Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson Cameli participa de Ação de Inclusão e Bem-Estar para Pessoas com Deficiência

Publicado

em

O governador Gladson Cameli acompanhou de perto na manhã deste sábado, 25, a Ação de Inclusão e Bem-Estar da Pessoa com Deficiência, realizada em parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Branco e o governo do Estado, com o apoio da iniciativa privada. O evento, que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac), oferece uma série de serviços essenciais à comunidade de pessoas com deficiência (PCDs) do Acre.

Governador pode prestigiar o evento ao lado da comunidade. Foto: Diego Gurgel/Secom

A ação, prevista para durar todo o sábado, tem a meta de realizar cerca de 1.200 atendimentos, abrangendo desde serviços odontológicos até consultas médicas. Entre os serviços oferecidos pelo governo do estado está a emissão de carteiras de gratuidade no transporte intermunicipal.

Durante o evento, o governador Gladson Cameli destacou a importância da colaboração entre diferentes esferas de governo e a iniciativa privada. 

Cerca de 1.200 atendimentos devem ser realizados durante todo o sábado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“É aquilo que eu sempre defendo: a união de todos os poderes, tanto executivo quanto municipal, junto com toda a equipe governamental. A estrutura de governo proporciona felicidade para essas pessoas, um sentimento de igualdade e a presença do Estado Democrático de Direito. Saio daqui com minhas energias renovadas e desejo que Deus nos abençoe para que possamos continuar sempre contribuindo, melhorando e realizando ações, não apenas pelo poder público, mas também pela iniciativa privada. Juntos, vamos melhorar e cuidar da vida das pessoas”, afirmou Cameli.

O prefeito Tião Bocalom também ressaltou a relevância do evento e a importância das parcerias para atender melhor a comunidade de PCDs. 

Autoridades prestigiaram a ação que levou também entretenimento. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Eu destaco a importância de eventos como este, uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura, especialmente para atender a comunidade de pessoas com deficiência (PCDs) no Acre. Sem dúvida, é extremamente relevante, principalmente porque se trata de uma iniciativa de empresa privada. Eles estão animados, falei com eles há pouco, e querem realizar o evento duas vezes por ano a partir do próximo ano, em vez de apenas uma vez. Tanto o Estado quanto a prefeitura estarão sempre juntos, apoiando, quando a iniciativa privada toma a frente de processos como este. Isso é importante para todos nós, pois todos ganham com isso”, afirmou o prefeito.

Frank Brito, presidente da Federação Acreana de Basquete para Cadeirantes, também compartilhou sua satisfação com a realização do evento. “Nossa, essa ideia é muito importante. É um sonho realizado, porque, imagine, é algo único no Estado. Nunca antes aconteceu de reunir as principais entidades que cuidam das pessoas com deficiência em um único dia para serem atendidas por todas as secretarias. Colocar tudo em dia: consultas médicas, atendimento odontológico, emissão de carteirinhas, que é um direito nosso, mas complicado devido à grande demanda reprimida no nosso Estado.”

Frank Brito, presidente da Federação Acreana de Basquete para Cadeirantes, também compartilhou sua satisfação com a realização do evento. Foto: Diego Gurgel/Secom

Sobre a Federação Acreana de Basquete para Cadeirantes, Brito explicou: “A Federação existe há 14 anos. Hoje temos em torno de 25 atletas. Ontem, uma atleta nossa foi convocada para a seleção brasileira sub-23 feminina. Ela está competindo, graças a Deus. É a primeira mulher cadeirante da região Norte a ser convocada para a seleção. É um momento único e mágico, especialmente com uma ação como essa”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.

Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco

Publicado

em

Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.

Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.

Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.


Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco

Publicado

em

Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.

Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.

Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.

Comentários

Continue lendo