Acre
Governo e instituições parceiras fortalecem empreendedorismo feminino no interior do Acre

O governo do Acre e instituições parceiras vão promover um ambiente favorável de negócios nos municípios do interior do estado. Coordenada pela vice-governadora Mailza Assis, a ação visa fortalecer a rede de empoderamento feminino na promoção de eixos com políticas públicas de incentivo ao crescimento econômico para as regiões. Um Grupo de Trabalho (GT) foi formalizado na tarde desta quinta-feira, 9, na sede da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em Rio Branco.

Encontro reuniu nove instituições ligadas ao Movimento de Empoderamento Feminino no estado do Acre. Foto: Neto Lucena/Secom
O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, explicou que GT vai priorizar as necessidades de cada município, mapeando a cidade e analisando os eixos em prol de recursos e resultados. A pedido de Mailza Assis, que também é titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), uma ação-piloto será desenvolvida nas cidades de Santa Rosa do Purus e Jordão.
“O empreendedorismo é um forte instrumento para movimentar a economia, criar emprego e renda, e ajudar a diminuir as desigualdades sociais, a informalidade. Esse grupo de trabalho, com o apoio do governo, vai mapear as realidades das cidades no sentido de transformar as relações sociais e promover novas oportunidades”, destacou Mailza.

Vice-governadora Mailza Assis defendeu a promoção de políticas públicas de empoderamento ao empreendedorismo com base na cultura e na educação. Foto: Neto Lucena/Secom
A vice-governadora falou, ainda, da necessidade de respeito a individualidade de cada município e a da descoberta de lideranças regionais que são construtoras de desenvolvimento. Para ela, “a promoção deve ocorrer a partir da cultura empreendedora e por meio da educação”, acrescentou.
A ação conta com o apoio de nove instituições ligadas ao movimento de empoderamento feminino. Para a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura – ligada à Associação Comercial e Empresarial do Acre (Acisa), Patrícia Dossa, “a ajuda do Estado vai ampliar o leque de atuação das instituições e alcançar um público maior de mulheres, principalmente as que vivem em regiões mais isoladas, como proposto pela vice-governadora Mailza, dependentes economicamente e sofrendo alguma forma de violência”.
A presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras, Lidiane Cabral, comentou que, levando em consideração que as mulheres fazem acontecer, o movimento fortalece o capital empreendedor. “Dar maiores condições a essa rede é fortalecer a família, o município, potencializando a economia, o turismo, a exportação. É oferecer oportunidades que tirem as mulheres da condição de violência e proporcionem mais qualidade de vida”, acrescentou.

O GT vai priorizar as necessidades de cada município, mapeando a cidade e analisando os eixos em prol de recursos e resultados. Foto: Neto Lucena/Secom
O deputado federal José Adriano participou do encontro e colocou seu gabinete à disposição das ações. Ele solicitou a inclusão no debate, do Comitê de Desenvolvimento.
Entre as atividades que serão promovidas pelo GT está o incentivo para capacitação de empreendedores, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade.
Veja as instituições que serão parceiras nas ações:
– Instituto Mercosul Amazônia (IMA);
– Universo 68;
– Mulheres da Indústria (Fieac);
– Rede de Empreendedorismo Materno;
– Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura (CMEC);
– Coletivo de Moda Sustentável;
– Encontro Brecholeiras;
– Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola; (Acisa);
– Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-AC).
Comentários
Acre
Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas
Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale
A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.
Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.
Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.
As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.


Você precisa fazer login para comentar.