Geral
Governador do Acre segue com mudanças na gestão e exonera presidente do Deracre
Diretor da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre também foi demitido. Decretos com exonerações foram publicados nesta terça-feira (7) no DOE.

Governador do Acre segue com mudanças na gestão e exonera presidente do Deracre — Foto: Reprodução
Por Iryá Rodrigues
O governador Gladson Cameli tem feito uma série de mudanças na gestão.
Desta vez foi a direção do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) que passou por alterações.
O presidente do departamento, Ronan Fonseca Lemos Filho, foi exonerado do comando da pasta e nomeado para assumir como diretor executivo de operações do Deracre.
Ele estava à frente do órgão desde dezembro do ano passado, a porta-voz do governador, Mirla Miranda disse que o governo não definiu quem assume a presidência do departamento, mas que o novo nome deve ser divulgado ainda esta semana.
Outra exoneração publicada ainda no diário desta terça foi a do diretor da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Raimundo Vaz de Azevedo. O governo não informou o motivo das alterações nas pastas.
Mudanças na Sefaz
A secretária adjunta da Receita Estadual, Wanessa Brandão Silva, que há pouco mais de três meses estava respondendo de forma interina pela Secretaria da Fazenda do Acre entregou os cargos. O decreto com a exoneração a pedido também foi publicado na edição desta terça do DOE.
Desde a saída da secretária Semírames Dias, que também entregou o cargo após oito meses à frente da Sefaz, a secretaria ficou nas mãos de gestor interino.
Com a exoneração de Wanessa, quem assume também de forma cumulativa e interina a pasta é o secretário adjunto do Tesouro Estadual, Raymson Ribeiro Bragado.
Exoneração no Depasa
Nessa segunda-feira (6), o governador Gladson exonerou o presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) Sebastião Aguiar da Fonseca Dias, conhecido como Tião Fonseca. Ele estava há pouco mais de três meses à frente da pasta.
Durante os poucos meses de gestão de Fonseca foram registradas várias reclamações por falta de água em Rio Branco, além de protestos com ruas da capital fechadas.
No mês de abril, a falta de água gerou um princípio de rebelião no Complexo Prisional Francisco D’ Oliveira Conde, o maior do Acre, e terminou com mais de 50 presos feridos e alguns encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco.
Ainda na edição do DOE de segunda (6), o novo presidente foi nomeado. Se trata de Luiz Felipe Aragão Werklaengh, que era diretor administrativo e financeiro do Depasa desde o último dia 26 de março. Além do presidente, outros cargos de diretoria do departamento também tiveram troca de nomes.
Mudança na Educação
O governador Gladson Cameli nomeou o novo secretário adjunto da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Quem assume o cargo é o ex-secretário municipal de Educação, Moisés Diniz.
O cargo de adjunto chegou a ser ocupado por poucos dias por Márcio Mourão e estava desocupado desde o último dia 16 de junho.
Diniz entregou o cargo de secretário da Educação de Rio Branco no dia 7 de abril e quem está à frente da gestão municipal desde então é a professora Vômea Maria de Araújo.
Comentários
Geral
Arma usada por advogado em briga foi a mesma de homicídio de jovem em Rio Branco
Confronto balístico confirma que pistola apreendida com Keldheky Maia foi utilizada na execução de Victor Viny Pinheiro
A pistola Taurus calibre 9 milímetros, modelo PT 111 Millenium, utilizada pelo advogado Keldheky Maia durante uma briga generalizada na madrugada de 21 de junho, foi a mesma arma empregada na execução de Victor Viny Pinheiro da Costa, de 28 anos, em Rio Branco.
A informação consta em relatório sigiloso da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil e foi confirmada após exames de confronto balístico, que identificam, por meio das ranhuras do cano da arma — espécie de impressão digital —, a sua ligação com o crime. Peritos do Instituto de Criminalística compararam projéteis encontrados no corpo de Victor com munições recolhidas no bairro Isaura Parente, onde ocorreu o atropelamento da assessora jurídica Juliana Marçal.
Ao ser interrogado, Keldheky Maia permaneceu em silêncio sobre a origem da arma. A principal dúvida dos investigadores é como o armamento chegou às mãos do advogado.
Victor foi baleado na tarde de 28 de outubro do ano passado, na casa do irmão, na Rua Brasileia, Vila Betel, e morreu no pronto-socorro da capital. O autor do homicídio, Mikésio Gomes da Mota, de 22 anos, foi preso em 16 de novembro, mas não revelou o paradeiro da arma na época.
Keldheky Maia foi preso na última quinta-feira (7) e teve a prisão preventiva mantida em audiência de custódia no dia seguinte.

Modelo da pistola apreendia com o advogado – Imagem ilustrativa
Comentários
Geral
Detran do Acre divulga lista com 1.849 convocados para CNH gratuita; veja aqui

Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou nesta segunda-feira, 11, a Portaria nº 793/2025, convocando 1.849 pessoas para participar do Programa CNH Social, modalidade CNH Urbana. A iniciativa, criada pelo Governo do Acre, oferece formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de forma gratuita, priorizando pessoas de baixa renda.
De acordo com o documento, os convocados têm 10 dias úteis a partir da publicação para efetuar a matrícula, munidos de CPF, documento de identidade, comprovante de endereço e comprovante de matrícula online (Passaporte CNH Social). Em Rio Branco, o atendimento será feito na sede do Detran, na Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera. Já os selecionados do interior devem procurar a Ciretran da cidade ou enviar a documentação por e-mail, caso residam em locais sem unidade do órgão.
O programa segue um cronograma rigoroso, que inclui prazos específicos para abertura do RENACH, exames médicos, toxicológicos, aulas teóricas e práticas, e realização dos exames de direção. O não cumprimento de qualquer etapa dentro do prazo leva à desclassificação do candidato e convocação de suplentes.
Os critérios de desempate consideraram menor renda familiar per capita, maior número de integrantes na família, participação no Bolsa Família, data e hora de inscrição e maior idade. A lista completa dos convocados está disponível no Diário Oficial do Estado do Acre desta segunda-feira (11).
Você precisa fazer login para comentar.