Geral
Governador garante investimentos para Envira durante audiência com prefeito Ivon Rates
O prefeito de Envira, Ivon Rates, foi recebido pelo governador Wilson Lima na manhã desta terça feira (26) na sede do executivo onde apresentou a pauta de reivindicações para investimentos do estado no município.
Acompanhado por vereadores, Ivon detalhou os trinta e três pontos das demandas que abrangem onze setores da administração pública, com ênfase para saúde, educação, produção e infraestrutura.
Ao lado de doze secretários, o governador Wilson Lima ouviu atentamente as reivindicações levantadas pelo chefe do executivo e garantiu que vai viabilizar uma parceria para que investimentos do estado possam melhorar a qualidade de vida do povo envirense.
Na Infraestrutura, dentre outros pontos, Ivon solicitou manutenção e aditivo de valor de contrato para recuperação de ruas na cidade.
Também incluiu no pacote, recursos para a recuperação de 160 km de ramais e a contratação de uma empresa para a construção da orla.
Na saúde, Rates pediu ao governador o encaminhamento de um médico cirurgião, recursos para custear as despesas com TFD, instalação de uma base para salvo aéreo além da retomada do pacote de saúde com o governo do Acre.
Para a educação o documento entregue ao governador inclui a retomada de obras paradas, como a construção da Escola Padrão e orçamento para reforma das escolas Armando Mendes e Chagas Mattos.
“Ter a disponibilidade de nos ouvir, conhecer nossa realidade, nossas demandas, já é uma prova do acolhimento com os municípios e um desprendimento claro, concreto. Um sinal que se dispõe a fazer melhor pelos municípios. Estou muito grato pela sensibilidade que teve o governador com seu secretariado para coma gente, e até determinar a eles, que possam na medida do possível para o governo hoje, firmar com os municípios. São muitas as demandas. Tem umas que a gente precisa eleger do ponto de vista do interesse do estado e outras do município e conciliar esses interesses, para que, diante do orçamento e das prioridades, chegarmos a concretizar em benefício da nossa população”, disse Ivon.
O governador lembrou que o isolamento impõe as cidades mais afastadas uma carga muito pesada e que por isso, esses municípios merecem e irão receber uma atenção especial em seu governo. Wilson citou a parceria com a Acre no setor da saúde e disse vai canalizar investimentos para a região.
“Há dificuldade para a chegada de mantimentos nesses municípios. Tem período do ano que as grandes embarcações não conseguem chegar até eles. São grandes os problemas,mas vamos aproximar o estado dessa gente. Já conversei com o governador do Acre e iremos fortalecer a parceria na saúde. Além disso tem a questão da ligação com Feijó, que vai diminuir esse sofrimento. Nossa equipe vai avaliar todas as demandas e logo logo os investimentos irão chegar nessa região”, garantiu o governador.
Secretários que participaram da reunião
Marcelo Alex – Secretário Extraordinário
Luiz Castro – Educação
Alex Del Giglio – SEFAZ
Cel Anezio Brito – SSP
Carlos Henrique dos Reis – SEINFRA
Eda Maria Souza – IDAM
Cássio Roberto – séc adjunto do Interior SUSAM
Marcos Apolo – SEC
Adérito Costa – SEJEL
Maria Sahdo – SEAS
Keit Maciel – SPF
Cel Marcus Vinícius – SEAP
Por Jairo Barbosa
Comentários
Geral
Jovem escapa por pouco de assalto a mão armada em frente à sua casa em Cobija
Câmeras de segurança flagraram momento em que criminosos (suspeitos de serem brasileiros) se aproximaram da vítima; ação rápida do morador frustrou roubo

De acordo com o relatório apresentado pelas autoridades policiais, dois criminoso tentaram assaltar um jovem que chegava em sua residência de moto, e estaciona em frente a casa da família. Foto: captada
Um jovem morador de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, escapou por pouco de um assalto a mão armada nas proximidades da Avenida Otto Felipe Braun, na área central da cidade. O fato ocorreu quando a vítima chegava de moto em sua residência e estacionava em frente à casa da família, sem perceber a aproximação de dois criminosos.
As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um dos assaltantes, suspeito de ser de nacionalidade brasileira, sacou uma arma de fogo e apontou em direção ao jovem.

Câmera de segurança registrou o momento exato em que a vítima estaciona o seu veículo e entra em casa, momento que os agressores (supostamente de nacionalidade brasileira) se aproximam. Foto: captada
Alertado pelo movimento, o morador conseguiu fechar o portão a tempo, assustando os delinquentes, que fugiram correndo pela rua do bairro. A ação rápida do jovem frustrou mais uma tentativa de roubo na região de fronteira.
As autoridades policiais de Cobija investigam o caso e buscam identificar os criminosos, que, segundo relatos, estariam agindo na área central da cidade. O incidente reforça a preocupação com a segurança na fronteira e a necessidade de maior patrulhamento para coibir esse tipo de crime.

O jovem consegue fechar a tempo o portão salvando sua vida e seu patrimônio dos assaltantes que aparentemente são brasileiros. Foto: captada
Veja vídeo TVU Pando:
Comentários
Geral
Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul
Condenada a 7 anos de prisão, Maria Ágila dos Santos Gomos, 42, foi detida em casa e enviada ao sistema penitenciário
A Polícia Civil efetuou a prisão de Maria Ágila dos Santos Gomos, de 42 anos, nesta segunda-feira (7), por tráfico de drogas. A detenção ocorreu em sua residência, no bairro Remanso, após a expedição de mandado de prisão. Condenada a sete anos de reclusão em regime fechado, a acusada havia recorrido em liberdade, mas agora será encaminhada à unidade penitenciária para cumprir a pena. A ação reforça o combate ao narcotráfico na região.
Comentários
Geral
SEE atua para que medidas sejam adotadas após morte de vigilante

Foto: Mardilson Gomes/SEE
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) emitiu nota pública na manhã desta segunda-feira, 7, para lamentar o trágico episódio ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, situada no bairro Palheiral, em Rio Branco. Durante uma tentativa de assalto à unidade de ensino, o vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos, morreu.
De acordo com informações preliminares, dois indivíduos armados invadiram a escola com o objetivo de subtrair a arma do profissional.
“A SEE reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e está atuando de forma integrada com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) e autoridades pertinentes para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas com rigor, celeridade e transparência”, diz a nota assinada pelo gestor da SEE, Aberson Carvalho.
O órgão garante estar acompanhando os desdobramentos da ocorrência e contribuindo com as investigações. “Ao mesmo tempo, em que mantemos a prioridade no cuidado com os estudantes, professores e demais profissionais da Educação, reafirmando a escola como um espaço de aprendizado, proteção e cidadania. Neste momento de dor, nos unimos à família, aos amigos e colegas para expressar nossa solidariedade e profundo respeito”, conclui Carvalho.
Você precisa fazer login para comentar.