Acre
Governo admite que cheia do madeira poderá causar transbordamento ou erosão
Em texto escrito pela repórter Ana Paula Pojo, a agência afirma que o órgão trabalha com várias possibilidades: em caso de transbordamento, ou até mesmo, possíveis erosões de solo
Da ContilNet
Com índices que chegam a assustar e que podem ser facilmente comparados com a última enchente, a maior dos últimos tempos, o rio Madeira já começa a receber uma atenção especial, sobretudo por órgãos do Acre.
É que, na última cheia, o Acre ficou isolado por via terrestre. A BR-364 – entre Rondônia e Acre – é a única porta de entrada para o estado. Em virtude disto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nos estados de Rondônia e Acre, já começou a articular com o governo medidas preventivas e definitivas para os trechos da BR, em caso de possível cheia do rio Madeira.

Dnit afirma que existe previsão de aumento para o nível do rio, mas fora de proporções alarmantes/Foto: Divulgação
De acordo com publicação da Agência de Notícias do Acre, a superintendência do Dnit afirma que existe, por parte dos órgãos competentes de supervisão, uma previsão de aumento para o nível do rio, no entanto, fora de proporções alarmantes, como a do ano passado.
Em texto escrito pela repórter Ana Paula Pojo, a agência afirma que o órgão trabalha com várias possibilidades: em caso de transbordamento, ou até mesmo, possíveis erosões de solo. Com relação às medidas definitivas do órgão, a publicação da agência conta que foi proposta junto ao Ministério dos Transportes a construção de um novo seguimento de rodovia anexo às áreas propícias às inundações.
A proposta está em processo de análise, pois envolve custos orçamentários.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.