fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Governo Lula explora em vídeo publicitário caso dos deportados dos EUA

Publicado

em

Algemar os passageiros é um procedimento padrão e foi seguido no período de Joe Biden, mas a gestão petista nunca criticou a medida de segurança

O primeiro avião com deportados chegou ao Brasil em 10 de janeiro antes ainda de Donald Trump tomar posse como presidente | Foto: Reprodução/Twitter/X/@rpcradiolorica

Revista Oeste

O governo Lula tem explorado politicamente o caso dos brasileiros deportados dos Estados Unidos que foram algemados durante o voo. Embora o procedimento seja padrão e tenha sido seguido no período de Joe Biden, só agora a gestão petista fala em “violação dos direitos humanos”.

A pedido do presidente Lula, a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, acompanhou a chegada dos deportados em Belo Horizonte (MG) na noite deste sábado, 26. Toda a ação foi registrada em vídeos publicitários.

“A gente não pode suportar a violação dos direitos humanos”, disse Macaé Evaristo em vídeo postado nas redes sociais e republicado por Lula. “E o que aconteceu nesse voo foi a violação dos direitos dos brasileiros.”

Entre 27 de janeiro de 2023 e 10 de janeiro deste ano, 3.660 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos em 32 voos fretados pelo governo norte-americano. As informações são da BH Airport, responsável pelo Aeroporto de Confins, em Minas Gerais.

Apesar da maioria desses voos terem ocorrido quando Joe Biden presidia os EUA, Lula não publicou vídeos ou teceu críticas públicas ao democrata. Já agora, nos primeiros dias da gestão do republicano Donald Trump, o petista se posicionou contra o procedimento.

+ Governo Lula recebeu 32 aviões com deportados do governo Biden e nunca reclamou de algemas

Conforme a emissora NBC News, o processo de deportação nos Estados Unidos segue um padrão, independentemente de quem esteja na administração do governo. Para serem deportadas, as pessoas são necessariamente detidas por alguma infração, que pode variar de um acidente de trânsito a crimes mais graves, como tráfico de drogas.

Impasse diplomático

Neste domingo, o Ministério das Relações Exteriores informou que vai pedir  explicações ao governo dos Estados Unidos sobre o “tratamento degradante dispensado aos passageiros do voo”.

“A decisão ocorreu após reunião do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e com o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional”, informou a nota.

Um impasse sobre brasileiros deportados dos Estados Unidos, que foram algemados durante o voo, já ocorreu na gestão de Jair Bolsonaro (PL), em 2022. A situação gerou um desconforto entre o presidente de honra do Partido Liberal e Joe Biden.

O Ministério das Relações Exteriores alerta sobre a prática às autoridades norte-americanas há alguns anos. A pasta pede que o procedimento seja interrompido, mas as solicitações foram ignoradas.

Brasileiros deportados chegam em Belo Horizonte

O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG), às 21h10 de sábado, com os 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos.

Inicialmente, o voo estava previsto para chegar à capital mineira na sexta-feira, 24. No entanto, um problema técnico na aeronave obrigou o pouso em Manaus (AM). A FAB realizou o voo para MG por determinação de Lula.

Os passageiros chegaram à capital amazonense algemados, mas foram liberados pela Polícia Federal. A medida seguiu orientação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A corporação também impediu que os brasileiros fossem novamente detidos por autoridades dos Estados Unidos.

Avião da FAB foi utilizado para fazer o voo dos deportados de Manaus para Belo Horizonte | Vídeo: FAB

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cristiano não viaja ao Irã por risco de receber 99 chibatadas

Publicado

em

Cristiano Ronaldo está na rota de seu 100º gol – Instagram/@alnassr

Astro português será desfalque do Al-Nassr em Teerã por possível punição por adultério, de acordo as leis locais, informou o diário espanhol ‘Marca’

Placar

Cristiano Ronaldo será desfalque do Al-Nassr no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia por um motivo inusitado. A equipe da Arábia Saudita encara nesta segunda-feira, dia 3, Esteghlal, do Irã, país onde o astro português pode ter problemas ao entrar.

De acordo com jornais estrangeiros como o Marca, da Espanha, Cristiano não viajou a Teerã, pois poderia ter de enfrentar uma punição de até 99 chibatadas por uma atitude que pode ser configurada como adultério nas leis locais.

Especial: O papel do futebol na abertura da Arábia Saudita ao mundo

O denúncia se refere a um caso de 2023, quando Cristiano Ronaldo, na véspera de uma partida contra outro clube iraniano, o Persépolis, foi gravado dando um abraço e um beijo na testa de Fatemeh Hammami Nasrabadi, uma artista iraniana que sofre de uma deficiência e pinta com os pés.

De acordo com a lei iraniana, o gesto pode ser considerado adultério, pois apenas o marido pode beijar sua esposa. PLACAR procurou o Al-Nassr para confirmar a história, mas não teve retorno até o momento. Titular absoluto e na rota de seu milésimo gol, CR7 não consta na lista de relacionados divulgada pela equipe de Riade.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Batida entre dois ônibus deixa mais de 30 mortos na Bolívia

Publicado

em

Um choque entre dois ônibus de passageiros deixou pelo menos 37 mortos e 30 feridos neste sábado (1º) em uma estrada próxima da cidade de Uyuni, em Potosí, no sul da Bolívia, informou a polícia à AFP.

O acidente, o mais grave deste ano, ocorreu em uma estrada estreita de mão dupla entre Potosí e Oruro na madrugada deste sábado.

“Até o momento, temos 37 mortes já confirmadas, 35 adultos e duas crianças”, afirmou o coronel Wilson Flores à AFP. São “30 feridos aproximadamente”, acrescentou o oficial.

As causas do acidente não foram confirmadas, mas a polícia detalhou que um dos veículos teria invadido a faixa contrária.

De acordo com as autoridades, um dos motoristas, que está em estado grave, apresentava “hálito alcoólico”, por isso foi submetido a um exame de sangue para comprovar se estava dirigindo embriagado.

Um dos veículos se dirigia à cidade de Oruro, onde se celebra neste fim de semana o Carnaval de Oruro, uma das maiores festas da América Latina, que atrai dezenas de milhares de pessoas.

Nas estradas da Bolívia morrem cerca de 1.400 pessoas por ano, principalmente por imprudência dos motoristas e falhas mecânicas, segundo números do Ministério de Governo.

Neste ano, 64 pessoas morreram em acidentes de trânsito até o final de fevereiro apenas em Potosí, informou a polícia em um relatório anterior ao acidente deste sábado.

Em fevereiro, 29 pessoas morreram quando um ônibus caiu por um abismo de 800 metros na localidade de Yocalla, também em Potosí.

Potosí concentra 10,6% de todos os acidentes de trânsito com mortos, de acordo com o Observatório Boliviano de Segurança Pública.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Benefícios por incapacidade e pensões por morte serão revisados pelo INSS; entenda

Publicado

em

Para quem tem pensões por morte e incapacidade entre 2002 e 2009 terão os benefícios revisados – Foto: Divulgação/Gov.br/ND

Cerca de 140 mil benefícios por incapacidade e pensões por morte serão revisados pelo INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciará uma revisão de aproximadamente 140 mil benefícios por incapacidade e pensões por morte, concedidos entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009.

A medida ocorre por determinação judicial e envolve casos que não passaram pela revisão automática realizada em 2012, no chamado processo de revisão do Artigo 29, inciso II.

Para atender à demanda, o prazo para a regularização automática desses benefícios, anteriormente previsto para encerrar em março, foi prorrogado até 31 de dezembro deste ano.

Segundo o INSS, a revisão será realizada manualmente e contemplará apenas os benefícios que já estavam sob análise judicial, não sendo possível solicitar a inclusão de novos casos.

O que motivou a revisão das pensões por morte e incapacidade?

Entre 2002 e 2009, o cálculo do valor dos benefícios considerava 100% do período de contribuição do segurado, conforme previsto na legislação da época. No entanto, uma ação civil pública determinou que, mesmo nesses casos, os 20% menores salários de contribuição deveriam ser descartados no cálculo da média.

Com a decisão judicial, o INSS está corrigindo os benefícios para aplicar a regra que considera apenas os 80% maiores salários de contribuição. O diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, Vanderlei Santos, explicou que essa revisão é parte do cumprimento de um acordo estabelecido com a Justiça.

A advogada previdenciarista Adriane Bramante destaca que essa correção é positiva, pois pode resultar em um aumento na renda dos beneficiários. “Quando os menores salários são descartados, a média salarial tende a aumentar, refletindo positivamente no valor final do benefício”, afirma.

Mudanças na legislação

A revisão dos benefícios tem como base a publicação do Decreto 6.939/09, que alterou o Regulamento da Previdência Social. Com isso, o INSS passou a aplicar a regra do artigo 29, inciso II, da Lei 8.213/91, modificada pela Lei 9.876/99, que estabelece o cálculo com base na média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição.

Pensões por morte também serão revisadas. – Foto: Justiça Federal/Divulgação/ND

Embora a revisão automática tenha sido realizada em 2012, alguns casos ficaram pendentes devido a dificuldades sistêmicas. Agora, esses benefícios residuais estão sendo revisados manualmente.

Pensões por morte e incapacidade: como verificar se seu benefício será revisado?

Os segurados podem consultar se seu benefício está sendo revisado por meio do site ou aplicativo Meu INSS. O acesso é feito com CPF e senha cadastrados no sistema gov.br. No menu, basta buscar por “revisão” e acessar a seção de “Histórico de Crédito de Benefício”.

Caso haja diferenças positivas na revisão, o segurado será notificado pelo Meu INSS e um requerimento de pagamento será gerado com as informações sobre os valores devidos.

Comentários

Continue lendo