fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson Cameli prestigia diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos no Juruá

Publicado

em

Além do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis e da juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza, também participaram da solenidade, entre outras autoridades

O ato de diplomação, que foi prestigiado pelo governador Gladson Cameli e pela vice-governadora Mailza Assis, certificou, definitivamente, os eleitos, com a expedição e disponibilização do diploma pela Justiça Eleitoral, tornando-os habilitados a assumir e exercer seus mandatos eletivos a partir do dia 1° de janeiro de 2025.

Governador Gladson se fez presente destacando o compromisso do governo do Acre com os futuros gestores. Foto: Marcos Santos/ Secom

Além de parabenizar os prefeitos e vereadores eleitos, o governador Gladson Cameli reforçou seu compromisso de trabalhar em pareceria com os gestores municipais em prol de melhorias para a população. “Quero parabenizar cada diplomado e diplomada nesta noite. Precisamos compreender que estamos aqui para servir ao Acre e a nossa gente e, por isso, podem contar com o apoio do governo do Estado”, disse o governante.

“O cargo que esses diplomados assumirão é uma oportunidade única para fazer a diferença na vida das pessoas. Que hajam sempre nos princípios da legalidade, da moralidade e da justiça. Que governem e legisle para todos, especialmente para os mais vulneráveis. Desejo que a confiança depositada pelo povo seja honrada com ações concretas”, pontuou a juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza.

Zé Luiz foi diplomado e assumirá a prefeitura de Mâncio Lima, um dos cinco municípios do Vale do Juruá. Foto: Marcos Santos/ Secom

José Luiz Gomes, de 44 anos, foi eleito prefeito do município de Mâncio Lima, a cidade mais Ocidental do Brasil. Na oportunidade, destacou o sentimento de conquistar a confiança da maioria da população e destacou a expectativa para a futura gestão. “A partir do dia 1º de janeiro vamos fazer uma gestão diferenciada com o apoio dos nossos deputados e senadores, e principalmente com o apoio do governo do Estado, que tem sido parceiro deixando as portas do governo abertas para ajudar a população manciolimense”, disse o futuro gestor.

Vice-governadora Mailza Assis e outras autoridades prestigiam a diplomação dos candidatos eleitos no Juruá. Foto: Marcos Santos/ Secom

José Luiz Gomes, de 44 anos, foi eleito prefeito do município de Mâncio Lima, a cidade mais Ocidental do Brasil. Na oportunidade, destacou o sentimento de conquistar a confiança da maioria da população e destacou a expectativa para a futura gestão. “A partir do dia 1º de janeiro vamos fazer uma gestão diferenciada com o apoio dos nossos deputados e senadores, e principalmente com o apoio do governo do Estado, que tem sido parceiro deixando as portas do governo abertas para ajudar a população manciolimense”, disse o futuro gestor.

Além do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis e da juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza, também participaram da solenidade os deputados federais Zezinho Barbary e Socorro Nery, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, representante do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) e um grande público da sociedade civil.

Zezinho Barbary que foi reeleito, reassumirá a prefeitura de Cruzeiro do Sul, considerado a capital do Vale do Juruá. Foto: Marcos Santos/ Secom

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco ocupa 23ª posição em ranking de inserção econômica entre as capitais brasileiras

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

A capital do Acre Rio Branco ficou em 23º lugar no ranking de inserção econômica entre as capitais brasileiras, segundo dados que avaliam indicadores como população vulnerável, formalidade no mercado de trabalho e crescimento dos empregos formais. A capital do Acre superou cidades como Belém (PA), Macapá (AP) e Boa Vista (RR), que ficaram nas últimas posições da lista.

O levantamento tem como objetivo medir o nível de competitividade municipal, levando em conta a vulnerabilidade socioeconômica da população e o grau de inclusão produtiva por meio da inserção no mercado de trabalho formal.

De acordo com o estudo, capitais com grande parcela da população em situação de vulnerabilidade ou fora do mercado de trabalho formal tendem a apresentar maiores problemas sociais, economia menos robusta e menor capacidade de consumo.

A capital que se destacou positivamente entre os estados da região Norte foi Porto Velho (RO), que figura na 4ª posição do ranking nacional, sendo a melhor classificada da região.

A colocação de Rio Branco revela desafios importantes em termos de desenvolvimento econômico e inclusão social, mas também evidencia que, em comparação com outras capitais da região Norte, a cidade apresenta algum avanço no acesso ao emprego formal e redução da vulnerabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Internações por síndrome gripal caem no Acre, mas 58 crianças ainda seguem hospitalizadas

Publicado

em

Criança aguarda por atendimento na UPA Franco Silva, em Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas

Depois de semanas de alta pressão sobre a rede pediátrica, o Acre começa a registrar uma desaceleração nas internações por Síndrome Gripal Respiratória Aguda (SGRA). Nesta segunda-feira, 16, 58 crianças ainda permanecem internadas em unidades de saúde da capital, mas os dados mostram um alívio significativo em relação ao pico recente da doença. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Um dos principais indicadores dessa melhora é a enfermaria do Hospital da Criança, no INTO, que até duas semanas atrás operava no limite. Hoje, o setor conta com 22 leitos disponíveis, dos 60 existentes, o que representa uma redução expressiva na pressão assistencial. Atualmente, 38 crianças estão internadas.

Na UTI Pediátrica do INTO, 9 dos 10 leitos ainda estão ocupados, o que mostra que os casos mais graves persistem, mas em número mais controlado. A UTI Pediátrica da Maternidade Bárbara Heliodora segue com 100% de ocupação (10 leitos), embora o contexto geral seja de queda nas internações.

O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), por sua vez, mantém 12 dos seus 14 leitos pediátricos desocupados, outro sinal claro da melhora no cenário. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o ambiente é ainda mais tranquilo, com apenas uma criança internada na UPA do Segundo Distrito, enquanto a UPA da Sobral não registra nenhuma internação pediátrica.

Comentários

Continue lendo

Acre

PGE-AC abre seletivo para cadastro de reserva de estagiários de direito

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre/ Reprodução Internet

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC) publicou nesta terça-feira, 17, o edital nº 08/2025, que abre o XXII processo seletivo para estágio na área de direito, destinado à formação de cadastro de reserva para estudantes de direito de nível superior. O processo é coordenado pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) da PGE/AC.

Podem participar alunos regularmente matriculados entre o 3º e o 9º semestre das instituições conveniadas: Universidade Federal do Acre (Ufac), Centro Universitário Uninorte (Uninorte), Faculdade da Amazônia (UNAMA), Centro Universitário Estácio Unimeta (Estácio) e Faculdade Anhanguera de Rio Branco (Anhanguera).

O estágio terá duração de até um ano, prorrogável por igual período, com jornada de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias. O trabalho será realizado preferencialmente de forma presencial, em horário compatível com as aulas dos estudantes, podendo ocorrer em regime híbrido ou remoto conforme previsto no regulamento da PGE.

Entre as atividades atribuídas aos estagiários estão a assessoria direta aos procuradores, pesquisas jurídicas, elaboração de peças judiciais e administrativas, e o acompanhamento de processos, sempre sob supervisão do CEJUR.

O processo seletivo oferece bolsa de R$ 1.000,00, além de auxílio-transporte de R$ 200,00. Estão garantidas vagas reservadas para candidatos com deficiência (10%), negros (10%), indígenas ou quilombolas (10%) e pessoas de baixa renda (10%).

O cadastro de reserva será utilizado para preenchimento gradual das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo, que será de seis meses, prorrogável por igual período a critério da PGE.

As inscrições e demais informações, incluindo cronograma e critérios para reserva de vagas, estão disponíveis no edital publicado abaixo:

Comentários

Continue lendo