fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Governo adere a programa que pretende erradicar analfabetismo entre as crianças

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) aderiu ao programa do governo federal Criança Alfabetizada, que será realizado em regime de colaboração com os estados e municípios. O momento é de elaboração de projeto e de planejamento, e deverá ser implementado, de fato, a partir de 2024.

O foco do programa é garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental, anos iniciais, com recomposição de aprendizagem, se houver necessidade, para os alunos matriculados no 3º, 4º e 5º ano.

De acordo com o professor Antônio Lima, da Divisão dos Anos Iniciais da SEE, o Estado é quem vai organizar o programa, passando a se denominar “território”. E nesse território estarão incorporadas as redes municipais de ensino. “Aqui nós já fizemos a adesão”, explica.

Meta do programa é fazer com que 100% das crianças sejam alfabetizadas até o segundo ano. Foto: cedida

Em reunião realizada em Brasília, em junho deste ano, o secretário Aberson Carvalho (SEE) foi nomeado o coordenador do compromisso nacional criança alfabetizada do território Acre. Ainda de acordo com Antônio Lima, o programa vai funcionar em locais onde hajam salas normatizadas.

Em todo o país, o programa pretende alcançar mais de 4,5 milhões de crianças entre 6 e 7 anos em mais de 98 mil escolas. No Acre, segundo o representante da Divisão dos Anos Iniciais, ainda não há um número confirmado de alunos porque a fase é de levantamento de dados e de planejamento.

“Estamos construindo o projeto em uma parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), onde o Estado será o protagonista, e que será efetivado a partir de 2024, quando esse território irá abranger também os municípios”, explica.

Alfabetizar as crianças é um das prioridades do governo. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

iretrizes do Ministério da Educação (MEC), haverá também a parte financeira que englobará a construção de novas escolas, a compra de materiais, a formação de professores e até mesmo, se houver necessidade, a contratação de consultorias.

No Acre, conforme explica o professor Antônio Lima, antes da pandemia, o percentual de alunos alfabetizados até o final do segundo ano, no Estado, chegava a 96%. Durante a pandemia, esse número caiu pela metade. “Vamos juntar esse programa ao projeto estadual de alfabetização, que já existe, e vamos apresentar ao MEC para que seja aprovado”, destacou.

Contexto

O lançamento do programa se justifica na medida em que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com base nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre 2019 e 2021 (período que engloba a pandemia) houve uma queda no desempenho dos alunos.

Antes da pandemia, mais de 96% dos alunos das séries iniciais eram alfabetizadas no Acre.
Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Em 2019, considerando os dados em nível Brasil, 54,8% das crianças avaliadas pelo Saeb foram consideradas alfabetizadas. Em 2021, esse percentual caiu para 49,4% dos estudantes dos anos iniciais avaliados.

Dentro desse novo contexto de alfabetização, o programa lançado em Brasília possui cinco eixos: gestão e governança, formação de profissionais, infraestrutura, reconhecimento de boas práticas e avaliação. O suporte técnico e financeiro será ofertado pelo MEC.

Adesão voluntária

A adesão ao Programa Criança Alfabetizada será voluntária por parte de estados e municípios. O Acre, entretanto, já fez a adesão e já trabalha na elaboração do projeto que será encaminhado ao MEC para ser aprovado.

A adesão voluntária ao compromisso nacional implica na responsabilidade de cada território em promover a melhoria da qualidade do processo e dos resultados de alfabetização, com uma atenção especial à redução das desigualdades de aprendizagem entre os estudantes.

(Com informações do Ministério da Educação)

Comentários

Continue lendo

Extra

SINDICATO DOS AGENTES DE SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA – SINASB

Publicado

em

SINDICATO DOS AGENTES DE SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA – SINASB

CNPJ nº: 54.922.074/0001-04

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

SINDICATO DOS AGENTES DE SAÚDE PÚBLICA DO MUNICIPIO DE BRASILÉIA (SINASB), inscrito no CNPJ sob o nº 54.922.074/0001-04, neste ato representado por seu Presidente, Sr. FRANCISCO DE ASSIS DANTAS CASTRO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias CONVOCA os integrantes da categoria representada, com base territorial no Município de Brasiléia/Ac, para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que será realizada no DIA 30/07/2024 (QUARTA-FEIRA) às 08:00 horas, em primeira convocação, e 08:30, em segunda convocação, com qualquer numero de associados,  no Auditório da Câmara Municipal de Brasiléia, situado na Avenida Geny Assis – Centro, Brasiléia/Acre, CEP: 69932-000, para tratarmos  da seguinte “ORDEM DO DIA”: I – Leitura do Edital de Convocação; II apresentação, discussão e votação dos membros que irão, assumir a primeira e a segunda tesouraria da Entidade Sindical; III – Discussão e aprovação da contribuição sindical dos associados da Entidade Sindical. Não havendo número legal de presentes em primeira convocação, a assembleia se iniciará, em segunda convocação, 30 (trinta) minutos após a primeira, no mesmo dia e local, já com qualquer número de presentes. As decisões tomadas nesta Assembleia prevalecerão para todos os efeitos legais. Brasiléia/Ac, 09  de julho de 2024.

Francisco de Assis Dantas Castro

Presidente do SINASB

Comentários

Continue lendo

Extra

Corpo de Homem encontrado às margens do Rio Acre em Rio Branco é identificado

Publicado

em

O corpo de Elison Furtado de Souza, de 26 anos, foi encontrado boiando às margens do Rio Acre na manhã desta quinta-feira (11), na rua 1º de Maio, no bairro Seis de Agosto, região do Segundo Distrito de Rio Branco. A identificação foi realizada através de exame de papiloscopia no Instituto Médico Legal (IML).

Elison Furtado de Souza, de 26 anos, foi encontrado boiando às margens do Rio Acre

Populares que caminhavam pelas margens do rio avistaram o corpo e acionaram a Polícia Militar, que isolou a área e solicitou a presença da perícia criminal, dos militares do Corpo de Bombeiros e dos agentes do IML. A perícia constatou que o corpo já estava há muito tempo na água.

De acordo com moradores, o homem encontrado morto era conhecido na região como “Pai véi”, um alcoólatra e usuário de entorpecentes.

Agentes da Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram informações no local, e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE PRORROGAÇÃO

Publicado

em

AVISO DE PRORROGAÇÃO

Pregão Eletrônico no 09/2024

Contratação de Pessoa Jurídica para prestação de serviços técnicos de qualificação das empre- sas do estado do Acre para exportação de acordo com a metodologia do Programa de Qualifica- ção Para Exportação PEIEX.

RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.

Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 16 de julho de 2024 às 10h45min; Início da sessão de disputa de preço: 16 de julho de 2024 às 11h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.

ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.

Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail [email protected], aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.

Rio Branco-AC, 11 de julho de 2024.

Natana Dourado Sousa

Pregoeira do SEBRAE/AC

Comentários

Continue lendo