Acre
Governador Gladson Cameli prestigia diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos no Juruá
Além do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis e da juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza, também participaram da solenidade, entre outras autoridades

O ato de diplomação, que foi prestigiado pelo governador Gladson Cameli e pela vice-governadora Mailza Assis, certificou, definitivamente, os eleitos, com a expedição e disponibilização do diploma pela Justiça Eleitoral, tornando-os habilitados a assumir e exercer seus mandatos eletivos a partir do dia 1° de janeiro de 2025.

Governador Gladson se fez presente destacando o compromisso do governo do Acre com os futuros gestores. Foto: Marcos Santos/ Secom
Além de parabenizar os prefeitos e vereadores eleitos, o governador Gladson Cameli reforçou seu compromisso de trabalhar em pareceria com os gestores municipais em prol de melhorias para a população. “Quero parabenizar cada diplomado e diplomada nesta noite. Precisamos compreender que estamos aqui para servir ao Acre e a nossa gente e, por isso, podem contar com o apoio do governo do Estado”, disse o governante.
“O cargo que esses diplomados assumirão é uma oportunidade única para fazer a diferença na vida das pessoas. Que hajam sempre nos princípios da legalidade, da moralidade e da justiça. Que governem e legisle para todos, especialmente para os mais vulneráveis. Desejo que a confiança depositada pelo povo seja honrada com ações concretas”, pontuou a juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza.

Zé Luiz foi diplomado e assumirá a prefeitura de Mâncio Lima, um dos cinco municípios do Vale do Juruá. Foto: Marcos Santos/ Secom
José Luiz Gomes, de 44 anos, foi eleito prefeito do município de Mâncio Lima, a cidade mais Ocidental do Brasil. Na oportunidade, destacou o sentimento de conquistar a confiança da maioria da população e destacou a expectativa para a futura gestão. “A partir do dia 1º de janeiro vamos fazer uma gestão diferenciada com o apoio dos nossos deputados e senadores, e principalmente com o apoio do governo do Estado, que tem sido parceiro deixando as portas do governo abertas para ajudar a população manciolimense”, disse o futuro gestor.

Vice-governadora Mailza Assis e outras autoridades prestigiam a diplomação dos candidatos eleitos no Juruá. Foto: Marcos Santos/ Secom
José Luiz Gomes, de 44 anos, foi eleito prefeito do município de Mâncio Lima, a cidade mais Ocidental do Brasil. Na oportunidade, destacou o sentimento de conquistar a confiança da maioria da população e destacou a expectativa para a futura gestão. “A partir do dia 1º de janeiro vamos fazer uma gestão diferenciada com o apoio dos nossos deputados e senadores, e principalmente com o apoio do governo do Estado, que tem sido parceiro deixando as portas do governo abertas para ajudar a população manciolimense”, disse o futuro gestor.
Além do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis e da juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza, também participaram da solenidade os deputados federais Zezinho Barbary e Socorro Nery, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, representante do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) e um grande público da sociedade civil.

Zezinho Barbary que foi reeleito, reassumirá a prefeitura de Cruzeiro do Sul, considerado a capital do Vale do Juruá. Foto: Marcos Santos/ Secom
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

















Você precisa fazer login para comentar.