Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo do Acre promove mutirão de saúde com especialistas em reumatologia neste final de semana

Publicado

em

A ação conta com o atendimento de quatro reumatologistas da rede estadual de saúde neste final de semana. Hoje, 90 pacientes serão atendidos, e no domingo, 9, mais 120 pacientes

Ação do governo do Acre mobilizou médicos e servidores, visando reduzir demandas reprimidas e promover cuidados de saúde. Foto: Felipe Freire/Secom

O governo do Acre deu um passo fundamental para enfrentar a questão das filas, exames complementares e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste sábado, 8, em Rio Branco, a vice-governadora e também secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, lançou o Mutirão de Consultas Ambulatoriais em Reumatologia, promovido pela Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A ação conta com o atendimento de quatro reumatologistas da rede estadual de saúde neste final de semana. Hoje, 90 pacientes serão atendidos, e no domingo, 9, mais 120 pacientes. Ao todo, mais de 200, especialmente mulheres, devem receber os atendimentos médicos. Serão priorizadas consultas para quem tem lúpus, artrite reumatoide, espondilite e fibromialgia.

“Esse é mais um compromisso executado pelo Governo do Estado em cuidar de todos os acreanos. Os mais de 200 atendimentos, especialmente as mulheres, as mais atingidas por fibriomialgia, nos dois dias da ação, ofertando consultas e exames, reforça o compromisso da nossa gestão: garantir qualidade de vida e de saúde para quem mais precisa”, disse a vice-governadora.

Mailza afirmou ainda que ações futuras estão planejadas pelo governo do Acre em outras áreas da saúde para diminuir a demanda reprimida e filas de espera. Foto: Felipe Freire/Secom

Avaneide Pereira da Cruz, de 54 anos, saiu de Epitaciolândia, município do interior para consulta com reumatologista. Veio de van disponibilizada pela Sesacre com outros pacientes e falou do quanto essa iniciativa beneficia as pessoas. “Uma consulta hoje, que eu estou fazendo, custa R$ 300 reais. E nem todos tem esse valor para pagar. Esse mutirão ajuda muita gente”, disse.

A funcionária pública Zuleide Araújo de Freitas, de 60, anos, moradora da capital acreana, expressou sua gratidão pela oportunidade de realizar consultas de forma rápida e acessível. “Já faço acompanhamento. Hoje, vim consultar e pegar encaminhamentos para novos exames. O mutirão nesse final de semana é muito bom, pois facilitou mais o atendimento. Como trabalho, não tenho tempo de vir durante a semana”, conta.

A funcionária pública Zuleide Araújo, de 60 anos, disse que o mutirão no final de semana é estratégico e ajuda quem não pode ir ao médico durante a semana. Foto: Felipe Freire/Secom

O titular da Sesacre, Pedro Pascoal, falou dos avanços, como o Opera Acre, aumento de cirurgias eletivas realizadas e redução nas filas de espera por Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF) e detalhou as expectativas e estratégias para ampliar os serviços de saúde.

“O Ministério da Saúde consolidou o Acre como referência nacional na expansão cirúrgica pelo SUS. No Acre, o número de procedimentos pelo PNRF cresceu 27,6% entre 2023 e 2024, aumentando de 10,3 mil para 14,8 mil, resultado do trabalho da gestão do governador Gladson que tem essa sensibilidade, a vice-governadora Mailza que apoia essas ações, nos dá condições para executar e nossa equipe. Já estamos levando serviços de saúde especializados para o interior, ao invés de trazer os pacientes para a capital”, informou.

“Essa é uma força-tarefa na qual reconhecemos a demanda em reumatologia”, disse o titular da Sesacre. Foto: Felipe Freire/Secom

“Hoje, vivemos mais um marco na saúde pública do Estado focado no atendimento de pessoas com doenças crônicas, que apresentam comorbidades, que precisam passar por  internações pelo agravamento da doença. A iniciativa vem para evitar e minimizar esse agravamento, nossa população, evitar internações e melhorar a qualidade de vida. A nossa fila de reumatologia é uma das maiores e estamos trabalhando para minimizar”, detalhou a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.

Presidente da Fundhacre disse que ação visa diminuir a fila de pacientes com reumatologia de todo o estado. Foto: Felipe Freire/Secom

A representante da Associação de Fibromialgicos do Estado do Acre, (Afibrac), Lene Queiroz, agradeceu a equipe envolvida por esta ação. “Há mais de 22 anos eu faço tratamento na Fundação para lupus e fibriomialgia. Fico feliz de ver essa iniciativa pela primeira vez. É um momento de uniao em prol das pessoas essa parceria da associação com a Sesacre e Defensoria Pública. Pessoas que estavam precisando de laudos, consultas urgentes, hoje estão tendo essa oportunidade”, enfatizou.

“Esse mutirão é sinônimo de atendimento e melhoria qualidade de vida das pessoas”, disse a presidente da Afibrac. Foto: Felipe Freire/Secom

Estavam presentes a subdefensora pública-geral Institucional, Thais Araújo, no atendimento especializado em Saúde Pública da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE),  parceira da iniciativa; médicas especialistas em reumatologia, servidores e pacientes.

Publicidade:

 

📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀

Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.

✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas

Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!

📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo