fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo do Acre promove mutirão de saúde com especialistas em reumatologia neste final de semana

Publicado

em

A ação conta com o atendimento de quatro reumatologistas da rede estadual de saúde neste final de semana. Hoje, 90 pacientes serão atendidos, e no domingo, 9, mais 120 pacientes

Ação do governo do Acre mobilizou médicos e servidores, visando reduzir demandas reprimidas e promover cuidados de saúde. Foto: Felipe Freire/Secom

O governo do Acre deu um passo fundamental para enfrentar a questão das filas, exames complementares e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste sábado, 8, em Rio Branco, a vice-governadora e também secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, lançou o Mutirão de Consultas Ambulatoriais em Reumatologia, promovido pela Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A ação conta com o atendimento de quatro reumatologistas da rede estadual de saúde neste final de semana. Hoje, 90 pacientes serão atendidos, e no domingo, 9, mais 120 pacientes. Ao todo, mais de 200, especialmente mulheres, devem receber os atendimentos médicos. Serão priorizadas consultas para quem tem lúpus, artrite reumatoide, espondilite e fibromialgia.

“Esse é mais um compromisso executado pelo Governo do Estado em cuidar de todos os acreanos. Os mais de 200 atendimentos, especialmente as mulheres, as mais atingidas por fibriomialgia, nos dois dias da ação, ofertando consultas e exames, reforça o compromisso da nossa gestão: garantir qualidade de vida e de saúde para quem mais precisa”, disse a vice-governadora.

Mailza afirmou ainda que ações futuras estão planejadas pelo governo do Acre em outras áreas da saúde para diminuir a demanda reprimida e filas de espera. Foto: Felipe Freire/Secom

Avaneide Pereira da Cruz, de 54 anos, saiu de Epitaciolândia, município do interior para consulta com reumatologista. Veio de van disponibilizada pela Sesacre com outros pacientes e falou do quanto essa iniciativa beneficia as pessoas. “Uma consulta hoje, que eu estou fazendo, custa R$ 300 reais. E nem todos tem esse valor para pagar. Esse mutirão ajuda muita gente”, disse.

A funcionária pública Zuleide Araújo de Freitas, de 60, anos, moradora da capital acreana, expressou sua gratidão pela oportunidade de realizar consultas de forma rápida e acessível. “Já faço acompanhamento. Hoje, vim consultar e pegar encaminhamentos para novos exames. O mutirão nesse final de semana é muito bom, pois facilitou mais o atendimento. Como trabalho, não tenho tempo de vir durante a semana”, conta.

A funcionária pública Zuleide Araújo, de 60 anos, disse que o mutirão no final de semana é estratégico e ajuda quem não pode ir ao médico durante a semana. Foto: Felipe Freire/Secom

O titular da Sesacre, Pedro Pascoal, falou dos avanços, como o Opera Acre, aumento de cirurgias eletivas realizadas e redução nas filas de espera por Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF) e detalhou as expectativas e estratégias para ampliar os serviços de saúde.

“O Ministério da Saúde consolidou o Acre como referência nacional na expansão cirúrgica pelo SUS. No Acre, o número de procedimentos pelo PNRF cresceu 27,6% entre 2023 e 2024, aumentando de 10,3 mil para 14,8 mil, resultado do trabalho da gestão do governador Gladson que tem essa sensibilidade, a vice-governadora Mailza que apoia essas ações, nos dá condições para executar e nossa equipe. Já estamos levando serviços de saúde especializados para o interior, ao invés de trazer os pacientes para a capital”, informou.

“Essa é uma força-tarefa na qual reconhecemos a demanda em reumatologia”, disse o titular da Sesacre. Foto: Felipe Freire/Secom

“Hoje, vivemos mais um marco na saúde pública do Estado focado no atendimento de pessoas com doenças crônicas, que apresentam comorbidades, que precisam passar por  internações pelo agravamento da doença. A iniciativa vem para evitar e minimizar esse agravamento, nossa população, evitar internações e melhorar a qualidade de vida. A nossa fila de reumatologia é uma das maiores e estamos trabalhando para minimizar”, detalhou a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.

Presidente da Fundhacre disse que ação visa diminuir a fila de pacientes com reumatologia de todo o estado. Foto: Felipe Freire/Secom

A representante da Associação de Fibromialgicos do Estado do Acre, (Afibrac), Lene Queiroz, agradeceu a equipe envolvida por esta ação. “Há mais de 22 anos eu faço tratamento na Fundação para lupus e fibriomialgia. Fico feliz de ver essa iniciativa pela primeira vez. É um momento de uniao em prol das pessoas essa parceria da associação com a Sesacre e Defensoria Pública. Pessoas que estavam precisando de laudos, consultas urgentes, hoje estão tendo essa oportunidade”, enfatizou.

“Esse mutirão é sinônimo de atendimento e melhoria qualidade de vida das pessoas”, disse a presidente da Afibrac. Foto: Felipe Freire/Secom

Estavam presentes a subdefensora pública-geral Institucional, Thais Araújo, no atendimento especializado em Saúde Pública da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE),  parceira da iniciativa; médicas especialistas em reumatologia, servidores e pacientes.

Publicidade:

 

📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀

Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.

✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas

Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!

📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito de Rio Branco promete normalizar abastecimento de água até sábado após problemas em estações de tratamento

Publicado

em

Falhas técnicas em bombas das ETAs 1 e 2, causadas por balsas improvisadas, paralisaram o fornecimento na capital acreana

Bocalom falou sobre o abastecimento de água em Rio Branco. A normalização do serviço está prevista para o próximo sábado. Foto: cedida

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou durante coletiva na manhã desta quinta-feira (13) que o abastecimento de água na capital acreana será normalizado até sábado (15). A suspensão do fornecimento ocorreu devido a problemas técnicos nas bombas das Estações de Tratamento de Água (ETAs) 1 e 2, que foram afetadas por balsas improvisadas.

A ETA 2, responsável por 60% da produção de água da cidade, já estava parada, enquanto a ETA 1, que produz os 40% restantes, teve sua balsa virada na madrugada desta quinta-feira, interrompendo totalmente o funcionamento das estações. “Infelizmente, as duas ETAs afundaram no ano passado, e estamos trabalhando com balsas improvisadas. Às três e trinta da manhã, a balsa que sustenta as bombas da ETA 1 também virou, agravando a situação”, explicou Bocalom.

O prefeito destacou os esforços da administração municipal para resolver o problema o mais rápido possível e garantir o retorno do abastecimento à população. A normalização do serviço está prevista para o próximo sábado, mas a prefeitura alerta para a necessidade de investimentos em infraestrutura mais robusta para evitar novos transtornos.

Enquanto isso, a população de Rio Branco enfrenta dificuldades com a falta de água, e a prefeitura orienta o uso consciente dos recursos disponíveis até a solução definitiva do problema.

A normalização do serviço está prevista para o próximo sábado, mas a prefeitura alerta para a necessidade de investimentos em infraestrutura mais robusta para evitar novos transtornos. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Câmara de Rio Branco debate criação da Guarda Municipal para reforçar segurança na capital

Publicado

em

Proposta, apresentada na Tribuna Popular pelo vereador Eber Machado, visa integrar a corporação com outros órgãos de segurança e reduzir índices de criminalidade

Durante a sessão, o instrutor de defesa pessoal Marcus Mustafá enfatizou o papel estratégico da Guarda Municipal. Foto: assessoria

Na manhã desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Rio Branco discutiu a criação e estruturação da Guarda Municipal, um projeto que promete fortalecer a segurança pública na capital acreana. O tema foi abordado na Tribuna Popular, a pedido do vereador Eber Machado (MDB), e destacado como uma iniciativa essencial para a prevenção da criminalidade e a promoção da sensação de segurança entre os cidadãos.

Durante a sessão, o instrutor de defesa pessoal Marcus Mustafá enfatizou o papel estratégico da Guarda Municipal. “A Guarda trabalha junto com a sociedade, desde as crianças até os jovens e adultos, na prevenção da criminalidade. Sua criação e estruturação vão causar um grande impacto na redução dos índices de criminalidade e na sensação de segurança da nossa população”, afirmou.

O projeto prevê que a corporação atue de forma integrada com outros órgãos de segurança, colaborando na proteção do patrimônio público e no apoio à população em diversas situações. Além de contribuir para a redução da criminalidade, a presença da Guarda Municipal pode fortalecer a proximidade entre as forças de segurança e a comunidade, promovendo uma cidade mais segura e organizada.

A proposta segue em discussão na Câmara, com expectativa de avanços nos próximos meses. A iniciativa é vista como um passo importante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre tem mais um alerta de chuvas intensas nesta quinta-feira

Publicado

em

Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 29ºC. O tempo deve ser nublado a encoberto com chuva

O Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê para esta quinta no Acre leves reduções nas temperaturas da região. Foto: Marcus José

A chuva não deve dar trégua no Acre. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas no estado. O alerta amarelo é válido até às 10h desta quinta-feira (13).

Perigo potencial: para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

O Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê para esta quinta no Acre leves reduções nas temperaturas da região, por causa da associação do fluxo de umidade vindo do norte da Amazônia e do ar frio, com fraca intensidade, vindo do sul da América do Sul.

Desta forma, na porção oeste do estado, o tempo será de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com ocorrências de pancadas de chuva e trovoadas ao longo da tarde. Enquanto na porção leste, prevê-se céu variando de parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas ao longo da tarde.

A umidade relativa do ar será em torno de 95% pela manhã e de 55% à tarde. Em Rio Branco, a temperatura mínima será de 22°C, e a máxima de 28°C.

Confira abaixo as temperaturas por região:
Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 29ºC. O tempo deve ser nublado a encoberto com chuva.

Baixo Acre

Mínima de 22°C e máxima de 28ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco. O tempo deve ser nublado a encoberto com chuva.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Waltere Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 23ºC e 26ºC. O tempo deve ser nublado com pancadas de chuvas e trovoadas.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 22ºC e 27ºC. O tempo deve ser nublado a encoberto com chuva.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 23ºC e 26ºC. O tempo deve ser nublado com pancadas de chuvas e trovoadas.

Comentários

Continue lendo