Flash
Governo do Estado realiza promoção de mais de 300 militares do Acre
Em reconhecimento e valorização ao trabalho da Segurança Pública, o governo do Estado do Acre realizou nesta segunda-feira, 28, a primeira formatura de promoção de militares do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC) e da Polícia Militar do Estado (PMAC). A solenidade, realizada na sede do Comando-Geral da PMAC, e contou com a presença do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis.
Pelo efetivo do Corpo de Bombeiros, foram promovidos 171 Bombeiros Militares e da Polícia Militar 207 servidores, totalizando 378 militares. O governador Gladson Camelí destacou o empenho e determinação para criar condições necessárias para garantir o reconhecimento ao esforço pelo engrandecimento da corporação: “ A previsão era de aproximadamente 50 que iam ser promovidos, sendo dois bombeiros e 50 policiais militares. Agora, são mais de 300. Isso é reconhecer quem está no dia a dia, lutando para cumprir aquilo que está na nossa legislação, na Constituição, para proteger as famílias. E, ao mesmo tempo, cuidar desse estado maravilhoso que é o Acre. Então, isso aqui é uma prova do meu compromisso com todos os servidores públicos”.

Governador Gladson Cameli destaca empenho da gestão em garantir condições e valorizar profissionais. Foto: José Caminha / Secom
Essa foi a primeira formatura de promoção desde a nomeação da comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata. “ Essa política de valorizar o profissional de segurança pública, o governador Gladson tem feito com maestria. São 207 policiais militares hoje que ascendem a mais um posto, mais uma conquista, e isso representa uma conquista não só pessoal do promovido, mas uma conquista da instituição também, porque são novas funções assumidas, novas missões que surgem”, enfatizou Marta Renata.

Essa foi a primeira promoção de militares desde a nomeação da comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata. Foto: José Caminha/Secom
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, coronel Charles Santos, lembrou que a iniciativa corrige distorções: “Além dessa valorização, é uma correção ao longo dos tempos em que nós temos uma vacância que foi provocada ao longo de muitos anos e essas pessoas precisam ocupar cargos para justamente reforçar a administração do Estado. Mas o que está acontecendo aqui, com a promoção vem uma série de responsabilidades que é justamente para trazer benefícios em prol da população”.

Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos destaca importância da iniciativa para fortalecer a corporação. Foto: José Caminha/Secom
Alegria em família
Entre os militares que ascenderam na carreira estava a capitã, Katianne Antoniete, que ingressou na carreira militar no ano de 2009, como Praça. Em 2017, ela prestou novo concurso, dessa vez para oficial, e foi aprovada. Agora, já casada, mãe de uma menina, ela recebeu a insígnia para se tornar major da PMAC. “O sentimento é de gratidão e muita alegria. Gratidão ao comando da corporação e ao governo do Estado por possibilitar que a gente venha galgando postos e graduações na corporação. Hoje são mais de 300 promoções, então são mais de 300 corações que estão felizes aqui nesse momento”, disse Antoniete.

Gratidão e alegria compartilhada entre amigos e familiares. Na mesma cerimônia, nesta segunda, ao lado de Katianne estava o irmão dela, o capitão Karllos Antoniete. Aprovado no mesmo concurso e aluno da mesma turma de irmã, Karllos, também alcançou o posto de Major.
Gratidão e alegria compartilhada entre amigos e familiares. Na mesma cerimônia, nesta segunda, ao lado de Katianne estava o irmão dela, o capitão Karllos Antoniete. Aprovado no mesmo concurso e aluno da mesma turma de irmã, Karllos, também alcançou o posto de Major.
Investimentos
Ainda durante a cerimônia de promoção dos militares, a vice-governadora Mailza Assis lembrou o empenho do governo em garantir investimentos para fortalecimentos da Segurança Pública no estado: “Porque quando a gente cuida de quem cuida da gente, todo mundo ganha. O nosso Acre ganha. Mesmo com os desafios que a gente enfrenta, o governo tem feito questão de manter as contas em dia, investir em equipamentos, viaturas, cursos de formação. Eu sei que não é só de estrutura que se faz segurança. Segurança se faz com gente preparada e motivada, que sente que o seu trabalho é valorizado. E eu quero de coração fazer uma homenagem especial às mulheres que fazem parte da caserna”, disse Mailza.
Comentários
Flash
Chuvas intensas causam prejuízos durante evento religioso em Xapuri e municípios do Alto Acre
Expositores foram surpreendidos pela forte chuva na madrugada desta terça-feira (20); previsão indica instabilidade e pancadas intensas até sexta-feira no Acre
O período chuvoso amazônico voltou a provocar transtornos e prejuízos para pequenos empreendedores durante eventos religiosos realizados nesta terça-feira (20), data em que diversos municípios acreanos celebram o dia de seus padroeiros. Na regional do Alto Acre, as cidades de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri foram atingidas por fortes chuvas desde a madrugada.
Em Xapuri, vídeos divulgados nas redes sociais mostram expositores sendo surpreendidos pela intensidade da chuva, que alagou áreas destinadas às barracas e atingiu mercadorias que seriam comercializadas ao longo da programação religiosa. Segundo relatos, a principal reclamação foi a falta de escoamento adequado da água, o que provocou o acúmulo nas vias e agravou os prejuízos.

Propriedade localizada na BR 317 – Estrada do Pacífico, mostra o tempo chuvoso durante a manhã desta terça-feira, dia 20.
Outros registros também apontam dificuldades nas estradas da região. Trechos da BR-317, conhecida como Estrada do Pacífico, apresentaram grande volume de água, especialmente no percurso em direção à tríplice fronteira. O jornalista Eldson Júnior registrou parte do trajeto entre Epitaciolândia e Xapuri e relatou que a chuva foi constante ao longo de todo o percurso.
De acordo com informações do blog Tempo Aqui, do pesquisador Davi Friale, a terça-feira segue com tempo instável em todo o Acre, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia, algumas delas intensas. A previsão indica que a aproximação de uma fraca onda polar, associada à entrada de pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico, deve manter o tempo bastante instável pelo menos até a próxima sexta-feira, dia 23 de janeiro.
A orientação é para que a população acompanhe os alertas meteorológicos e redobre os cuidados, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos e em atividades ao ar livre.
Veja vídeo feito na madrugada desta terça-feira (20) na cidade de Xapuri.
Durante toda a manhã, expositores ficaram sem vender seus produtos devido a chuva que espantou os cliente.
Comentários
Flash
Sérgio Mesquita se despede da Secretaria de Saúde; Marinete Mesquita assume a pasta e Neiva Tessinari passa a comandar a Seplan em Epitaciolândia

Cerimônia de despedida do secretário municipal de Saúde, Sérgio Mesquita, teve a posse das novas gestoras das secretarias de Saúde e de Planejamento.
A Prefeitura de Epitaciolândia realizou, na noite desta segunda-feira, 19, a cerimônia de despedida do secretário municipal de Saúde, Sérgio Mesquita, e a posse das novas gestoras das secretarias de Saúde e de Planejamento. O evento aconteceu no buffet ART Eventos e reuniu autoridades, servidores e membros da comunidade.
Após quase cinco anos à frente da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Mesquita deixa a pasta para se dedicar integralmente ao cargo de vice-prefeito. Durante sua gestão, o município alcançou resultados expressivos, elevando Epitaciolândia da 22ª colocação ao topo da qualidade da saúde no estado do Acre, tornando-se referência em toda a região Norte.
Para dar continuidade ao trabalho, assume a Secretaria Municipal de Saúde Marinete Mesquita, professora, ex-vereadora do município de Brasiléia e primeira secretária de Planejamento de Epitaciolândia. Até então à frente da Seplan, Marinete destacou que assume o novo desafio com espírito coletivo e compromisso com a continuidade do trabalho realizado.
“Estou indo pelo grupo, pelo coletivo. É um grande desafio, mas nossa vida é feita de desafios. Me sinto preparada e, sem dúvidas, juntos vamos dar continuidade a esse trabalho que meu irmão fez com excelência”, afirmou.
Com a vacância deixada por Marinete na Secretaria de Planejamento, assume a pasta Neiva Tessinari, especialista em projetos sociais e econômicos, membro da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, com ampla experiência em planejamento, gestão sustentável, ODS, políticas de inclusão socioeconômica, governança climática, captação, gerenciamento e monitoramento de recursos. Neiva destacou a honra de integrar a equipe de governo e o compromisso com um planejamento técnico, humanizado e eficiente para o desenvolvimento do município.
Compuseram o dispositivo de honra o prefeito Sérgio Lopes; o vice-prefeito Sérgio Mesquita; o deputado federal Roberto Duarte; a secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita; a recém-nomeada secretária de Planejamento, Neiva Tessinari; e representando o Poder Legislativo, Ary Mendes vereador e 1º secretário da Câmara Municipal. Também estiveram presentes os vereadores Miro Bispo, Girlene da Saúde e José Henrique, além de secretários, assessores, servidores públicos e a população em geral.
Durante as falas, o vereador Ary Mendes destacou o apoio da Câmara Municipal às novas gestoras e fez uma mensagem de reconhecimento ao vice-prefeito Sérgio Mesquita, ressaltando sua trajetória, superação e compromisso com o povo de Epitaciolândia.
O deputado federal Roberto Duarte parabenizou a gestão municipal, ressaltando a competência das mulheres que assumem as pastas da Saúde e do Planejamento, além de reafirmar o apoio do seu mandato às ações da prefeitura. “Sérgio Lopes é um homem honrado, que ama Epitaciolândia, e Sérgio Mesquita é alguém que sempre demonstra carinho e dedicação às pessoas. Nosso mandato segue à disposição de toda a gestão”, afirmou.
Em sua despedida, Sérgio Mesquita relembrou os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas na Saúde. “É uma noite ímpar. Trabalhar na saúde foi uma grande alegria, pois nos torna mais humanos. Saio com o sentimento de dever cumprido e gratidão a todos os servidores da saúde, que juntos ofereceram uma saúde de qualidade à nossa população”, destacou, agradecendo ainda a confiança do prefeito Sérgio Lopes.
Ao fazer uso da palavra, o prefeito Sérgio Lopes ressaltou o excelente trabalho desenvolvido nas secretarias de Saúde e Planejamento, destacando que Epitaciolândia hoje possui uma das melhores saúdes do estado e uma educação que também se destaca no Acre. O prefeito agradeceu a parceria do deputado Roberto Duarte, elogiou o trabalho de Sérgio Mesquita e Marinete Mesquita e deu as boas-vindas à nova secretária de Planejamento, Neiva Tessinari. “Desejo sucesso ao vice-prefeito Sérgio Mesquita e às nossas secretárias. Tenho certeza de que farão um trabalho extraordinário e produtivo em benefício da nossa população”, concluiu.
A cerimônia marcou um momento de reconhecimento, transição e fortalecimento da gestão municipal, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Epitaciolândia com a eficiência, a humanização dos serviços públicos e o desenvolvimento do município.
Comentários
Flash
Prefeito Jerry Correia assina termos de homologação e garante investimentos históricos em Assis Brasil
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, assinou dois importantes termos de homologação de processos licitatórios realizados recentemente pela Prefeitura, reforçando o compromisso da gestão com o uso responsável e ágil dos recursos públicos.
Durante a assinatura, o prefeito Jerry Correia destacou o excelente trabalho desenvolvido pela equipe de Licitação e Contratos do município, enfatizando a seriedade, transparência e eficiência com que os processos vêm sendo conduzidos. Segundo ele, a atuação técnica da equipe tem permitido que Assis Brasil avance com obras estruturantes que atendem diretamente a população.
O primeiro termo de homologação trata da contratação de empresa especializada para a reforma da Unidade de Saúde Antônio Alves, localizada no Bairro Bela Vista. A obra contará com investimento de quase R$ 400 mil, recursos provenientes de emenda parlamentar da Antônia Lúcia, e vai proporcionar melhorias significativas no atendimento à saúde da comunidade.
O segundo termo assinado pelo prefeito representa uma conquista histórica para o município: a construção de uma creche Tipo 2, também no bairro Bela Vista. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões, viabilizado por meio do Novo PAC do Governo Federal, ampliando o acesso à educação infantil e garantindo uma estrutura moderna e adequada para crianças e profissionais da educação.
Com as duas obras concentradas no bairro Bela Vista, o prefeito Jerry Correia reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento de Assis Brasil, promovendo investimentos que fortalecem a saúde, a educação e o futuro da população.












































Você precisa fazer login para comentar.