Conecte-se conosco

Brasil

Governo estuda incluir famílias com renda de até R$ 12 mil no Minha Casa, Minha Vida, diz ministro

Publicado

em

CNN-Brasil

Jader Filho ainda afirmou que governo superará meta de contratar 2 milhões de unidades habitacionais até fim do governo Lula

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, disse nesta terça-feira (7) que o governo está fazendo estudos e quer incluir famílias com renda mensal de até R$ 12 mil no programa Minha Casa, Minha Vida.

A medida visa atender uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de incluir a classe média no programa.

A declaração do ministro foi dada durante transmissão ao vivo de Lula nas redes sociais.

Jader Filho também disse que os mutuários do Minha Casa, Minha Vida beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão seus contratos de financiamento quitados.

O ministro das Cidades ainda afirmou que o governo superará a meta de contratar 2 milhões de unidades habitacionais até o final do mandato de Lula em 2026.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Quem é o ministro interino da Justiça que assumiu após Lewandowski

Publicado

em

Manoel Carlos de Almeida Neto

Wilson Dias/Agência Brasil

Com a saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), quem assumiu o cargo inteirinamente foi o secretário executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto. A nomeação foi publicada nessa sexta-feira (9/1) no Diário Oficial da União.

Almeida Neto, considerado o número 2 de Lewandowski enquanto esteve à frente do ministério, vai ocupar a função até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolher um novo nome para assumir o órgão.

O agora ministro interino chegou ao MJSP em fevereiro de 2024, com a nomeação de Lewandowski. Ele chegou a ser cotado para ocupar a vaga deixada pelo próprio Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF), e foi defendido pelo ministro. Lula, porém, indicou Cristiano Zanin.

O jurista baiano tem mais de 20 anos de experiência no meio jurídico e já foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2014, teve o nome aprovado para ocupar o cargo de secretário-geral do STF. Ele atuou no gabinete de Lewandowski durante o julgamento do mensalão.

Almeida Neto também exerceu por oito anos o cargo de diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

O jurista baiano é doutor e pós-doutor em direito constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi professor entre 2012 e 2020. Iniciou a carreira acadêmica na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia, e fez mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Cotados

Lula ainda não sinalizou quem será o escolhido para assumir a pasta da Justiça, mas nomes são ventilados nos bastidores e aliados já se movimentam para emplacar seus favoritos.

Um dos cotados é Wellington César Lima e Silva. O jurista atuou como secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil no início do governo Lula 3. Fontes avaliam, porém, que o nome do ex-SAJ não tem o perfil combativo que o governo procura para as eleições, o que pode dificultar a gestão e a campanha do petista sobre o assunto.

Neste cenário, quem poderia assumir a Justiça é o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, que é visto com bons olhos no reduto petista, principalmente pela atuação no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses pelo STF por tentativa de golpe de Estado.

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, também é citado entre as opções. Nos olhos do governo, o CGU teve bom desempenho durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Ciclone gera alerta de tempestade e ventos acima de 100 km/h no Sul

Publicado

em

Imagem de satélite mostram o ciclone com ventos no Brasil

A formação do primeiro ciclone extratropical de 2026, entre o Paraguai e o norte da Argentina, causou a emissão de alertas de tempestade e vendavais para a região Sul do Brasil.Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenomêno pode provocar chuvas de até 100 milímetros por dia e rajadas de.

O ciclone deve avançar para o leste no domingo (11/1), com possibilidade de atingir o extremo sul do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (12/1), o sistema já estará sobre o oceano, afastando-se do litoral brasileiro. Mesmo assim, a previsão indica chuva intensa em curto período e ventos fortes.

Imgem colorida, Rio Grande do Sul é o estado que concentra os maiores riscos - Metrópoles
Rio Grande do Sul é o estado que concentra os maiores riscos

Entenda três tipos de ciclones

  • Extratropicais: são os mais comuns no Brasil. Eles se formam em latitudes médias, entre 30° e 60°, associados a frentes frias e possuem núcleo frio.
  • Tropicais: mais intensos e devastadores, conhecidos como furacões ou tufões em outras regiões, formam-se sobre oceanos perto do Equador e têm núcleo quente.
  • Subtropicais: um híbrido dos dois anteriores, comuns no litoral do Sudeste do Brasil.

De acordo com o Inmet, o Rio Grande do Sul é o estado que concentra os maiores riscos. Há avisos de perigo para ventos costeiros em Porto Alegre e em parte do litoral, além de alertas de tempestade em quase todo o território gaúcho.

As regiões Centro e Oeste do estado devem ser as mais afetadas, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros em apenas seis horas e rajadas de até 100 km/h. Também há risco de vendavais na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha.

Em Santa Catarina, a previsão indica tempestades em todas as regiões, com possibilidade de chuva intensa em Florianópolis, no Vale do Itajaí, no Oeste Catarinense e na região Serrana.

No Paraná, o alerta também vale para todo o estado. As chuvas mais fortes devem atingir a Grande Curitiba e áreas das regiões Sul e Oeste. Embora o ciclone não atue diretamente sobre Paraná e Santa Catarina, a combinação de calor e a formação de uma frente fria favorecem temporais isolados, principalmente no sudoeste paranaense e no centro-sul catarinense.

Neste sábado (10/1), a chuva ganhou força durante a madrugada no oeste dos dois estados e se espalhou para outras regiões ao longo da tarde. Para o domingo, a previsão é de novas áreas de instabilidade, com possibilidade de pancadas severas.

Já no Rio Grande do Sul, o tempo tende a ficar mais estável no domingo, com céu carregado e chance de chuva fraca a moderada em parte do estado.

Com a formação do ciclone, uma frente fria também deve avançar pelo país, aumentando as condições para chuva em estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Trump diz que Estados Unidos “estão prontos para ajudar o Irã”

Publicado

em

© REUTERS/JONATHAN ERNS

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que os Estados Unidos (EUA) estão prontos para atuar no Irã, onde ocorrem manifestações populares contra o governo.

“O Irã está em busca de liberdade, talvez como nunca antes. Os EUA estão prontos para ajudar, escreveu em sua própria rede social.

Trump afirmou nessa sexta-feira (9) que seu país poderia intervir no Irã caso o regime matasse os manifestantes. No momento, já morreram mais de 50 manifestantes. Além disso, as autoridades iranianas intensificaram a repressão contra os protestos, segundo informam as agências internacionais.

O Irã passa por um apagão na internet desde ontem (9), provocado pelas autoridades locais. Telefonemas também não chegam ao país e os voos foram cancelados.

As manifestações começaram no dia 28 de dezembro, inicialmente contra o aumento da inflação, mas já passaram para o âmbito político e buscam agora a derrubada do governo.

Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse que os protestos são promovidos por “vândalos” que agem em nome de Donald Trump.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - INTERNACIONAL

Comentários

Continue lendo