Geral
Governadora em exercício prestigia posse de novos juízes do judiciário acreano
O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) passou a contar com mais 10 juízes substitutos a partir desta quinta-feira, 16, quando ocorreu a posse dos aprovados no 20º concurso da magistratura acreana. A sessão solene aconteceu no Plenário do TJAC, em Rio Branco.

Governadora em exercício Mailza participa da posse de 10 novos juízes substitutos no Tribunal de Justiça. Foto: Felipe Freire/Secom
Após o juramento dos novos integrantes, a presidente do Tribunal, desembargadora Regina Ferrari, deu as boas-vindas aos novos componentes da Corte desejando um próspero trabalho para todos no judiciário acreano. “Os senhores tomam posse no Poder Judiciário para nos ajudar a ter uma justiça mais célere, humana e acolhedora. Vemos hoje vocês comprometidos com a sociedade, com os princípios de fraternidade, igualdade e de justiça no dia a dia”, disse a desembargadora-presidente.

Presidente do TJAC empossa novos juízes. Foto: Felipe Freire/Secom
Os magistrados passarão por um curso de capacitação na capital e, um curso de formação inicial de 480 horas, em seguida, serão distribuídos para as comarcas no interior do estado.
Com esse reforço no corpo técnico da magistratura, espera-se garantir mais celeridade nos julgamentos e atendimento da população que busca a Justiça. Dessa forma, o Judiciário acreano passa a ter 88 magistrados.

Novos juízes e juízas vão representar uma importante força de trabalho para o tribunal. Foto: Felipe Freira/Secom
A governadora em exercício, Mailza Assis, cumprimentou os novos juízes e destacou o compromisso e parceria do governo do Acre em fortalecer a justiça. “Parabenizo todos vocês pelo esforço de ter chegado aqui. O Tribunal de Justiça do Acre está de parabéns pelo trabalho, temos uma justiça célere, e vocês reforçam a certeza que muito irão contribuir para o avanço da nossa justiça. Milhares de acreanos aguardam a atuação profissional de vossas excelências”, destacou.

Mailza reforçou o compromisso do governo do Acre com o Judiciário. Foto: Felipe Freire/Secom
De Brasileia, no interior do Acre, Robson Shelton de Medeiros, um dos empossados, falou da emoção. “Momento de felicidade para minha carreira e minha vida. Estou muito disposto a colaborar e me sinto preparado para fazer cada vez mais um judiciário forte, de justiça para todos”, comentou.

Novo magistrado do TJAC, Shelton Medeiros reforçou seu comprometimento com a justiça acreana. Foto: Elisson Magalhães/Ascom TJAC
Confira os nomes dos juízes que tomaram posse no Poder Judiciário do Estado do Acre:
– José Leite de Paula Neto
– Ana Paula Pilon Meira
– Robson Shelton Medeiros da Silva
– Luiz Fernando Rosa
– Rayane Gobbi de Oliveira Cratz
– Zacarias Laureano de Sousa Neto
– Eliza Graziele Defensor Menezes Aires do Rego
– Thiago Milhomem de Sousa Batista
– Caroline Lagos de Freitas
– Stephanie Wink Ribeiro de Moura
A posse dos novos juízes substitutos foi prestigiada pelos membros da Corte de Justiça. Além deles, estiveram presentes representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e do órgão ministerial do Amazonas; Defensoria Pública (DPE/AC), da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), da Polícia Militar, Civil e militares, do Executivo e Legislativo.
Comentários
Geral
Motociclista por aplicativo reage a assalto e é brutalmente agredido na Gameleira, em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo cranioencefálico moderado após ser espancada por cinco criminosos
Auricelio Nascimento da Silva, de 44 anos, foi vítima de roubo e acabou violentamente agredido na madrugada deste sábado (14), na região da Gameleira, situada na Rua Cunha Matos, bairro 6 de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com relato da própria vítima, ele aguardava uma corrida enquanto trabalhava como motociclista por aplicativo quando foi surpreendido por cinco homens que se aproximaram a pé. O grupo anunciou o assalto e exigiu documentos, dinheiro, aparelho celular, capacete e a motocicleta.
Ao reagir e desferir um soco em um dos suspeitos, Auricelio passou a ser espancado pelos demais integrantes do grupo. Armados com uma ripa, os criminosos desferiram diversos golpes contra o trabalhador. Ele sofreu trauma ocular após ser atingido no rosto, além de pancadas na cabeça. Mesmo caído, continuou sendo agredido com socos, chutes e ripadas.
Durante a ação, os assaltantes conseguiram levar dois capacetes e fugiram correndo do local.
Ferido, Auricelio foi encontrado por populares com cortes profundos na cabeça e diversos hematomas pelo corpo. A pedido da própria vítima, conhecidos o levaram até sua residência, localizada no Ramal do Brindeiro, na região da Vila Acre.
Na manhã seguinte, o motociclista apresentou agravamento do quadro clínico, com desorientação, perda de memória recente e múltiplas escoriações. Vizinhos acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico. Após os primeiros atendimentos e estabilização, ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde recebeu diagnóstico de traumatismo cranioencefálico (TCE) de natureza moderada. O estado de saúde é considerado estável.
A Polícia Militar não foi acionada para atender à ocorrência.
Comentários
Geral
Após sucesso de atendimentos, Polícia Civil retorna a escola e amplia emissão gratuita da CIN em Rio Branco
Devido ao sucesso e à grande demanda pelos serviços ofertados na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC) retornou à Escola Estadual Doutor Pimentel Gomes, neste sábado, 14, no bairro São Francisco, em Rio Branco, e realizou mais 50 atendimentos à população. Todos os serviços foram prestados de forma totalmente gratuita, reforçando o compromisso da instituição com o acesso à cidadania.

A primeira ação ocorreu no último dia 7 de fevereiro, durante a programação do Juntos Pelo Acre, quando o Instituto de Identificação contabilizou 108 atendimentos ao público na mesma unidade de ensino. Diante da alta procura e da necessidade da comunidade, a PCAC decidiu promover o retorno da equipe para assegurar que mais pessoas pudessem emitir o novo documento oficial.
O programa Juntos Pelo Acre é coordenado pela vice-governadora Mailza Assis e tem como objetivo levar serviços essenciais diretamente às comunidades, especialmente às regiões com maior vulnerabilidade social. A iniciativa integra diversos órgãos estaduais, promovendo cidadania, inclusão social e acesso facilitado a direitos básicos, como documentação civil, atendimentos de saúde e orientações jurídicas, fortalecendo a presença do Estado junto à população.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César, destacou a importância da ação. “A grande procura demonstra o quanto a população precisa desse serviço. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso à Carteira de Identidade Nacional, um documento fundamental para o exercício pleno da cidadania. Retornar à escola foi uma forma de atender essa demanda e assegurar que ninguém ficasse sem o documento”, afirmou.
Já o delegado-geral da PCAC, Dr. José Henrique Maciel, ressaltou o papel social da instituição. “A Polícia Civil também exerce uma função cidadã. Ao levarmos a emissão gratuita da CIN às comunidades, estamos promovendo dignidade, inclusão e fortalecendo a política pública de acesso à documentação básica para todos os acreanos”, enfatizou.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Mulher é assassinada 12 horas após ter medida protetiva contra marido

Uma mulher foi assassinada na sexta-feira (13/2), poucas horas após denunciar o companheiro por violência doméstica, na cidade de Ipirá, no Centro-Norte da Bahia.
Liliane Bastos Azevedo, de 25 anos, foi esfaqueada pelo marido, Aroldo Cintra Aragão, por volta das 14h, cerca de 12 horas depois de ter sido agredida e ameaçada ao se recusar a manter relações sexuais com ele.
Durante a madrugada, Liliane registrou boletim de ocorrência por violência doméstica no site da Delegacia Virtual e solicitou medida protetiva de urgência, prevista na Lei Maria da Penha.
Leia reportagem completa no Correio.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL


















Você precisa fazer login para comentar.