessoas em um evento que uniu conscientização, saúde e solidariedade, neste domingo, 29, em Rio Branco.

Em seu discurso, Mailza reforçou o compromisso do governo com a erradicação do trabalho infantil no estado. “Infelizmente, o nosso estado ainda apresenta números preocupantes de crianças em situação de trabalho. Essa corrida é uma forma de mobilizar a sociedade, valorizando o esporte, a saúde e unindo todos em torno dessa causa. É um ato de proteção às nossas crianças e fortalecimento dos laços de segurança social”, afirmou.

Vice-governadora Mailza Assis, titular da SEASDH, reforçou o compromisso do Estado com a erradicação do trabalho infantil. Foto: Neto Lucena/Secom

Com largada às 6h em frente ao Palácio Rio Branco, a corrida contou com dois percursos, de 5 e 10 km, e teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para os impactos do trabalho infantil. Cada participante contribuiu com 1 kg de alimento não perecível, que será doado a famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Corrida reuniu mais de 700 participantes. Foto: Neto Lucena/Secom

Luiz Calixto, secretário de Governo (Segov) elogiou a iniciativa. “Estamos usando o esporte como ferramenta para lançar luz sobre um tema que precisa ser combatido com urgência, que é o trabalho infantil. Criança tem que estar na escola, sendo cuidada, aprendendo, sonhando. Vamos correr para despertar a sociedade para o futuro, não podemos permitir que nossas crianças percam a infância trabalhando”, pontuou.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão, o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), André Hassem, superintendente Regional do Trabalho no Acre, Leonardo Lani, coronel Charles da Silva, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre, secretário de Estado de Administração (SEAD) Paulo Roberto Correia, o coordenador de Planejamento do programa Juntos Pelo Acre, Lauro Santos, presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Alírio Wanderley Neto, a presidente do Procon, Alana Albuquerque e o secretário-adjunto de Administração, Guilherme Schirmer Duarte.

Vice-governadora Mailza Assis liderou a corrida. Foto: Neto Lucena/Secom

A diretora de Políticas de Assistência Social da SEASDH, Siomary Benevides, destacou a importância da conscientização coletiva. “O combate ao trabalho infantil não é apenas dever do Estado, mas de todos. Muitas vezes a sociedade normaliza certas práticas, sem perceber que se trata de uma violação de direitos,” destacou.

Representando o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, Lucinaira Carvalho lembrou dos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Lugar de criança é na escola, sendo protegida e acolhida. Essa luta é de todos nós.”

Corrida trouxe como tema: Toda Criança que trabalha perde a infância e o futuro. Foto: Geisy Negreiros/SEASDH

Além da corrida, o evento contou com entrega de medalhas e o tradicional “banho de mangueira”, do Corpo de Bombeiros, com muita animação dos participantes. A atendente Luzia Lima, uma das corredoras, destacou a importância do evento. “É uma forma excelente de incentivar a saúde e, ao mesmo tempo, abraçar uma causa tão necessária.”

Primeiros colocados nos 5km: Ismael de Paula (1º), Charles Rodrigues da Silva (2º), Fellipe Pires (3º) Foto: Geisy Negreiros/SEASDH

O primeiro a atravessar a linha de chegada nos 5km foi Ismael de Paula, de 22 anos. “Estou muito feliz por participar da 1ª Corrida contra o Trabalho Infantil e fazer parte dessa mobilização para combater essa prática”, declarou.

No feminino 5km, a vencedora foi Dalvanir Alves (1º). “Correr é minha paixão e correr por essa causa é ainda mais importante, estou muito feliz”, disse.

Primeiros colocados nos 10 km: Arlino Nascimento da Silva (1º), André Ribeiro (2º), Jerson Pires. (3º) Foto: Geisy Negreiros/SEASDH

O campeão dos 10km, Arlino Silva, veio de Cruzeiro do Sul para participar do evento. “É uma corrida com propósito. Vim de longe porque acredito nessa causa. Parabéns ao governo pela iniciativa”, disse.

Nos 10km, a primeira colocada foi Luciana dos Santos.

Primeiras colocadas nos 5km feminino: Dalvanir Alves (1º), Francisca de Souza Oliveira (2º), Erikélia Azevedo (3º). Foto: Geisy Negreiros/SEASDH

A corrida integra uma série de ações do governo no mês de junho, que celebra o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12/06). A campanha deste ano tem como lema: “Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro”.

Segundo o IBGE (2024), o Acre ainda registra cerca de 5.564 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil. No Brasil, esse número ultrapassa 1,6 milhão.

Entidades e órgãos parceiros:

  • Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

  • Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre)

  • Secretaria de Estado de Governo (Segov)

  • Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE)

  • Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL)

  • Secretaria de Estado de Comunicação (Secom)

  • Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre)

  • Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

  • Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS)

  • Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC)

  • Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC)

  • 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC)

  • Federação Acreana de Atletismo (FACAT)

  • Amigos do Ninho

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA

Publicado

em

Vídeo mostra o parlamentar exaltado e ameaçando prender a servidora

Um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (18) registra um episódio de tensão envolvendo o vereador Liberman Farias da Costa, conhecido como Manan Rural, dentro da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia (Francisca de Souza Machado), localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul. As imagens mostram o parlamentar em tom alterado durante um confronto com uma servidora do local.

Caso aconteceu em Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução

No registro, o vereador discute com a funcionária e chega a ameaçar dar voz de prisão, alegando desacato. “Se eu quiser, você já está presa. Eu prendo aqui e chamo a polícia”, afirma o parlamentar em um dos momentos captados no vídeo, que gerou forte repercussão nas redes sociais.

De acordo com informações iniciais, o desentendimento teria começado após o vereador encontrar a porta da unidade fechada em um horário que, segundo ele, deveria haver atendimento ao público. Irritado com a situação, Manan Rural teria questionado a equipe da unidade de saúde, o que deu início à discussão.

Outro ponto que chamou atenção nas imagens foi o momento em que o vereador pede a senha do Wi-Fi da própria unidade para conseguir entrar em contato com a Polícia Militar e registrar a ocorrência. O caso segue repercutindo e o espaço permanece aberto para manifestação e esclarecimentos de todas as partes envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte

Publicado

em

Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C

A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.

Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.

Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco começa a entregar brinquedos para crianças listadas no CadÚnico

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco começou a entregar, nesta sexta-feira (19), os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, começou a entregar, nesta sexta-feira, 19, os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade na ação social denominada “Natal Criança Feliz”. A mobilização foi acompanhada pelo prefeito Tião Bocalom, que participou das primeiras doações no CRAS Novo Horizonte.

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O chamamento está sendo realizado via WhatsApp, mas a família que está cadastrada e recebe o Bolsa Família pode procurar o CRAS de sua região.

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Estamos zelando por todo o trabalho para atender ao público-alvo, que são famílias cadastradas no Bolsa Família e que, certamente, não teriam condições de comprar presentes para os filhos”, detalhou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. “Não tem presente para todas as crianças de Rio Branco; são para aquelas crianças cujas famílias não têm condições financeiras para comprar e estão no CadÚnico. Será um Natal bem diferente para as crianças mais humildes”, detalhou o chefe do Executivo.

Os CRAS entregarão cerca de 50 mil brinquedos até terça-feira, 23, em uma ação social que mobilizou todos os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para cumprir a programação estabelecida.

Comentários

Continue lendo