fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Governo designa novos gestores para comandar pastas pelos próximos 90 dias

Publicado

em

O governo do Acre publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira, 13, o decreto n° 2.422-P, que resolve designar, pelo prazo de 90 dias, cinco gestores públicos.

Os designados vão assumir as seguintes pastas: Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Relações Federativas (Serf), Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e Casa Militar.

Seop

O diretor de Administração e Finanças, Glauber Ueyke Montenegro Mappes, foi designado para responder pela Secretaria de Obras Públicas (Seop).

Glauber Ueyke responderá pela Seop pelo prazo de 90 dias. Foto: Jean Lopes/Seop

Glauber é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou na Companhia Energética do Ceará (Coelce) e foi servidor do Banco do Brasil. No Acre, Mappes exerceu no Departamento de Trânsito (Detran), no município de Cruzeiro do Sul, a chefia da 1° Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e, em Rio Branco, no ano de 2021, assumiu a Direção Administrativa e Financeira da Secretaria de Estado de Obras Públicas.

Sefaz

O secretário adjunto do Tesouro, José Amarísio Freitas de Souza, foi designado para responder pela Secretaria da Fazenda.

Amarísio Freitas vai responder como secretário da Fazenda do Acre pelo prazo de 90 dias. Foto: Ascom/Sefaz

Nascido em Cruzeiro do Sul, Amarísio Freitas é formado em Contabilidade, é especialista em Gestão Empresarial, Auditoria e Perícia Contábil, possui MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo e é também auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas Estado do Acre (TCE/AC) de carreira. Foi analista no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), professor acadêmico e de pós-graduação, bem como exerceu a função de secretário adjunto do Tesouro Estadual por duas vezes. Foi também titular da Sefaz de novembro de 2021 a dezembro de 2022.

Deracre

O diretor de Portos e Aeroportos, Sócrates José Guimarães, foi designado para responder pela presidência do Deracre.

Sócrates José Guimarães responderá como presidente interino do Deracre pelo prazo de 90 dias. Foto: Ascom Deracre

O diretor tem perfil técnico e experiência com os aeródromos do Acre que podem operar no período matutino e noturno: Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Feijó e Xapuri. O presidente já se apresentou aos servidores do órgão e destacou que a prioridade do Deracre é continuar as obras, melhorar os ramais e aperfeiçoar os mecanismos de gestão do órgão.

Serf

A diretora de Administração e Finanças da Secretaria de Relações Federativas, Rosangela Bardales da Cruz, foi designada para responder pela pasta, em Brasília.

Rosângela assumirá a pasta interinamente durante 90 dias. Foto: Elomar Chaves.

Rosângela Bardales da Cruz é servidora do Governo do Acre, admitida como gestora de políticas públicas, em 2006. É formada em Matemática pela Universidade Federal do Acre (Ufac), possui mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, pelo Centro de Educação Superior Brasília (Iesb), além de pós-graduação em Perícia Judicial, pela Universidade Católica de Goiás; em Gestão de Pessoas nas Organizações, pela Faculdade Barão do Rio Branco; e em Gestão Pública com ênfase em Controle Externo, pela Faculdade Internacional de Curitiba. Tem experiência em gestão pública com ênfase nas áreas administrativa e financeira, atuando desde 2020 na atual Secretaria de Relações Federativas (Serf).

Casa Militar

O chefe do gabinete pessoal do governador, José Rosemar Andrade de Messias, foi designado e vai responder cumulativamente pela Casa Militar.

José Messias vai assumir a Casa Militar interinamente por 90 dias. Foto: Diego Gurgel/Secom.

José Messias é formado em Direito e Geografia pela Universidade Federal do Acre, é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Pernambuco, especialista em Processo Civil, especialista em segurança pública pela Polícia Militar da Paraíba. Atuou como professor, comandante da Polícia Militar em Sena Madureira, comandante do Quarto Batalhão, diretor de Ensino da Polícia Militar, subchefe da Casa Militar.

Comentários

Continue lendo

Geral

“Não sei como consegui sair”, diz sobrevivente de tragédia em reservatório

Publicado

em

Foto: Rede Amazônica

O pintor José Coutinho, único sobrevivente do acidente ocorrido dentro do reservatório de água do Condomínio Via Parque, em Rio Branco, na última quinta-feira (12), relatou à Rede Amazônica os momentos de tensão que antecederam a tragédia.

O episódio resultou na morte de Ruan Roger da Silva Barbosa, de 32 anos, e Diony Magalhães Oliveira, de 22, que morreram por asfixia seguida de afogamento, conforme consta na Declaração de Óbito.

Os três trabalhavam na pintura da parte interna da caixa d’água quando começaram a passar mal devido ao forte odor do produto utilizado.

Segundo José Coutinho, o grupo se revezava no serviço para minimizar a exposição aos vapores. Cada um ficava só cinco minutos dentro do reservatório por causa do produto que estava sendo aplicado.

Diony, que era casado com a filha de José foi o primeiro a passar mal e apresentar sinais de desorientação.

“Chegou a vez do Diony. Ele desceu pra pintar e a gente começou a perceber que estava meio aéreo, meio que perdendo a noção. Aí a gente desceu para prestar socorro, eu e o Ruan, que estávamos lá em cima”, relembrou o pintor.

Ao entrarem no tanque para socorrer Diony, José e Ruan também passaram mal. “Eu falei: ‘Ruan, vamos subir e pedir socorro’. Foi na hora que a minha mente entrou em colapso e não sei como consegui sair”, contou.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende e participa da captura de autores de feminicídios em Capixaba e Senador Guiomard

Publicado

em

Autor de crime violento é encaminhado à DEFLA, onde ficará à disposição da Justiça. Foto: arquivo/ PCAC.

A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu, na manhã deste sábado, 14, N.N.S., de 50 anos, principal suspeito de ter assassinado Auriscléia Lima do Nascimento, de 25 anos, no município de Capixaba. A ação foi conduzida pela equipe da Delegacia-Geral de Capixaba, que localizou o homem escondido em uma área de mata na colocação Promissão, nas proximidades da Reserva Extrativista Chico Mendes, na zona rural do município.

De acordo com o delegado Aldízio Neto, responsável pelas investigações, a prisão foi resultado de um trabalho intenso da Polícia Civil desde o momento do crime. “Montamos uma força-tarefa para localizá-lo e hoje, com êxito, conseguimos efetuar a prisão. O suspeito já tem antecedentes por estupro e homicídio, o que reforça a sua periculosidade”, afirmou o delegado. Considerando a comoção pública e a gravidade do caso, N.N.S. foi transferido para a capital e apresentado na Delegacia de Flagrantes (DEFLA), em Rio Branco.

Em outra frente, a Polícia Civil também atuou de forma decisiva na elucidação de um feminicídio ocorrido em Senador Guiomard, onde Luana Conceição do Rosário, de 45 anos, foi assassinada na sexta-feira, 13. Com base em informações repassadas pelo setor de inteligência da instituição, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) localizou e prendeu J.R.O., de 54 anos, suspeito de ter cometido o crime.

Além desses casos, a PCAC também efetuou prisões ao longo da semana em diferentes municípios, incluindo Sena Madureira, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves, por crimes de homicídio e tentativa de homicídio, evidenciando a atuação contínua da polícia na repressão à criminalidade violenta no estado.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, ressaltou o empenho da instituição no enfrentamento aos crimes contra a vida, em especial os feminicídios.

“A Polícia Civil tem atuado com agilidade e responsabilidade para dar respostas firmes à sociedade. A prisão do suspeito de feminicídio em Capixaba e o apoio direto à captura do autor em Senador Guiomard mostram nosso compromisso com a justiça e a proteção das mulheres. Nossas equipes estão mobilizadas em todas as regiões, com investigações qualificadas e ações integradas. Seguiremos firmes para que nenhum crime grave fique impune”, afirmou o delegado-geral.

As ações reforçam o papel essencial da Polícia Civil na garantia da segurança pública e na luta contra a violência de gênero, um dos maiores desafios da atualidade.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Sebrae promove o 1º Encontro “Empreendendo com Diversidade” no Acre

Publicado

em

Evento acontece no dia 26 de junho e reforça o compromisso com a inclusão e o fortalecimento de negócios diversos no estado

O Sebrae realiza, no dia 26 de junho, o 1º Encontro Empreendendo com Diversidade, um evento inédito no estado que tem como objetivo valorizar, fomentar e dar visibilidade ao empreendedorismo de pessoas LGBTQIA+. A programação conta com palestras, rodas de conversa e oportunidades de networking. O evento que acontece na sede do Sebrae, em Rio Branco, é aberto ao público e voltado tanto para quem já empreende quanto para aqueles que desejam começar um negócio.

De acordo com a gestora do projeto Plural do Sebrae, Julci Ferreira, a iniciativa busca contribuir para o empreendedorismo inclusivo e para um ambiente de negócios mais inovador. “Queremos ampliar as oportunidades desse grupo. A diversidade é um motor para a economia. Esse encontro é uma forma de incluir, reconhecer e apoiar empreendedores que enfrentam desafios extras em sua trajetória, como o preconceito”, afirmou a gestora.

Além das atividades formativas, o encontro também abrirá espaço para exposição de produtos e serviços de empreendedores locais, promovendo visibilidade e geração de negócios. Acesse sebrae.com.br/acre e conheça os programas e consultorias disponíveis para apoiar a sua jornada empreendedora.

Mês do Orgulho

O mês de junho é reconhecido como o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Esse período simboliza a luta pelos direitos civis e a busca por respeito e igualdade. De acordo com a pesquisa LGBT+ Empreendedorismo, realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha e encomendada pelo Sebrae, cerca de quatro em cada dez pessoas LGBTQIA+ apontam que a identidade de gênero e a orientação sexual influenciaram a decisão de ter um negócio próprio. Entre pessoas trans e travestis, esse fator é ainda mais preponderante: cerca de dois terços atribuem essa decisão a essas questões.

Ainda segundo a pesquisa, entre as pessoas donas do próprio negócio, 9% se identificam como LGBT+, o que representa 3,7 milhões de pessoas no país. Na região Norte, 6% dos donos de negócio se identificam como LGBT+, o que equivale a 222 mil pessoas.

Comentários

Continue lendo