Conecte-se conosco

Acre

Governo do Acre leva Programa Saúde na Floresta aos moradores do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório

Publicado

em

Governo do Acre leva Programa Saúde na Floresta aos moradores do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório. Foto: Uêslei Araújo/ Sema

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Saúde (Sesacre), de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh) e da Mulher (Semulher), Instituto de Meio Ambiente (Imac), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e prefeitura de Tarauacá, realizou neste sábado, 31, a quarta edição do Programa Saúde na Floresta, que levou serviços em saúde, assistência social, cidadania e educação ambiental aos moradores do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (Cferg), situado entre os municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

As atividades aconteceram na Escola de Educação Básica Santa Terezinha, situada na Comunidade Mármore, às margens da BR-364, sentido Cruzeiro do Sul.

Por meio da Sesacre, foram ofertados diversos atendimentos em saúde, incluindo consultas em em clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia; atendimento odontológico; realização de Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU), exames de ultrassonografia e laboratoriais, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão,  atendimentos de enfermagem, prescrição e entrega de medicações.

No total, foram realizados 1.738 atendimentos em saúde. Desse total, foram contabilizados 318 consultas médicas entre clínica geral, pediatria e ginecologia; 54 exames de ultrassonografia; 75 exames laboratoriais; 363 atendimento de enfermagem; 250 prescrições de medicamentos; 288 testes rápidos; 18 exames de PPCU’s; 189 vacinações e 182 atendimentos odontológicos.

Durante a ação, foram realizados 1.738 atendimentos em saúde. Foto: Uêslei Araújo/ Sema

Nesta edição do Saúde na Floresta, pela primeira vez, o programa contou com a parceria com a Secretaria da Mulher (Semulher), que promoveu atendimento psicológico, jurídico e social, por meio da Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, o Ônibus Lilás.

Além dos serviços em saúde, as famílias do Cferg receberam a doação de 2500  mudas de café clonal do Viveiro da Floresta.

Também foram promovidas atividades de educação ambiental com as crianças, por meio de jogos e brincadeiras temáticas. A ação é uma iniciativa da Sema, em parceria com o Imac, e busca incentivar a consciência ambiental desde a infância, por meio de atividades lúdicas e educativas.

A Sema, em parceria com o Imac, promoveu atividades de educação ambiental com as crianças, por meio de jogos e brincadeiras temáticas. Foto: Uêslei Araújo/ Sema

A ação também contou com a entrega de 182 kits de vestuário masculino e feminino, totalizando 1.092 peças de roupas. A doação foi realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), por meio do Projeto Vestuário Social, uma iniciativa do programa Juntos pelo Acre, em parceria com a Defesa Civil.

Foram entregues 182 kits de roupas masculinas e femininas. Foto: Uêslei Araújo/Sema

O que disseram

“Essa é uma ação de grande importância, pois leva os serviços essenciais para mais perto da população e contribui diretamente com o cuidado às pessoas. Tivemos um dia inteiro de atividades, com o objetivo de atender o maior número possível de moradores da região.  É uma grande satisfação estar no Complexo de Florestas do Rio Gregório realizando mais uma iniciativa do Governo do Estado do Acre para levar saúde, cidadania e dignidade para quem vive na floresta”, ressalta o Secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho.

Secretário Leonardo Carvalho reforça a importância da ação para as familias do Cferg. Foto: Uêslei Araújo/ Sema

“O acesso à saúde é difícil para essas comunidades mais afastadas, então quando chegamos com a estrutura completa, de consultas com especialistas, realização de exames e distribuição de medicamentos conseguimos resolver a maioria das demandas de saúde da população local, evitando a necessidade de deslocamento para Tarauacá ou Cruzeiro do Sul. Isso é fundamental, considerando a dificuldade de acesso enfrentada por essas comunidades.”, destacou o médico da família, Dr. Osvaldo Leal.

“Estou grávida de quatro meses e fui atendida no ginecologista e, durante a consulta, fiz a ultrassonografia. Foi quando descobri o sexo do meu bebê. O atendimento foi excelente, fui muito bem recebida. Me trataram com carinho, com cuidado, com amor mesmo. Isso fez toda a diferença.”, conta a estudante Íris Lorranny Alves.

A estudante Íris Lorranny Alves realizou ultrassom para descobrir o sexo do seu bebê. Foto: Uêslei Araújo/ Sema

“Trouxe os  meus dois filhos para se consultar com o pediatra. Fomos muito bem atendidos, tanto eu quanto eles. Saio daqui com os exames e a receita dos medicamentos. Só tenho a agradecer pela oportunidade de participar desse programa, que tem ajudado não só a mim, mas a muitas outras pessoas, porque sabemos o quanto somos carentes desse tipo de atendimento”, relata a autônoma Ana Cristina da Silva.

A autônoma Ana Cristina da Silva levou os filhos Vicente e Juscelino para a consulta com pediatra. Foto: Uêslei Araújo/ Sema

“Pela primeira vez, trouxemos atendimento odontológico para o programa Saúde na Floresta. Essa ação é de grande importância para as famílias do Cferg, que vivem em áreas remotas e, muitas vezes, nunca tiveram acesso a esse tipo de serviço. Levar cuidados odontológicos até essas comunidades é garantir mais saúde, dignidade e qualidade de vida para quem mais precisa.”, destacou o cirurgião dentista, Dr. Fernando Porto.

O cirurgião-dentista, Dr. Fernando Porto, destaca a importância de levar atendimentos odontológicos às comunidades mais remotas. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“O programa Saúde na Floresta no Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório é essencial, pois garante o acesso à saúde básica, melhora a qualidade de vida dessa população e fortalece a presença do governo do Acre nas unidades de conservação”, explicou a gestora do Cferg, Claúdia Lima.

A gestora do Cferg, Claúdia Lima, enfatiza a importância do Saúde na Floresta para melhorar a qualidade de vida da população. Foto: Uêslei Araújo/ Sema

Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório

O Cferg foi criado em 2008 pelo decreto estadual nº 3.433/08, abrangendo três unidades de conservação de uso sustentável: Floresta Estadual do Rio Gregório, Floresta Estadual do Mogno e Floresta Estadual do Rio Liberdade, situadas entre os municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA

Publicado

em

Vídeo mostra o parlamentar exaltado e ameaçando prender a servidora

Um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (18) registra um episódio de tensão envolvendo o vereador Liberman Farias da Costa, conhecido como Manan Rural, dentro da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia (Francisca de Souza Machado), localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul. As imagens mostram o parlamentar em tom alterado durante um confronto com uma servidora do local.

Caso aconteceu em Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução

No registro, o vereador discute com a funcionária e chega a ameaçar dar voz de prisão, alegando desacato. “Se eu quiser, você já está presa. Eu prendo aqui e chamo a polícia”, afirma o parlamentar em um dos momentos captados no vídeo, que gerou forte repercussão nas redes sociais.

De acordo com informações iniciais, o desentendimento teria começado após o vereador encontrar a porta da unidade fechada em um horário que, segundo ele, deveria haver atendimento ao público. Irritado com a situação, Manan Rural teria questionado a equipe da unidade de saúde, o que deu início à discussão.

Outro ponto que chamou atenção nas imagens foi o momento em que o vereador pede a senha do Wi-Fi da própria unidade para conseguir entrar em contato com a Polícia Militar e registrar a ocorrência. O caso segue repercutindo e o espaço permanece aberto para manifestação e esclarecimentos de todas as partes envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte

Publicado

em

Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C

A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.

Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.

Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco começa a entregar brinquedos para crianças listadas no CadÚnico

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco começou a entregar, nesta sexta-feira (19), os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, começou a entregar, nesta sexta-feira, 19, os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade na ação social denominada “Natal Criança Feliz”. A mobilização foi acompanhada pelo prefeito Tião Bocalom, que participou das primeiras doações no CRAS Novo Horizonte.

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O chamamento está sendo realizado via WhatsApp, mas a família que está cadastrada e recebe o Bolsa Família pode procurar o CRAS de sua região.

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Estamos zelando por todo o trabalho para atender ao público-alvo, que são famílias cadastradas no Bolsa Família e que, certamente, não teriam condições de comprar presentes para os filhos”, detalhou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. “Não tem presente para todas as crianças de Rio Branco; são para aquelas crianças cujas famílias não têm condições financeiras para comprar e estão no CadÚnico. Será um Natal bem diferente para as crianças mais humildes”, detalhou o chefe do Executivo.

Os CRAS entregarão cerca de 50 mil brinquedos até terça-feira, 23, em uma ação social que mobilizou todos os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para cumprir a programação estabelecida.

Comentários

Continue lendo