Geral
Governo quer intensificar atuação do Exército no combate ao crime organizado nas fronteiras do Acre e Rondônia
As ações foram iniciadas em 15 de janeiro último e continua em andamento, com operações preventivas e repressivas aos ilícitos no estado do Acre e Rondônia

Com o apoio de diversos órgãos de segurança pública, a ação foca na repressão de crimes transfronteiriços por meio de bloqueios estratégicos e patrulhamentos intensivos em áreas vulneráveis. Foto: divulgação
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o Comando de Fronteira Acre e o 4º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro intensificaram suas atividades nas regiões fronteiriças da Amazônia com a realização da Operação Curaretinga I. A ação é uma resposta ao agravamento da crise em Rondônia, que tem registrado aumento nas atividades de organizações criminosas, especialmente no tráfico de armamentos e munições destinados à capital, Porto Velho.
Com o apoio de órgãos de segurança pública, a operação visa reprimir crimes transfronteiriços e combater o avanço dessas organizações. As atividades incluem ocupação de pontos de bloqueio estratégicos, patrulhamento ostensivo e ações repressivas em áreas identificadas como vulneráveis. A estratégia segue o modelo interagências, integrando esforços do Exército com as polícias estaduais e federais.
Segundo fontes do comando militar, as operações não apenas visam conter o fluxo ilegal de armas, mas também aumentar a segurança nas regiões de fronteira e dissuadir a atuação de grupos criminosos que têm ampliado sua influência na região.
A Operação Curaretinga I coordenada por militares do Exército Brasileiro, conta com tropas do Grupo Especial de Fronteira Acre (GEFRON), Polícia Militar de Rondônia, Polícia Militar do Acre, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.
A ação é uma resposta ao agravamento da crise em Rondônia, que tem registrado aumento nas atividades de organizações criminosas, especialmente no tráfico de armamentos e munições destinados à capital, Porto Velho.
A operação ocorre em um momento crítico para Rondônia, onde o fortalecimento do controle fronteiriço é visto como essencial para mitigar a violência urbana e o avanço do crime organizado.
Atuação do Exército nas Fronteira.
Atualmente, o Exército já realiza operações episódicas nas fronteiras, mas a discussão atual envolve o incremento dessas atividades. O patamar legal permite a atuação em uma faixa de até 150 quilômetros da fronteira, sem a necessidade de um decreto de Garantia de Lei e Ordem (GLO).
Por que intensificar a atuação nas fronteiras?
Conforme as informações confirmadas, o intuito é fazer com que as Forças Armadas assumam um papel mais contundente no patrulhamento dessas áreas, trabalhando em conjunto com a Polícia Federal. O foco é aprimorar a segurança e coibir a entrada de armamentos e drogas provenientes de outras nações sul-americanas.
O desafio da fronteira do Brasil
O Brasil possui uma fronteira extensa, contabilizando cerca de 16 mil quilômetros que se conectam a dez dos 12 países da América do Sul, com exceção de Chile e Equador. Devido à essa amplidão, o desafio é grande. Os discursos apontam para a necessidade de recursos específicos para realizar ações efetivas nas bordas territoriais. No entanto, não há ainda um posicionamento definitivo sobre o aumento do contingente de militares para essa finalidade.
Com o anúncio previsto para a próxima semana, espera-se que a estratégia do governo fique mais clara e se materialize em medidas concretas para enfrentar as organizações criminosas que operam transnacionalmente e afetam a segurança e a estabilidade do Rio de Janeiro e do país como um todo.

A operação faz parte de um esforço conjunto entre as forças de segurança para conter o avanço das facções criminosas e garantir maior controle sobre o território fronteiriço. Foto: divulgação
Comentários
Geral
Feira do Empreendedorismo movimenta Assis Brasil e integra agenda dos 49 anos do município
Começou nesta sexta-feira (09), em Assis Brasil, a Feira do Empreendedorismo — um espaço dedicado a valorizar os pequenos negócios locais e incentivar a geração de renda e oportunidades. A ação faz parte da programação oficial de aniversário dos 49 anos do município e segue até o dia 15 de maio.
Com o apoio do Governo do Acre e do Sebrae, a feira reúne uma grande diversidade de produtos: plantas ornamentais, brinquedos, roupas, artesanato, perfumes importados, presentes para o Dia das Mães e muito mais. Uma verdadeira vitrine do talento e da criatividade dos empreendedores da nossa cidade.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil com o fortalecimento da economia local e a valorização de quem empreende com coragem e dedicação. A feira não é apenas um espaço de vendas, mas também de reconhecimento, incentivo e visibilidade para quem movimenta a economia com trabalho e inovação.
A população está convidada a prestigiar o evento, apoiar os empreendedores e celebrar juntos mais um ano de conquistas para Assis Brasil.
Comentários
Geral
Polícia de Rondônia apreende mais de meia tonelada de drogas que teriam saído do Acre
Investigadores da Delegacia de Narcóticos (Denarc) de Rondônia apreenderam, na tarde de sexta-feira, 09, 500 quilos de cocaína e 64 quilos de maconha, como parte da Operação Proteção de Divisas e Fronteiras. A apreensão ocorreu durante o cumprimento de mandados judiciais em propriedades do investigado A.M.L., 31 anos, no Loteamento Tropical, zona sul de Porto Velho (RO).
A Polícia não informou se as drogas vieram de Rio Branco, no Acre, ou de Guajará-Mirim, em Rondônia, já que ambas as rotas seriam normalmente usadas pelo traficante, que conseguiu fugir.
A.M.L. já vinha sendo investigado há algum tempo, e somente agora os investigadores da DENARC de Porto Velho reuniram provas suficientes para solicitar à Justiça local a expedição de mandados de busca e apreensão, possibilitando o acesso às propriedades do investigado.
No Loteamento Tropical, onde o suspeito mantinha imóveis que também funcionariam como seu quartel-general, a operação foi deflagrada. Na tarde de sexta, de posse dos mandados judiciais, os policiais se deslocaram ao local indicado, e a ação foi coroada de êxito.
Em três carros pertencentes ao investigado, os agentes apreenderam 500 quilos de cocaína e 64 quilos de maconha, além de cinco veículos e uma motocicleta usados para o transporte das drogas, bem como outros valores não especificados.
A.M.L., alvo da operação, fugiu antes da chegada dos policiais e agora é considerado foragido.
Comentários
Geral
PM prende traficantes com arma de fogo e tijolo de maconha no Polo Benfica

Foto: Cedida
Numa ação rápida, que contou com o apoio da comunidade ao fornecer a informação correta, integrantes de uma guarnição do 2º Batalhão da Polícia Militar prenderam homens envolvidos com o tráfico de drogas no Polo Benfica, região da Vila Acre, em Rio Branco (AC). Eles portavam uma escopeta e um pacote em forma de tijolo, pesando mais de um quilo de maconha. Ambos foram apresentados na Delegacia de Flagrantes.
Sob o comando do coronel Felipe Russo, os policiais faziam patrulhamento no Polo Benfica quando foram informados de que um homem armado havia sido visto entrando em uma residência próxima.
Você precisa fazer login para comentar.