Acre
Governo concentra esforços na retirada de balseiros da Ponte Metálica de Rio Branco
Nesta terça-feira, 28, o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), tem trabalhado, desde às 7h, com 60 homens equipados com coletes salva-vidas e luvas, com a ajuda de motosserras, para garantir a remoção dos entulhos e a continuidade do fluxo das águas na Ponte Juscelino Kubitschek, em Rio Branco.

Trabalhadores do Deracre atuam há mais de três dia na limpeza do rio Acre. Foto: Egídio Roque/Deracre
Com o crescente acúmulo de balseiros e elevação rápida do Rio Acre, o Deracre deslocou duas escavadeiras hidráulicas para agilizar o processo de limpeza dos pilares, que não comprometem a estrutura da ponte.
“As máquinas não comprometem a estrutura da ponte, ao contrário, elas ajudam e facilitam o processo de remoção dos balseiros presos nos pilares de modo mais rápido”, afirmou o engenheiro do Deracre, Roberto Camarão.

Elevação rápida ocasiona crescente acúmulo de balseiros na ponte. Foto: Rafael Dias/Deracre
A ponte Metálica de Rio Branco foi construída há mais de 50 anos. Camarão explicou que, ao longo do dia, foi realizada uma análise do comportamento da ponte, bem como o levantamento técnico pelos engenheiros do Deracre e da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
“Houve um pequeno movimento da ponte, mas que não comprometeu a estrutura, sendo apenas uma rachadura no meio fio; Além disso, hoje fizemos um levantamento técnico junto com os engenheiros da Seop para, em breve, fazer o orçamento e manutenção da Ponte Metálica”, disse.

Deracre e Seop avaliaram a situação da ponte. Foto: Egídio Roque/Deracre
Além disso, há três dias uma equipe com um barco rebocador estava trabalhando na retirada dos balseiros da Ponte Metálica. Foi providenciada a substituição da palheta da embarcação, que havia sofrido dano ocasionado pelos entulhos no rio e devido ao trabalho contínuo dos operadores.
“Pedimos a troca da palheta, que foi providenciada e, até amanhã, uma equipe deve atuar para agilizar e reforçar o trabalho de remoção”, enfatizou o engenheiro.
A retirada dos balseiros é uma atividade de preservação e prevenção, já que o acúmulo de entulhos nos pilares de sustentação impossibilita o fluxo das águas, além de comprometer a estrutura das edificações. As equipes do Deracre devem continuar com os trabalhos de retirada dos balseiros.
Comentários
Acre
Polícia Militar prende foragido acusado de espancar e manter companheira em cárcere privado em Sena Madureira
Policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM) prenderam Sebastião Silva do Nascimento, de 49 anos, acusado de espancar e manter a própria companheira em cárcere privado na zona rural do município. A prisão ocorreu no ramal do Mucuripe, região do projeto Joaquim de Matos.
Segundo informações da polícia, o suspeito já responde pelo crime de homicídio e estava foragido da justiça. A vítima foi mantida em cárcere privado por dois dias e sofreu diversas agressões, principalmente no rosto. Após conseguir escapar, ela buscou ajuda com um vizinho, que acionou imediatamente a Polícia Militar.
A ocorrência foi atendida pelas patrulhas Maria da Penha e Rural. No momento da abordagem, Sebastião do Nascimento não reagiu à prisão. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira para os procedimentos legais e deverá ser transferido ao presídio, onde ficará à disposição da justiça.
A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate à violência doméstica e na captura de foragidos da justiça.
Comentários
Acre
Epitaciolândia promove primeiro encontro do Alto Acre com o grupo de Fibromialgia
Nesta quinta-feira, Epitaciolândia deu um passo significativo ao realizar o primeiro encontro com o grupo de Fibromialgia da região. Este evento representa um pontapé́ inicial crucial para o cuidado de um público que necessita de atenção e apoio especializado.
Além das palestras informativas, foram realizadas atividades práticas que visam promover o bem-estar físico e emocional. O evento contou com a presença de profissionais da saúde (fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, assistente social e educador físico), que esclareceram dúvidas e ofereceram orientações sobre cuidados e tratamentos disponíveis.
Este primeiro encontro é apenas o início de uma série de ações que buscam sensibilizar a comunidade sobre a fibromialgia e garantir que os afetados pela condição recebam o suporte necessário. Com essa iniciativa, Epitaciolândia reafirma seu compromisso em cuidar da saúde e bem-estar de todos os seus cidadãos, criando um ambiente mais acolhedor e solidário.
Você precisa fazer login para comentar.