Cotidiano
Governo do Acre publica edital com bolsa de R$ 2.100 para professores da rede estadual
A pontuação leva em conta títulos e cursos de aperfeiçoamento, mas todos os concorrentes têm as mesmas chances de ingresso

A iniciativa integra o esforço para fortalecer a qualidade do ensino e valorizar o trabalho dos educadores acreanos. Foto: ilustrativa
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), publicou nesta segunda-feira, 5, o edital do Processo Seletivo Simplificado do Programa Bolsa Mais Professores, que oferece 203 vagas com bolsa mensal de R$ 2.100,00 por até 24 meses, além de curso de especialização na modalidade de ensino a distância (EaD).
O programa busca reforçar o quadro docente em escolas que enfrentam carência de professores no ensino fundamental (anos finais) e no ensino médio. As unidades contempladas são definidas como escolas elegíveis, segundo critérios técnicos que consideram a vulnerabilidade socioeconômica, o desempenho educacional e a necessidade de alocação de profissionais.
O diferencial desse edital é a participação simplificada, com etapa única de análise documental, sem prova e sem exigência de pós-graduação prévia. Basta que o candidato seja professor da SEE/AC, efetivo ou em estágio probatório, alocado em escola elegível e com licenciatura ou formação pedagógica equivalente. A pontuação leva em conta títulos e cursos de aperfeiçoamento, mas todos os concorrentes têm as mesmas chances de ingresso.
Os selecionados receberão bolsa mensal e participarão de um curso de especialização EaD, com início previsto para 16 de março, e carga mínima de 360 horas, unindo prática docente e formação continuada. A iniciativa integra o esforço para fortalecer a qualidade do ensino e valorizar o trabalho dos educadores acreanos.
As inscrições seguem até 18 de janeiro, de forma totalmente online. O candidato deve optar por apenas um componente curricular.
Quem pode participar?
Podem se inscrever professores concursados da rede pública estadual, efetivos ou em estágio probatório, desde que alocados em escola elegível, sendo atendidos os critérios do edital. O documento também prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Como será a seleção?
A seleção será feita por análise documental, com pontuação baseada em titulação (especialização lato sensu), cursos de informática e formações continuadas com carga mínima de 20 horas.
Cronograma
Publicação do edital: 05/01/2026
Inscrições: 05/01 a 18/01/2026
Deferimento das inscrições: 19/01/2026
Resultado preliminar: 04/02/2026
Resultado final: 10/02/2026
Inscrições (05/01 a 18/01/2026):
https://forms.gle/y4X312dcvGzApsoX9
Dúvidas e informações:
Confira o edital com a lista de escolas elegíveis clicando aqui.
Comentários
Cotidiano
Galvez recebe o Guaporé em um confronto pela Copa do Brasil
O Galvez enfrenta o Guaporé, de Rondônia, nesta quarta, 18, às 19 horas, na Arena da Floresta, pela 1ª fase da Copa do Brasil. As duas equipes entram em campo sem vantagem e se o jogo terminar empatado, o classificado para a 3ª fase será decidido nas cobranças de penalidades. Galvez O técnico Maurício Carneiro não divulgou os titulares do Galvez, mas o volante Dudu e …
O post Galvez recebe o Guaporé em um confronto pela Copa do Brasil apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES
Comentários
Cotidiano
Ivan Mazzuia quer tirar treinamentos do Marinho Monte
Com a definição da data do confronto diante do Águia, em Marabá, no Pará, na quarta, 25, às 18 horas (hora Acre), pela 2ª fase da Copa do Brasil, o técnico Ivan Mazzuia quer tirar os próximos treinamentos do Marinho Monte. A ideia é trabalhar na Arena da Floresta, Tonicão e CT do Cupuaçu. “Vamos oficializar os pedidos nesta quarta(18) e o objetivo é elevar o nível …
O post Ivan Mazzuia quer tirar treinamentos do Marinho Monte apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES
Comentários
Cotidiano
Atletas flagram sucuri gigante durante treino de canoagem em MS. Veja vídeo

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem Rafael Girotto e outros três atletas viveram momentos emocionantes no último domingo (15/2) ao encontrarem umasucuri gigante durante um treino de canoagem. Eles faziam o trecho da Barra do Rio Mimoso até a foz do Rio Formoso, na região conhecida como Baixo Formoso, em Bonito (MS).
Ao Metrópoles, Girotto informou que, na hora do flagra, estava acompanhado dos atletas Gabriel Girotto, Joelson Ricaldes e Paulinho Reis, e que, em um primeiro momento, o grupo não percebeu que se tratava de uma cobra.
“A gente avistou de longe, a gente imaginou que era um bote até, um outro caiaque, alguma coisa, ‘acho que tem um caiaque ali’ e tal. Quando a gente chegou perto, foi uma surpresa: era uma sucuri, né, bem grande, parecia ter se alimentado de algum animal e estava ali fazendo a digestão, tomando sol”, explica o canoísta.
O atleta relata, ainda, que o que mais impressionou foi o tamanho da serpente e que, na hora, a primeira reação do grupo foi gravar o momento.
“Ela é bem grande, assim, a gente chegou até a ficar surpreso com o tamanho dela, né, e a gente conseguiu fazer essas imagens aí, tomando uma certa distância, por precaução e por segurança nossa e também do animal. Mas foi uma grata surpresa ir para um treino e um passeio de domingo, em meio ao Carnaval. Enquanto o Brasil está comemorando o Carnaval, ali em Bonito ainda a natureza se mantém praticamente intacta, né, e bem preservada, com toda a sua tranquilidade”, diz ele.
Apesar da surpresa, Girotto diz que não é a primeira vez que se depara com sucuris, mas, segundo ele, nunca havia visto uma tão grande. O grupo fez questão de manter certa distância do animal para evitar qualquer reação.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.