Flash
Governo discute plano de ação para monitoramento ambiental
Alinhar os setores e trabalhar de forma integrada. Essa é a missão do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi). Um encontro para afinar os trabalhos e planos de ação que serão realizados em períodos considerados de atenção como cheias, seca, queimadas e desmatamento foi realizado nesta quarta-feira, 18, com representantes de órgão ligados ao meio ambiente.
A reunião ocorreu no Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma). Na oportunidade, a secretária Julie Messias informou que a Semapi vai buscar dar o suporte necessário aos órgãos ligados ao meio ambiente.
Estavam presentes a diretora de Meio Ambiente, Renata Souza, e representantes da Defesa Civil Estadual, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros e o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Assem.
A secretária afirmou que a prioridade é trabalhar com todos os órgãos de forma integrada e reforçou que o governador Gladson Cameli tem como prioridade atuar de forma unificada. “Vamos trabalhar com a integração das diferentes forças para que a gente consiga atuar e estabelecer um plano de ação. É importante que todos os órgãos ligados ao meio ambiente saibam que a Semapi vai atuar junto, dando todo o suporte possível e de forma preventiva”.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, falou da estrutura do órgão e disse que eventos ligados ao clima sempre ocorrem e reforçou que a união dos órgãos é de grande importância. “Com um trabalho integrado, vamos poder atuar na capital e no interior dando suporte e atuando nesses períodos críticos”, afirmou.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, falou do importante papel que a Defesa Civil tem e que conta com o apoio da Semapi em relação a todo o mapeamento de dados que é feito por meio do Cigma para a tomada de decisões.
“Os dados são importantes, pois nos trazem os impactos que as inundações causam nos municípios. Em 2015, período em que houve a cheia histórica no estado, o Cigma foi de grande importância para o direcionamento das equipes e as tomadas de decisões”.
O presidente do Imac, André Assem, falou do papel do órgão e do papel do Cigma como centro de referência de dados. “O Imac está e sempre esteve em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental e a Semapi, que é o nosso ‘guarda-chuva’. E nós, do Imac, trabalhamos sempre integrados e agora a parceria vai ser ainda melhor”.
Sobre o Cigma
Com suporte tecnológico, ferramentas geoespaciais e técnicos capacitados, o Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma) oferece informações qualificadas para direcionar as estratégias de políticas do governo. O centro é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e conta com a parceria do Instituto de Meio Ambiente (Imac), o Instituto de Terras (Iteracre), o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
Comentários
Flash
CT Anjo Azul e eMulti de Epitaciolândia encerram o Janeiro Branco com roda de conversa sobre saúde mental
A Equipe de Multiprofissionais do eMulti realizou uma ação (roda de conversa) voltando ao JANEIRO BRANCO com palestras, dinâmicas e depoimentos que visa um alerta para o cuidado com a saúde mental e emocional da população, a parte da prevenção das doenças recorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 31, no prédio do Anjo Azul.
O programa CT Anjo Azul teve início em julho de 2022, com atendimento às crianças e adolescentes que estão dentro do transtorno do espectro autista (TEA) e outros déficits na comunicação e na interação social, definido pela ciência como distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social. O programa atende mais de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias.
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) passou a ser eMulti em 2023. A eMulti é uma parte estruturante do SUS (sistema único de saúde).
A eMulti foi criada para fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS). A nova proposta tem como diretriz a interprofissionalidade e dispõe de novos mecanismos organizativos e estruturais.
Segundo Anirtes Meireles, Assistente Social e Coordenadora do CT Anjo Azul, cada dia cresce a procura e isso demonstra a eficiência dos serviços prestados à população.
“Hoje somos referência na região, atendemos cerca de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias, isso demonstra a eficiência dos serviços ofertados pela prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando que a eMulti funciona de mãos dadas com o CT Anjo Azul, temos uma equipe muito bem formada de profissionais aptos a atender nossa clientela.” Destacou a coordenadora.
Comentários
Flash
Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá
Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local
Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.
O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.
Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.
Comentários
Flash
Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas
Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.
Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.
A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.
A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.
Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.
” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.
O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu
Você precisa fazer login para comentar.