Conecte-se conosco

Geral

Governo designa novos gestores para comandar pastas pelos próximos 90 dias

Publicado

em

O governo do Acre publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira, 13, o decreto n° 2.422-P, que resolve designar, pelo prazo de 90 dias, cinco gestores públicos.

Os designados vão assumir as seguintes pastas: Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Relações Federativas (Serf), Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e Casa Militar.

Seop

O diretor de Administração e Finanças, Glauber Ueyke Montenegro Mappes, foi designado para responder pela Secretaria de Obras Públicas (Seop).

Glauber Ueyke responderá pela Seop pelo prazo de 90 dias. Foto: Jean Lopes/Seop

Glauber é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou na Companhia Energética do Ceará (Coelce) e foi servidor do Banco do Brasil. No Acre, Mappes exerceu no Departamento de Trânsito (Detran), no município de Cruzeiro do Sul, a chefia da 1° Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e, em Rio Branco, no ano de 2021, assumiu a Direção Administrativa e Financeira da Secretaria de Estado de Obras Públicas.

Sefaz

O secretário adjunto do Tesouro, José Amarísio Freitas de Souza, foi designado para responder pela Secretaria da Fazenda.

Amarísio Freitas vai responder como secretário da Fazenda do Acre pelo prazo de 90 dias. Foto: Ascom/Sefaz

Nascido em Cruzeiro do Sul, Amarísio Freitas é formado em Contabilidade, é especialista em Gestão Empresarial, Auditoria e Perícia Contábil, possui MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo e é também auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas Estado do Acre (TCE/AC) de carreira. Foi analista no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), professor acadêmico e de pós-graduação, bem como exerceu a função de secretário adjunto do Tesouro Estadual por duas vezes. Foi também titular da Sefaz de novembro de 2021 a dezembro de 2022.

Deracre

O diretor de Portos e Aeroportos, Sócrates José Guimarães, foi designado para responder pela presidência do Deracre.

Sócrates José Guimarães responderá como presidente interino do Deracre pelo prazo de 90 dias. Foto: Ascom Deracre

O diretor tem perfil técnico e experiência com os aeródromos do Acre que podem operar no período matutino e noturno: Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Feijó e Xapuri. O presidente já se apresentou aos servidores do órgão e destacou que a prioridade do Deracre é continuar as obras, melhorar os ramais e aperfeiçoar os mecanismos de gestão do órgão.

Serf

A diretora de Administração e Finanças da Secretaria de Relações Federativas, Rosangela Bardales da Cruz, foi designada para responder pela pasta, em Brasília.

Rosângela assumirá a pasta interinamente durante 90 dias. Foto: Elomar Chaves.

Rosângela Bardales da Cruz é servidora do Governo do Acre, admitida como gestora de políticas públicas, em 2006. É formada em Matemática pela Universidade Federal do Acre (Ufac), possui mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, pelo Centro de Educação Superior Brasília (Iesb), além de pós-graduação em Perícia Judicial, pela Universidade Católica de Goiás; em Gestão de Pessoas nas Organizações, pela Faculdade Barão do Rio Branco; e em Gestão Pública com ênfase em Controle Externo, pela Faculdade Internacional de Curitiba. Tem experiência em gestão pública com ênfase nas áreas administrativa e financeira, atuando desde 2020 na atual Secretaria de Relações Federativas (Serf).

Casa Militar

O chefe do gabinete pessoal do governador, José Rosemar Andrade de Messias, foi designado e vai responder cumulativamente pela Casa Militar.

José Messias vai assumir a Casa Militar interinamente por 90 dias. Foto: Diego Gurgel/Secom.

José Messias é formado em Direito e Geografia pela Universidade Federal do Acre, é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Pernambuco, especialista em Processo Civil, especialista em segurança pública pela Polícia Militar da Paraíba. Atuou como professor, comandante da Polícia Militar em Sena Madureira, comandante do Quarto Batalhão, diretor de Ensino da Polícia Militar, subchefe da Casa Militar.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Morador de rua preso por estupro em Rio Branco é reincidente e já havia estuprado duas adolescentes em 2013

Publicado

em

Paulo Rafael, 39 anos, foi preso em flagrante após invadir apartamento e violentar mulher no bairro Isaura Parente, em Rio Branco; ele já havia sido condenado por crime similar em 2013

Durante pesquisas pelo sistema da polícia, a equipe descobriu que o suspeito foi preso há 11 anos pelo estupro de duas adolescentes. Foto: cedida 

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Paulo Rafael Chagas Fernandes, de 39 anos, morador em situação de rua e com histórico de reincidência em crimes sexuais. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara das Garantias em audiência de custódia nesta sexta-feira (16), um dia após ele ser preso em flagrante pelo estupro de uma mulher no bairro Isaura Parente, em Rio Branco.

Segundo a polícia, a vítima retornava da academia quando foi surpreendida por Paulo Rafael, que portava uma faca. Apresar violentá-la sexualmente, ele roubou pertences do apartamento e fugiu, sendo preso pouco depois na Avenida Antônio da Rocha Viana. Na Delegacia da Mulher, o acusado confessou o crime.

Em 2013, Paulo Rafael já havia sido condenado por invadir uma residência no bairro Montanhês e estuprar duas adolescentes. Após cumprir parte da pena, retornou às ruas e voltou a cometer crimes.

Imagem da câmera de segurança mostra suspeito no portão do residencial onde a vítima mora. Foto: Reprodução

O morador em situação de rua é reincidente no mesmo tipo de crime. Em 20 de novembro de 2013, ele invadiu uma casa no bairro Montanhês por um basculante e, armado com uma faca, estuprou duas adolescentes, uma delas de 16 anos. Na fuga, ainda roubou objetos da família.

Paulo Rafael foi preso, condenado e cumpriu parte da pena antes de ser liberado. Após deixar a cadeia, passou a viver nas ruas. Em liberdade, voltou a cometer crimes sexuais — o mais recente ocorreu na última quinta-feira (15), quando invadiu um apartamento, estuprou uma mulher e roubou seus pertences.

Prisão do suspeito

Ainda conforme o delegado, a vítima procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), registrou um boletim de ocorrência e foi acompanhada por uma equipe policial até o IML para exames de corpo de delito. Ele foi preso por uma policial que acompanhava a vítima nos procedimentos.

“Estavam sendo feitas diligências para localizá-lo, ela levou o vídeo, que pediu ao proprietário do imóvel, da entrada dele no local e já tínhamos a identificação. Enquanto estávamos tentando prendê-lo, a vítima foi para o IML, a policial viu ele nas proximidades e e deu voz de prisão”, complementou o delegado.

Roberth Alencar destacou que o suspeito resistiu à prisão e foi levado para dentro do IML enquanto a policial aguardava a chegada da viatura para levá-lo à Deam. “Ele estava embriagado, tinha usado o dinheiro dos objetos vendidos, mas ainda estava com um deles em posse, então, temos ali o flagrante configurado”, disse.

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher fica no Segundo Distrito de Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

Comentários

Continue lendo

Geral

BOPE prende homem com arma e pé de maconha em residência no bairro Vitória, em Rio Branco

Publicado

em

Maykon Marcelino de Souza, 41 anos, foi preso em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma após ação do GIRO/BOPE na tarde desta sexta (16)

Em uma ação rápida do (GIRO), e do (BOPE), resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Foto: captada 

Uma ação do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre, resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo na tarde desta sexta-feira (16), no bairro Vitória, em Rio Branco.

Maykon Marcelino de Souza, 41 anos, foi abordado após a equipe policial visualizar, através da cerca da residência na Rua Jorge Rivasplata, um pé de maconha dentro do imóvel, o que levantou fundada suspeita para a entrada dos agentes.

A ação foi desencadeada com base em informações recepadas pela guarnição. Além da planta, foram apreendidos outros entorpecentes e uma arma de fogo. O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mãe desesperada busca filho desaparecido há 10 dias em Rio Branco: “Meu coração não aguenta mais”

Publicado

em

Jhonata da Silva, 32 anos, foi visto entrando em carro com dois homens no bairro Sobral; família fará boletim de ocorrência e pede ajuda pelas redes

Jhonata foi visto pela última vez por volta das 10h de 6 de janeiro na praça próxima ao mercado da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), no bairro Sobral, em Rio Branco. Foto: captada 

Há dez dias, a família de Jhonata da Silva Cavalcante, 32 anos, vive a angústia de não saber do seu paradeiro. Ele foi visto pela última vez no dia 6 de janeiro, por volta das 10h, na praça próxima ao mercado da Semsur, no bairro Sobral, em Rio Branco. Segundo a tia, testemunhas relataram que dois homens o colocaram dentro de um carro.

A mãe, Francilene Frazão da Silva, deve registrar boletim de ocorrência e faz um apelo emocionado: “Eu sou uma mãe desesperada, procurando pelo meu filho. Já faz dias que não tenho notícias e meu coração não aguenta mais. Se você viu ou ouviu algo, por favor, não se cale. Me ajude a encontrar meu filho”.

A família tem mobilizado buscas pelas redes sociais e pede que qualquer informação seja repassada à Polícia Militar pelo 190. Jhonata é dependente químico, mas, segundo parentes, não costuma desaparecer por tanto tempo. Ele mora com a mãe no bairro João Eduardo II.

Comentários

Continue lendo