Flash
Governo planeja ações para possíveis enchentes dos rios acreanos
Com a presença de secretários estaduais e diretores de vários órgãos governamentais, foram debatida as formas de atuação de cada uma das instituições que possam assegurar o apoio para famílias que venham a ser atingidas pela cheia.

Equipe de governo debate planejamento estratégico para execução de ações em possível cheia dos rios acreanos Foto: Diego Gurgel/Secom
Wesley Moraes
Somente nestes 23 dias de dezembro já choveu em todo o estado 348,2 milímetros, volume bem acima da média histórica para o mês, que é de 249 milímetros. A situação é de alerta, sobretudo com os principais rios acreanos. Na capital, o nível do rio Acre ultrapassou a cota de alerta (13,50 metros) e na manhã desta segunda, 23, registra 13, 78 metros. Mesma situação do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. Na última medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, a profundidade do manancial era de 12,13 metros.

Antecipando-se a possíveis inundações, o Governo do Estado iniciou o planejamento estratégico de ações que podem ser adotadas durante o período. Com a presença de secretários estaduais e diretores de vários órgãos governamentais, foram debatida as formas de atuação de cada uma das instituições, assim como as que possam assegurar o apoio para famílias que venham a ser atingidas pela cheia.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, o governo estadual está atento à elevação do nível dos rios e pronto para assegurar o apoio para as prefeituras dos municípios que podem sofrer com a cheia. Ele disse ainda que um grupo específico já foi montado para acompanhar de perto a situação.

Rio Acre registrou 13, 78 metros nesta segunda-feira Foto: Marcos Vicentti/Secom
“Estamos entrando em um período muito chuvoso no Estado do Acre e o Corpo de Bombeiros, por meio da Defesa Civil estadual, vem desde o mês de junho realizando um trabalho de acompanhamento junto às prefeituras com reuniões, orientações e capacitações para que elas possam atuar da melhor forma possível neste período. Nesta reunião fizemos o levantamento das instituições de Estado que estão se preparando para este momento e, a partir de agora, vamos montar um grupo para que possamos nos reunir periodicamente para tratar desse assunto e dar apoio às prefeituras, caso ocorram inundações em suas cidades”, explicou Batista.

Coronel Carlos Batista explicou que o governo do Acre está pronto para dar o suporte necessário aos municípios que podem sofrer com inundações Foto: Diego Gurgel/Secom
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é responsável pelo monitoramento meteorológico e elaboração de boletins informativos sobre a previsão do tempo que serão intensificados a partir de agora para a população. De acordo com o gestor da pasta, Israel Milani, até o próximo dia 28 de dezembro são esperados grandes volumes de chuva em todas as regiões do Acre.

Secretário Israel Milani afirmou que divulgação de boletins meteorológicos serão intensificados a partir de agora Foto: Diego Gurgel/Secom
“Temos plataformas espalhadas por todos os principais rios acreanos em parceira com a Agência Nacional de Águas e a Defesa Civil. Isso faz com que possamos ter um monitoramento em tempo real da elevação e baixa dos mananciais. A secretaria de Meio Ambiente vem fazendo o boletim meteorológico de maneira bem completa e vamos intensificar a divulgação em grupos nos aplicativos, nos sites do governo e para a própria Defesa Civil para que possa tomar as decisões necessárias”, pontuou.

Comentários
Flash
Governo do Acre assina ordem de serviço para construção da 6ª ponte sobre o Rio Acre, em Rio Branco
O governo do Acre assinou a ordem de serviço para a construção da sexta ponte sobre o Rio Acre, em Rio Branco. A obra integra o Lote 3 da primeira fase do Arco Metropolitano e representa um investimento total de R$ 73,7 milhões, viabilizado por meio de financiamento do Banco Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) e executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre).

Com 326,40m de extensão e 19,30m de largura, a ponte será do tipo mista, composta por concreto armado e perfis metálicos. A estrutura contará com duas pistas de rolamento para o tráfego de veículos leves e pesados, incluindo caminhões, além de passarelas para pedestres em ambos os lados, garantindo mais segurança e mobilidade à população.

A superestrutura será formada por três vãos de 32,50m, com vigas metálicas e laje em concreto armado. O trecho central terá 220,90m em balanço sucessivo, construído com a utilização de dois cristos, solução técnica que assegura maior eficiência estrutural à obra.
Durante a cerimônia, o governador Gladson Camelí destacou o compromisso da gestão com a realização de obras estruturantes aguardadas há anos pelos acreanos. “Em meu mandato, tenho procurado honrar essa oportunidade, dada pelo nosso povo, com obras muito desejadas pela população, sempre na intenção de ajudar aqueles que mais precisam e diminuir as diferenças sociais”, afirmou.
O chefe do Executivo relembrou outras obras já entregues, como as pontes de Sena Madureira e Xapuri, além do Anel Viário de Brasileia, em fase final de conclusão. Segundo o gestor, a sexta ponte de Rio Branco representa mais um passo importante para o desenvolvimento da capital.

“Estamos dando a ordem de serviço para a sexta ponte de Rio Branco. Uma obra que vai beneficiar todos os moradores da área da Estrada do Quixadá e, principalmente, os produtores rurais. Entendo que a estrutura também criará mais um polo de desenvolvimento urbano para a nossa capital”, ressaltou.
A vice-governadora Mailza Assis também destacou a importância estratégica da obra para o futuro do estado. “Estamos diante do início de mais uma obra estruturante, que vai garantir qualidade de vida, diminuir as distâncias e elevar a dignidade. O nosso objetivo é estar presente na vida das pessoas. Parabenizo toda a equipe do Deracre por desenvolver esse trabalho. Contem comigo para o fortalecimento e a continuidade desse trabalho com fidelidade”, afirmou.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, enfatizou o esforço técnico e administrativo envolvido até a assinatura da ordem de serviço. “Esta é a quarta ponte executada na atual gestão. Até chegarmos a esta cerimônia, houve um longo percurso. Gosto de fazer parte disso, de trabalhar com uma equipe tão bem desenvolvida, que honra o compromisso do governador Camelí. Estamos preparados para trabalhar e desenvolver o melhor para os acreanos”, destacou.

A iniciativa beneficiará diretamente a Regional do Baixo Acre, especialmente a capital, Rio Branco, alcançando uma abrangência populacional aproximada de 364,7 mil pessoas. Entre os principais objetivos estão a melhoria da trafegabilidade, da logística, da mobilidade urbana e do escoamento da produção rural, além do fortalecimento do desenvolvimento econômico e do bem-estar da população da região.
A ponte faz parte do projeto do Arco Metropolitano, que tem como objetivo criar alternativas para o deslocamento viário em Rio Branco, aliviando o tráfego em áreas mais sensíveis da cidade. A expectativa é que a obra contribua para deslocar o eixo de crescimento urbano, melhorar o trânsito e impulsionar novos investimentos na região.
Com a assinatura da ordem de serviço, o governo reforça o compromisso com a modernização da infraestrutura do estado, apostando em investimentos estruturantes para melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer o crescimento da capital acreana.
The post Governo do Acre assina ordem de serviço para construção da 6ª ponte sobre o Rio Acre, em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Rio Branco capacita profissionais de saúde para vacina contra a dengue antes da chegada das doses
Flash
Prefeito Jerry intensifica programa de doação de mudas e fortalece a cafeicultura em Assis Brasil
Mais de 100 mil mudas já foram entregues e 32 produtores rurais foram contemplados nesta etapa do programa.
A Prefeitura de Assis Brasil segue avançando com ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Na última semana, o prefeito Jerry Correia deu continuidade ao programa de doação de mudas de café, que já ultrapassa a marca de 100 mil mudas entregues nesta etapa.
Ao todo, 32 produtores rurais foram contemplados, reforçando o compromisso da gestão municipal com o incentivo à produção no campo e o desenvolvimento sustentável do município.
A iniciativa busca fortalecer a cafeicultura como alternativa de geração de emprego e renda, ampliando as oportunidades para famílias que vivem e trabalham na zona rural. As mudas estão sendo distribuídas em diferentes comunidades e ramais, garantindo que o apoio chegue a quem realmente produz.
Uma das beneficiadas foi a produtora Maria José, do Ramal do Livramento, que comemorou a chegada das mudas à sua propriedade.
“Quero agradecer primeiramente a Deus. Estou muito feliz porque minhas mudas chegaram até minha colônia. Sou muito grata ao prefeito Jerry por essa iniciativa. Isso é um grande incentivo para nós, produtores rurais. Obrigada a todos que fizeram parte disso.” Destacou.
Segundo o prefeito Jerry Correia, investir no setor produtivo é uma das prioridades da administração.
“A cafeicultura representa uma oportunidade concreta de crescimento para Assis Brasil, que vem dando muito resultado. Nosso compromisso é continuar apoiando o produtor rural com incentivo, assistência técnica e políticas públicas que garantam desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Além da entrega das mudas, a Prefeitura também tem reforçado o suporte técnico aos agricultores, oferecendo orientações sobre plantio, manejo e desenvolvimento das lavouras, com o objetivo de assegurar qualidade e competitividade ao café produzido no município.




































Você precisa fazer login para comentar.