Geral
Governo do Estado empossa 56 novos professores efetivos
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta segunda-feira, 19, no auditório da sede da pasta, em Rio Branco, a posse de mais de 56 novos professores efetivos. Agora, já são 604 professores contratados de maneira efetiva desde 2019.
A solenidade contou com a presença do governador Gladson Cameli; da titular da SEE, Socorro Neri; do subsecretário Moisés Diniz; do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; do presidente da Câmara de Rio Branco, N. Lima; da secretária de Planejamento e Gestão em exercício, Kelly Lacerda; e da secretária estadual de Saúde, Paula Mariano; além de diversos outros secretários e autoridades.

Governador Gladson Cameli deu posse aos novos professores efetivos da Educação. Foto: Odair Leal/Secom
Na acolhida aos novos servidores, a SEE também prestigiou os professores contratados de maneira temporária, que já assinaram contratos, estão lotados nas escolas e, inclusive, já participaram de formações iniciais promovidas pela Diretoria de Ensino.
Para o governador Gladson Cameli, a contratação dos novos professores é o cumprimento de um planejamento que havia sido feito antes da pandemia. “Também é uma promessa de campanha, porque educação é tudo, diminui os índices da violência e melhora até a questão da saúde, com mais informação”, afirmou.

“Não podemos fazer e falar de futuro sem falar em educação”, frisou o governador. Foto: Odair Leal/Secom
Durante a solenidade, o governador falou ainda da chegada de 110 mil doses de vacinas ao estado. Segundo ele, o governo federal, o governo estadual e a prefeituras estão fazendo a sua parte, mas a população, em relação à pandemia, precisa se conscientizar.
“Com esses professores, chegamos a 604 contratados somente na Educação. Nenhum governo aumentou tanto o quadro de docentes como o nosso. Precisamos de vocês. Não podemos fazer e falar de futuro sem falar em educação”, frisou o governador.
A secretária Socorro Neri (SEE), por sua vez, informou que a contratação dos novos professores é a conclusão da primeira etapa de cargos necessários à educação. “Estamos dando posse aos professores e dando acolhida aos temporários. Na sequência, faremos outros editais de convocação”, destacou.
Gratidão
O sentimento que movia os professores efetivos durante a solenidade era gratidão. Adriana da Silva Pessoa, docente de Língua Espanhola, por exemplo, diz que vinha esperando a convocação desde 2019, já que era professora provisória da própria secretaria.
“Antes eu trabalhava com contrato provisório; ser contratado como efetivo é algo que todo professor almeja. Estou muito feliz e agradecida a Deus em primeiro lugar, que nos deu a vitória, e ao governador Gladson Cameli, que está nos possibilitando essa convocação”, afirmou.
Gratidão também é o sentimento externado pela professora Rosely de Lima Cordeiro, de Artes/Música. “Estou muito agradecida a Deus e ao governador Gladson Cameli por estar convocando todos os aprovados. Acredito que ele ainda irá convocar muita gente”, afirmou.
Já o professor Paulo Klelwe da Silva, de Educação Física, um dos 56 que estavam tomando posse na SEE, o sentimento de gratidão vem porque, a partir da assinatura do contrato, consegue proporcionar segurança para toda a sua família. “Estou realmente muito feliz”, disse.
Comentários
Geral
PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro
Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.
Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.
Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.
Comentários
Geral
Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco
Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína
Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.
Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.
No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco
Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada
O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.
Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.
Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.
A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.













Você precisa fazer login para comentar.