Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo do Acre promove mutirão de saúde com especialistas em reumatologia neste final de semana

Publicado

em

A ação conta com o atendimento de quatro reumatologistas da rede estadual de saúde neste final de semana. Hoje, 90 pacientes serão atendidos, e no domingo, 9, mais 120 pacientes

Ação do governo do Acre mobilizou médicos e servidores, visando reduzir demandas reprimidas e promover cuidados de saúde. Foto: Felipe Freire/Secom

O governo do Acre deu um passo fundamental para enfrentar a questão das filas, exames complementares e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste sábado, 8, em Rio Branco, a vice-governadora e também secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, lançou o Mutirão de Consultas Ambulatoriais em Reumatologia, promovido pela Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A ação conta com o atendimento de quatro reumatologistas da rede estadual de saúde neste final de semana. Hoje, 90 pacientes serão atendidos, e no domingo, 9, mais 120 pacientes. Ao todo, mais de 200, especialmente mulheres, devem receber os atendimentos médicos. Serão priorizadas consultas para quem tem lúpus, artrite reumatoide, espondilite e fibromialgia.

“Esse é mais um compromisso executado pelo Governo do Estado em cuidar de todos os acreanos. Os mais de 200 atendimentos, especialmente as mulheres, as mais atingidas por fibriomialgia, nos dois dias da ação, ofertando consultas e exames, reforça o compromisso da nossa gestão: garantir qualidade de vida e de saúde para quem mais precisa”, disse a vice-governadora.

Mailza afirmou ainda que ações futuras estão planejadas pelo governo do Acre em outras áreas da saúde para diminuir a demanda reprimida e filas de espera. Foto: Felipe Freire/Secom

Avaneide Pereira da Cruz, de 54 anos, saiu de Epitaciolândia, município do interior para consulta com reumatologista. Veio de van disponibilizada pela Sesacre com outros pacientes e falou do quanto essa iniciativa beneficia as pessoas. “Uma consulta hoje, que eu estou fazendo, custa R$ 300 reais. E nem todos tem esse valor para pagar. Esse mutirão ajuda muita gente”, disse.

A funcionária pública Zuleide Araújo de Freitas, de 60, anos, moradora da capital acreana, expressou sua gratidão pela oportunidade de realizar consultas de forma rápida e acessível. “Já faço acompanhamento. Hoje, vim consultar e pegar encaminhamentos para novos exames. O mutirão nesse final de semana é muito bom, pois facilitou mais o atendimento. Como trabalho, não tenho tempo de vir durante a semana”, conta.

A funcionária pública Zuleide Araújo, de 60 anos, disse que o mutirão no final de semana é estratégico e ajuda quem não pode ir ao médico durante a semana. Foto: Felipe Freire/Secom

O titular da Sesacre, Pedro Pascoal, falou dos avanços, como o Opera Acre, aumento de cirurgias eletivas realizadas e redução nas filas de espera por Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF) e detalhou as expectativas e estratégias para ampliar os serviços de saúde.

“O Ministério da Saúde consolidou o Acre como referência nacional na expansão cirúrgica pelo SUS. No Acre, o número de procedimentos pelo PNRF cresceu 27,6% entre 2023 e 2024, aumentando de 10,3 mil para 14,8 mil, resultado do trabalho da gestão do governador Gladson que tem essa sensibilidade, a vice-governadora Mailza que apoia essas ações, nos dá condições para executar e nossa equipe. Já estamos levando serviços de saúde especializados para o interior, ao invés de trazer os pacientes para a capital”, informou.

“Essa é uma força-tarefa na qual reconhecemos a demanda em reumatologia”, disse o titular da Sesacre. Foto: Felipe Freire/Secom

“Hoje, vivemos mais um marco na saúde pública do Estado focado no atendimento de pessoas com doenças crônicas, que apresentam comorbidades, que precisam passar por  internações pelo agravamento da doença. A iniciativa vem para evitar e minimizar esse agravamento, nossa população, evitar internações e melhorar a qualidade de vida. A nossa fila de reumatologia é uma das maiores e estamos trabalhando para minimizar”, detalhou a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.

Presidente da Fundhacre disse que ação visa diminuir a fila de pacientes com reumatologia de todo o estado. Foto: Felipe Freire/Secom

A representante da Associação de Fibromialgicos do Estado do Acre, (Afibrac), Lene Queiroz, agradeceu a equipe envolvida por esta ação. “Há mais de 22 anos eu faço tratamento na Fundação para lupus e fibriomialgia. Fico feliz de ver essa iniciativa pela primeira vez. É um momento de uniao em prol das pessoas essa parceria da associação com a Sesacre e Defensoria Pública. Pessoas que estavam precisando de laudos, consultas urgentes, hoje estão tendo essa oportunidade”, enfatizou.

“Esse mutirão é sinônimo de atendimento e melhoria qualidade de vida das pessoas”, disse a presidente da Afibrac. Foto: Felipe Freire/Secom

Estavam presentes a subdefensora pública-geral Institucional, Thais Araújo, no atendimento especializado em Saúde Pública da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE),  parceira da iniciativa; médicas especialistas em reumatologia, servidores e pacientes.

Publicidade:

 

📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀

Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.

✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas

Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!

📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo