Acre
Governo e sociedade civil preparam evento sobre reabilitação para pessoas com deficiência

Representantes das entidades foram convidados para contribuir com planejamento do evento. Foto: Ascom/Segov
om objetivo de trazer para o Acre atualizações sobre as perspectivas de inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência (PcDs), o governo do Estado, em parceria com entidades representativas, prepara um evento para o dia 27 de julho, em Rio Branco, com a presença do médico ortopedista especialista em fisiatria, Flávio Benez.
O encontro, que pretende reunir, além de pessoas com deficiências, especialistas locais, médicos, fisioterapeutas, acadêmicos e a sociedade em geral, está sendo organizado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e a Fundação Hospital do Acre Governador Flaviano Melo (Fundhacre), com a participação dos representantes das associações e conselhos das pessoas com deficiência do Acre.
Uma primeira reunião para tratar sobre as diretrizes do evento foi realizada na tarde desta terça-feira, 17, pelo titular da Segov, Luiz Calixto, e a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiências do Acre (Conede), Ana Cunha; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Branco (CMDPD), Dilaina Costa; o coordenador do Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Física do Acre (Capedac), José Aurismar da Silva, o Mazinho; o presidente da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Acre (Adevi), Francisco Heliton; e o coordenador do Morhan, Elson Dias.

Na ocasião, esses atores sociais tiveram a oportunidade de conhecer e opinar sobre a proposta do governo, contribuindo para o planejamento do evento, cujo ponto alto consiste na palestra que Flavio Benez foi convidado a ministrar, com o título “Perspectivas da reabilitação no Brasil, uma visão médico-paciente”.
Diretor técnico de um dos mais importantes centros de referência de reabilitação do Brasil, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro, de Fernandópolis (SP), Benez teve sua história de vida nacionalmente conhecida após se tornar também paciente do centro de reabilitação onde atua como médico.
Em janeiro de 2014, em um acidente doméstico, Benez escorregou da borda de uma piscina e, tendo batido a cabeça, lesionou a coluna cervical na altura do pescoço, ficando tetraplégico.
Ortopedista especialista em fisiatria, Flávio Benez é o médico que se tornou paciente e ministra palestras pelo Brasil sobre reabilitação. Foto: internet
Na palestra, Flávio Benez compartilha sua história de vida com o objetivo de mostrar, não apenas para as pessoas com deficiência, mas para toda a sociedade, que é possível desenvolver diversas funções sendo PcD, que todas as pessoas podem ser e fazer o que quiserem, independentemente de suas condições atuais, contribuindo, assim, também para o debate sobre capacitismo, ou seja, a discriminação ou preconceito contra pessoas com deficiência.
As inscrições e maiores informações sobre o evento serão divulgadas em breve.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Você precisa fazer login para comentar.