fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Governador garante investimentos para Envira durante audiência com prefeito Ivon Rates

Publicado

em

O prefeito de Envira, Ivon Rates, foi recebido pelo governador Wilson Lima na manhã desta terça feira (26) na sede do executivo onde apresentou a pauta de reivindicações para investimentos do estado no município.

Acompanhado por vereadores, Ivon detalhou os trinta e três pontos das demandas que abrangem onze setores da administração pública, com ênfase para saúde, educação, produção e infraestrutura.

Ao lado de doze secretários, o governador Wilson Lima ouviu atentamente as reivindicações levantadas pelo chefe do executivo e garantiu que vai viabilizar uma parceria para que investimentos do estado possam melhorar a qualidade de vida do povo envirense.

Na Infraestrutura, dentre outros pontos, Ivon solicitou manutenção e aditivo de valor de contrato para recuperação de ruas na cidade.

Também incluiu no pacote, recursos para a recuperação de 160 km de ramais e a contratação de uma empresa para a construção da orla.

Na saúde, Rates pediu ao governador o encaminhamento  de um médico cirurgião, recursos para custear as despesas com TFD, instalação de uma  base para salvo aéreo além da retomada do pacote de saúde com o governo do Acre.

Para a educação o documento entregue ao governador inclui a retomada de obras paradas, como a construção da Escola Padrão e orçamento para reforma das escolas Armando Mendes e Chagas Mattos.

“Ter a disponibilidade de nos ouvir, conhecer nossa realidade, nossas demandas, já é uma prova do acolhimento com os municípios e um desprendimento claro, concreto. Um sinal que se dispõe a fazer melhor pelos municípios. Estou muito grato pela sensibilidade que teve o governador com seu secretariado para coma gente, e até determinar a eles, que possam na medida do possível para o governo hoje, firmar com os municípios. São muitas as demandas. Tem umas que a gente precisa eleger do ponto de vista do interesse do estado e outras do município e conciliar esses interesses, para que, diante do orçamento e das prioridades, chegarmos a concretizar em benefício da nossa população”, disse Ivon.

O governador lembrou que o isolamento impõe as cidades mais afastadas uma carga muito pesada e que por isso, esses municípios merecem e irão receber uma atenção especial em seu governo. Wilson citou a parceria com a Acre no setor da saúde e disse vai canalizar investimentos para a região.

“Há dificuldade para a chegada de mantimentos nesses municípios. Tem período do ano que as grandes embarcações não conseguem chegar até eles. São grandes os problemas,mas vamos aproximar o estado dessa gente. Já conversei com o governador do Acre e iremos fortalecer a parceria na saúde. Além disso tem a questão da ligação com Feijó, que vai diminuir esse sofrimento. Nossa equipe vai avaliar todas as demandas e logo logo os investimentos irão chegar nessa região”, garantiu o governador.


Secretários que participaram da reunião

Marcelo Alex – Secretário Extraordinário

Luiz Castro – Educação

Alex Del Giglio – SEFAZ

Cel Anezio Brito – SSP

Carlos Henrique dos Reis – SEINFRA

Eda Maria Souza – IDAM

Cássio Roberto – séc adjunto do Interior SUSAM

Marcos Apolo – SEC

Adérito Costa – SEJEL

Maria Sahdo – SEAS

Keit Maciel – SPF

Cel Marcus Vinícius – SEAP

Por Jairo Barbosa

Comentários

Continue lendo

Geral

Humaitá “atropela” o Rio Branco em 45 minutos e garante vaga nas competições nacionais

Publicado

em

Fotos: Jhon silva

Em 45 minutos, o Humaitá conseguiu bater o Rio Branco por 3 a 0 na tarde desta quinta, 25, no Florestão, e garantiu a vaga nas competições nacionais (Copa do Brasil e Brasileiro da Série D) na temporada de 2025. Aldair, Fabinho e Ewerthon marcaram os gols do Tourão.

Um atropelo

O Humaitá abriu o placar aos 4 minutos com um gol do meia Aldair e aos 20 Fabinho ampliou para 2 a 0.

O Tourão realizou uma partida equilibrada enquanto o Rio Branco se desmontava em campo com as saídas dos zagueiros Jackson e Saulo, ambos machucados.

Aos 43, Ewerthon acertou um belo chute para fechar o placar e confirmar a vitória.

A segunda etapa do confronto foi um “amistoso” com um Rio Branco derrotado em campo.

Fala, Kinho!

“Foi um primeiro semestre muito difícil, mas felizmente conseguimos deixar a equipe onde encontramos com o calendário na temporada de 2025. Vamos planejar a Série D e tentar realizar uma grande campanha no torneio nacional”, declarou o técnico do Humaitá, Kinho Brito.

Rio Branco indefinido

Depois da derrota, o elenco do Rio Branco viaja para Manaus, no Amazonas, nesta quinta, e estreia no Brasileiro da Série D contra o Manauara. Contudo, o planejamento para o torneio vai ser fechado somente no retorno da delegação do Amazonas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Grávida de 7 meses nega dinheiro a pessoa em situação de rua e leva soco na barriga

Publicado

em

Casos como este são comuns entre os moradores de Cruzeiro do Sul; Creas esclarece que não há punição

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC promove reunião em Brasileia para discutir políticas públicas educacionais a indígenas em contexto urbano

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), realizou, na última segunda-feira (23), uma reunião para discutir os desafios enfrentados pela população indígena em contexto urbano do município no acesso à educação.

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Juleandro Martins e contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Francisca da Silva Oliveira, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemir da Silva, da liderança indígena Marilza Jaminawa, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Assistência Social do Estado do Acre.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o alto índice de evasão escolar, a distorção idade-série, adequação do ensino à cultura indígena e promoção da tolerância e respeito à diversidade entre os demais estudantes.

O promotor de Justiça destacou a importância do diálogo para a construção de soluções para os problemas enfrentados pelos indígenas. “Nosso objetivo foi discutir sobre os desafios e caminhos para o acesso e permanência na escola dos indígenas em contexto urbano, bem como monitorar as pactuações que foram feitas nas edições anteriores em relação aos eixos saúde e assistência social”, afirmou.

Entre os encaminhamentos, destacam-se a realização de ações de conscientização com familiares sobre a importância da escolarização, mapeamento das crianças que estão fora da escola e envio da lista de evasões ao MPAC, além de levantamento de alunos que tenham perfil para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Comentários

Continue lendo