Geral
Governo do Estado empossa 56 novos professores efetivos
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta segunda-feira, 19, no auditório da sede da pasta, em Rio Branco, a posse de mais de 56 novos professores efetivos. Agora, já são 604 professores contratados de maneira efetiva desde 2019.
A solenidade contou com a presença do governador Gladson Cameli; da titular da SEE, Socorro Neri; do subsecretário Moisés Diniz; do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; do presidente da Câmara de Rio Branco, N. Lima; da secretária de Planejamento e Gestão em exercício, Kelly Lacerda; e da secretária estadual de Saúde, Paula Mariano; além de diversos outros secretários e autoridades.

Governador Gladson Cameli deu posse aos novos professores efetivos da Educação. Foto: Odair Leal/Secom
Na acolhida aos novos servidores, a SEE também prestigiou os professores contratados de maneira temporária, que já assinaram contratos, estão lotados nas escolas e, inclusive, já participaram de formações iniciais promovidas pela Diretoria de Ensino.
Para o governador Gladson Cameli, a contratação dos novos professores é o cumprimento de um planejamento que havia sido feito antes da pandemia. “Também é uma promessa de campanha, porque educação é tudo, diminui os índices da violência e melhora até a questão da saúde, com mais informação”, afirmou.

“Não podemos fazer e falar de futuro sem falar em educação”, frisou o governador. Foto: Odair Leal/Secom
Durante a solenidade, o governador falou ainda da chegada de 110 mil doses de vacinas ao estado. Segundo ele, o governo federal, o governo estadual e a prefeituras estão fazendo a sua parte, mas a população, em relação à pandemia, precisa se conscientizar.
“Com esses professores, chegamos a 604 contratados somente na Educação. Nenhum governo aumentou tanto o quadro de docentes como o nosso. Precisamos de vocês. Não podemos fazer e falar de futuro sem falar em educação”, frisou o governador.
A secretária Socorro Neri (SEE), por sua vez, informou que a contratação dos novos professores é a conclusão da primeira etapa de cargos necessários à educação. “Estamos dando posse aos professores e dando acolhida aos temporários. Na sequência, faremos outros editais de convocação”, destacou.
Gratidão
O sentimento que movia os professores efetivos durante a solenidade era gratidão. Adriana da Silva Pessoa, docente de Língua Espanhola, por exemplo, diz que vinha esperando a convocação desde 2019, já que era professora provisória da própria secretaria.
“Antes eu trabalhava com contrato provisório; ser contratado como efetivo é algo que todo professor almeja. Estou muito feliz e agradecida a Deus em primeiro lugar, que nos deu a vitória, e ao governador Gladson Cameli, que está nos possibilitando essa convocação”, afirmou.
Gratidão também é o sentimento externado pela professora Rosely de Lima Cordeiro, de Artes/Música. “Estou muito agradecida a Deus e ao governador Gladson Cameli por estar convocando todos os aprovados. Acredito que ele ainda irá convocar muita gente”, afirmou.
Já o professor Paulo Klelwe da Silva, de Educação Física, um dos 56 que estavam tomando posse na SEE, o sentimento de gratidão vem porque, a partir da assinatura do contrato, consegue proporcionar segurança para toda a sua família. “Estou realmente muito feliz”, disse.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.



Você precisa fazer login para comentar.